Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com história de etilismo crônico procurou atendimento médico por apresentar dor recorrente em andar superior do abdome. A tomografia computadorizada realizada no paciente mostrou dilatação de 8 mm e estenoses com calcificação ao longo do ducto pancreático principal.
Considerando esse caso clínico e os múltiplos aspectos a ele associados, julgue os itens a seguir.
Uma das causas de recorrência da dor pancreática após a cirurgia de Partington-Rochelle é a obstrução na cabeça do pâncreas. A cirurgia de Frey consiste na ressecção da parte ventral da cabeça pancreática associada ao procedimento cirúrgico de Partington-Rochelle.Um paciente com história de etilismo crônico procurou atendimento médico por apresentar dor recorrente em andar superior do abdome. A tomografia computadorizada realizada no paciente mostrou dilatação de 8 mm e estenoses com calcificação ao longo do ducto pancreático principal.
Considerando esse caso clínico e os múltiplos aspectos a ele associados, julgue os itens a seguir.
Nesse caso clínico, o tratamento cirúrgico deve ser instituído para alívio da dor e tratamento de complicações.Acerca das patologias inflamatórias da cavidade abdominal, julgue os itens subsequentes. Na maioria dos casos, o evento inicial na eclosão da apendicite aguda é a obstrução intraluminal do apêndice ceca
Com relação à fisiologia e à patologia cirúrgica, julgue os itens subsecutivos. Os pacientes portadores de cirrose hepática e hipertensão portal podem apresentar fenômenos hemorrágicos com trombocitopenia devido à esplenomegalia.
Com relação à fisiologia e à patologia cirúrgica, julgue os itens subsecutivos.
Um cirurgião realizará uma captação, exclusivamente renal, de um doador falecido, de cinquenta e cinco anos de idade, com antecedente pessoal de hipertensão arterial sistêmica, controlada com captopril na dose de 25 mg/dia e acesso por meio de uma laparotomia mediana supra e infraumbilical.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Dispensa-se a ampliação da laparotomia mediana supra e infraumbilical com esternotomia, uma vez que é desnecessária a abordagem cardíaca no caso mencionado.Um cirurgião realizará uma captação, exclusivamente renal, de um doador falecido, de cinquenta e cinco anos de idade, com antecedente pessoal de hipertensão arterial sistêmica, controlada com captopril na dose de 25 mg/dia e acesso por meio de uma laparotomia mediana supra e infraumbilical.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Nessa situação, não se recomenda tomar medidas intraoperatórias contra hipotermia, já que o órgão é protegido por baixas temperaturas.Um cirurgião realizará uma captação, exclusivamente renal, de um doador falecido, de cinquenta e cinco anos de idade, com antecedente pessoal de hipertensão arterial sistêmica, controlada com captopril na dose de 25 mg/dia e acesso por meio de uma laparotomia mediana supra e infraumbilical.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Nessa situação, deve-se solicitar a perfusão pulsátil para os rins captados.Um paciente de trinta e seis anos de idade, diabético tipo I, deseja ser submetido a transplante renal. A insuficiência renal do paciente não é oligúrica. Atualmente, o paciente está em hemodiálise. Ele tem uma irmã de vinte e nove anos de idade, recém-casada, nuligesta, que quer ter filhos, e pretende doar o rim para o irmão. Em uma avaliação inicial na irmã do paciente, não foram encontradas contraindicações clínicas, cirúrgicas ou psicológicas para a nefrectomia, sendo sua função renal simétrica e os vasos renais e os ureteres únicos para cada rim.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes, acerca das condutas de avaliação e de preparo do paciente e de sua potencial doadora viva.
Dispensam-se testes sorológicos, no receptor, para detecção do citomegalovírus, uma vez que o desenvolvimento de infecção ativa por esse vírus é raro após o transplante.Um paciente de trinta e seis anos de idade, diabético tipo I, deseja ser submetido a transplante renal. A insuficiência renal do paciente não é oligúrica. Atualmente, o paciente está em hemodiálise. Ele tem uma irmã de vinte e nove anos de idade, recém-casada, nuligesta, que quer ter filhos, e pretende doar o rim para o irmão. Em uma avaliação inicial na irmã do paciente, não foram encontradas contraindicações clínicas, cirúrgicas ou psicológicas para a nefrectomia, sendo sua função renal simétrica e os vasos renais e os ureteres únicos para cada rim.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes, acerca das condutas de avaliação e de preparo do paciente e de sua potencial doadora viva.
Pede-se avaliação ultrassonográfica do abdome do receptor, com atenção primordial ao resíduo pós-miccional.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...