Questões de Mecânica de Autos

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Manual do operador de retroescavadeira e pá carregadeira MF 96.


Na figura precedente, que mostra uma retroescavadeira, os números 2, 3 e 6 indicam, respectivamente,

    A) a lança de profundidade, o cilindro de levante e a caçamba da retroescavadeira.

    B) a lança de profundidade, o cilindro de basculamento e a escavadora hidráulica.

    C) a barra de tração, a articulação e a escavadora hidráulica.

    D) o braço do carregador frontal, a caçamba da retroescavadeira e o estabilizador lateral.

    E) o braço do carregador frontal, a plataforma de operação e o braço telescópico.

A caçamba ou concha traseira e os estabilizadores das retroescavadeiras normalmente são controlados por alavancas. Nessas máquinas, o controle da caçamba e dos estabilizadores é feito por

    A) quatro alavancas: uma aciona o estabilizador do lado direito; outra, o do lado esquerdo; uma para o controle do braço; e uma para o controle da caçamba.

    B) três alavancas: uma aciona os estabilizadores dos lados esquerdo e direito; uma controla o braço; e outra controla a caçamba.

    C) cinco alavancas: uma aciona o estabilizador do lado direito, e outra, o do lado esquerdo; uma controla o braço; uma controla o giro da caçamba; e uma controla a abertura e o fechamento da caçamba.

    D) seis alavancas: uma aciona o estabilizador do lado direito, e outra, o do lado esquerdo; uma controla a abertura e o fechamento do braço; uma controla o giro do braço; uma controla a abertura e o fechamento da caçamba; e uma controla o giro da caçamba.

    E) duas alavancas: uma aciona os estabilizadores dos lados direito e esquerdo, e a outra controla o braço e a caçamba.

Nos canteiros de obras, normalmente são encontrados tratores de esteiras com sistemas de transmissão mecânica. Contudo, os mais modernos possuem sistemas de transmissão hidrostática. Com relação aos sistemas de transmissão em tratores de esteiras, assinale a opção correta.

    A) As transmissões mecânicas proporcionam pouco desgaste das partes móveis dessas máquinas e representam menor custo de manutenção.

    B) As transmissões mecânicas não necessitam de troca de marchas para alterar a velocidade de deslocamento.

    C) As transmissões hidrostáticas permitem a realização de curvas com tração nas esteiras e o giro em torno do eixo central do trator (contrarrotação).

    D) Mesmo utilizando hidráulica, as transmissões hidrostáticas possuem conversor de torque, dumper, pacotes de freio e embreagem de direção.

    E) Os tratores de esteiras com transmissão mecânica são mais eficientes em terrenos com inclinação superior a 12% e empurram melhor o material ao longo de curvas que os tratores com transmissão hidrostática.

Com a evolução tecnológica das máquinas, os filtros de ar dos motores do tipo banho de óleo (úmidos) têm sido substituídos por filtros de papel (secos). Assinale a opção correta, acerca de filtros de ar de motores.

    A) Os filtros de papel são compostos por um compartimento para depositar óleo e um elemento filtrante tipo palha de aço.

    B) Os filtros a banho de óleo têm alta eficiência na remoção da poeira e requerem pouca mão de obra para limpeza.

    C) Os filtros de papel consistem em um cilindro externo de papel filtrante sanfonado (primário) e um filtro interno de feltro (secundário).

    D) Os filtros de papel têm baixa eficiência na retenção de poeira e são difíceis de limpar.

    E) Não estando furados, os filtros de papel diminuem a eficiência da filtragem do ar com o tempo de uso.

São componentes do sistema de arrefecimento que utiliza água para o resfriamento, exceto:

    A) Radiador.

    B) Ventilador.

    C) Exaustor.

    D) Bomba.

As luzes de advertência presentes no painel dos veículos automotores têm como função informar o estado dos sistemas do veículo ao condutor, e, com isso, facilitar a identificação de problemas.

Considere os seguintes símbolos presentes nos painéis.



Se após dar a partida, essas luzes de advertência permanecerem acesas, é correto afirmar que existe problema ou falha nos sistemas:

    A) (I) Sistema de lubrificação; (II) Sistema de freios.

    B) (I) Sistema de arrefecimento; (II) Sistema de freios.

    C) (I) Sistema de lubrificação; (II) Sistema de injeção.

    D) (I) Sistema de arrefecimento; (II) Sistema de injeção.

Durante o deslocamento veicular, para realizar uma curva com segurança, impedindo o veículo de sair de sua trajetória, levando em conta os efeitos da força centrífuga, além de observar os limites de velocidade, o motorista deve

    A) acelerar antes de iniciar e, durante a curva, diminuir a velocidade gradativamente.

    B) diminuir a velocidade antes de iniciar e, durante a curva, acelerar gradativamente.

    C) manter a mesma velocidade em que estava antes de iniciar a curva.

    D) diminuir a velocidade antes de iniciar e, durante a curva, acelerar bruscamente.

    E) acelerar antes de iniciar e, durante a curva, manter a mesma velocidade.

Conversor catalítico ou catalisador é um dispositivo usado para reduzir as emissões de poluentes que o motor por combustão interna expele para a atmosfera. Os agentes catalisadores de redução (I) e de oxidação (II) reagem, respectivamente, com os seguintes gases tóxicos indicados no quadro:

    A) (I) Óxido de nitrogênio (II) Monóxido de carbono e hidrocarbonetos

    B) (I) Monóxido de carbono (II) Óxido de nitrogênio

    C) (I) Dióxido de carbono (II) Óxido de nitrogênio e hidrocarbonetos

    D) (I) Óxido de nitrogênio (II) Dióxido de carbono e hidrocarbonetos

    E) (I) Monóxido de carbono (II) Paládio e Molibdênio

O motor de combustão interna é constituído por componentes estacionários e móveis, os quais têm por objetivo transformar energia térmica em energia mecânica, diretamente utilizável, após a mistura de ar/combustível ser comprimida na câmara de combustão de cada cilindro. São, respectivamente, componentes móveis e estacionários de um motor de combustão interna:

    A) Biela e virabrequim.

    B) Cabeçote e cárter.

    C) Pistão e válvulas.

    D) Virabrequim e coletor de escape.

    E) Válvulas e conjunto de acionamento de válvulas.

Todo motor, como qualquer outro equipamento, sofre envelhecimento com o tempo e com o uso. No caso de motores a combustão interna, esses também podem apresentar defeitos decorrentes do desgaste da operação ou mesmo manutenção e reparos inadequados. Dentre os principais sintomas de funcionamento anormal de um motor, destaca-se a baixa pressão de óleo, que pode ser causada, dentre outros fatores, principalmente, por

    A) folga excessiva nas bronzinas.

    B) ponto de injeção de ignição fora do especificado.

    C) detonação.

    D) folga e/ou desgaste axial excessivo do virabrequim.

    E) falhas no carburador.

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