Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da febre de chikungunya, julgue os itens subsequentes. A febre de chikungunya consiste em uma arbovirose causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), da família Togaviridae e do gênero Alphavirus, que tem como vetores as fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectadas pelo vírus.
A respeito da febre de chikungunya, julgue os itens subsequentes. Não existe transmissão vertical da doença, tampouco infecção por via transfusional.
Um paciente de trinta e dois anos de idade foi submetido a uma colecistectomia por videolaparoscopia. Algumas horas após a cirurgia, a enfermeira de plantão foi chamada, pois o paciente queixava-se de dor abdominal. No exame do paciente, detectou-se expressão facial de dor, queda da hemoglobina de 3 g/dL em relação ao valor do período pré-operatório, frequência cardíaca de 135 bpm, frequência respiratória de 30 irpm e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg. O débito urinário foi de 120 mL nas últimas oito horas. A monitorização da saturação arterial de oxigênio (SaO2), à beira do leito, indicava 85% em ar ambiente.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A monitorização não invasiva da saturação de oxigênio no sangue arterial indica níveis compatíveis com uma pressão parcial alveolar de oxigênio (PAO2) de 85 mmHg.Um paciente de trinta e dois anos de idade foi submetido a uma colecistectomia por videolaparoscopia. Algumas horas após a cirurgia, a enfermeira de plantão foi chamada, pois o paciente queixava-se de dor abdominal. No exame do paciente, detectou-se expressão facial de dor, queda da hemoglobina de 3 g/dL em relação ao valor do período pré-operatório, frequência cardíaca de 135 bpm, frequência respiratória de 30 irpm e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg. O débito urinário foi de 120 mL nas últimas oito horas. A monitorização da saturação arterial de oxigênio (SaO2), à beira do leito, indicava 85% em ar ambiente.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Como medidas iniciais para o tratamento do paciente, deve-se garantir o acesso venoso calibroso para infusão imediata de solução que permita repor volume, além de avaliação rápida pela equipe cirúrgica.Um paciente de trinta e dois anos de idade foi submetido a uma colecistectomia por videolaparoscopia. Algumas horas após a cirurgia, a enfermeira de plantão foi chamada, pois o paciente queixava-se de dor abdominal. No exame do paciente, detectou-se expressão facial de dor, queda da hemoglobina de 3 g/dL em relação ao valor do período pré-operatório, frequência cardíaca de 135 bpm, frequência respiratória de 30 irpm e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg. O débito urinário foi de 120 mL nas últimas oito horas. A monitorização da saturação arterial de oxigênio (SaO2), à beira do leito, indicava 85% em ar ambiente.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O débito urinário na taxa de 15 mL/hora indica um quadro de oligúria.Um paciente de trinta e dois anos de idade foi submetido a uma colecistectomia por videolaparoscopia. Algumas horas após a cirurgia, a enfermeira de plantão foi chamada, pois o paciente queixava-se de dor abdominal. No exame do paciente, detectou-se expressão facial de dor, queda da hemoglobina de 3 g/dL em relação ao valor do período pré-operatório, frequência cardíaca de 135 bpm, frequência respiratória de 30 irpm e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg. O débito urinário foi de 120 mL nas últimas oito horas. A monitorização da saturação arterial de oxigênio (SaO2), à beira do leito, indicava 85% em ar ambiente.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Por se tratar de um paciente em quadro pós-operatório, a sintomatologia é compatível com choque hemorrágico ou choque hipovolêmico.Um paciente de trinta e dois anos de idade foi submetido a uma colecistectomia por videolaparoscopia. Algumas horas após a cirurgia, a enfermeira de plantão foi chamada, pois o paciente queixava-se de dor abdominal. No exame do paciente, detectou-se expressão facial de dor, queda da hemoglobina de 3 g/dL em relação ao valor do período pré-operatório, frequência cardíaca de 135 bpm, frequência respiratória de 30 irpm e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg. O débito urinário foi de 120 mL nas últimas oito horas. A monitorização da saturação arterial de oxigênio (SaO2), à beira do leito, indicava 85% em ar ambiente.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
De acordo com a taxonomia dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I, a enfermeira poderá elaborar os diagnósticos de dor aguda, volume de líquidos deficiente e retenção urinária.Um paciente de quarenta e oito anos de idade, com altura de 1,76 m e peso de 94,5 kg, após receber diagnóstico de hipertensão, foi encaminhado a uma consulta com a enfermeira de um serviço de atenção básica. O paciente relatou se sentir bem, negou queixas ou história de doenças pregressas e afirmou que não fuma, mas bebe, em média, duas cervejas aos finais de semana. O paciente informou, ainda, que não faz exercícios físicos regularmente, tem trabalho sedentário e que sua mãe morreu por acidente vascular encefálico aos sessenta e cinco anos de idade. No consultório, o paciente apresentou pressão arterial de 156 mmHg × 96 mmHg no membro superior esquerdo e 152 mmHg × 98 mmHg no membro superior direito e estava afebril. Não foram encontradas outras alterações no exame físico. Na estratificação de risco cardiovascular pelo escore de Framingham, foi classificado no risco intermediário.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Conforme a IV Diretriz Brasileira de Hipertensão, de 2010, o paciente deve ser classificado como hipertenso limítrofe.Um paciente de quarenta e oito anos de idade, com altura de 1,76 m e peso de 94,5 kg, após receber diagnóstico de hipertensão, foi encaminhado a uma consulta com a enfermeira de um serviço de atenção básica. O paciente relatou se sentir bem, negou queixas ou história de doenças pregressas e afirmou que não fuma, mas bebe, em média, duas cervejas aos finais de semana. O paciente informou, ainda, que não faz exercícios físicos regularmente, tem trabalho sedentário e que sua mãe morreu por acidente vascular encefálico aos sessenta e cinco anos de idade. No consultório, o paciente apresentou pressão arterial de 156 mmHg × 96 mmHg no membro superior esquerdo e 152 mmHg × 98 mmHg no membro superior direito e estava afebril. Não foram encontradas outras alterações no exame físico. Na estratificação de risco cardiovascular pelo escore de Framingham, foi classificado no risco intermediário.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Durante consulta para a estratificação de risco cardiovascular, a enfermeira estimou o risco de o paciente sofrer uma doença arterial coronariana nos próximos dez anos.Um paciente de quarenta e oito anos de idade, com altura de 1,76 m e peso de 94,5 kg, após receber diagnóstico de hipertensão, foi encaminhado a uma consulta com a enfermeira de um serviço de atenção básica. O paciente relatou se sentir bem, negou queixas ou história de doenças pregressas e afirmou que não fuma, mas bebe, em média, duas cervejas aos finais de semana. O paciente informou, ainda, que não faz exercícios físicos regularmente, tem trabalho sedentário e que sua mãe morreu por acidente vascular encefálico aos sessenta e cinco anos de idade. No consultório, o paciente apresentou pressão arterial de 156 mmHg × 96 mmHg no membro superior esquerdo e 152 mmHg × 98 mmHg no membro superior direito e estava afebril. Não foram encontradas outras alterações no exame físico. Na estratificação de risco cardiovascular pelo escore de Framingham, foi classificado no risco intermediário.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Pelo escore de Framingham obtido, há menos de 10% de chance de um evento cardiovascular ocorrer; portanto, deve-se recomendar ao paciente seguimento anual e a adoção de um estilo de vida saudável.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...