Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o gráfico dose-efeito (DE) apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A curva dose-efeito realizada com a droga A, mas com o pré-tratamento com a droga C, permite afirmar que a droga C, por ser um antagonista competitivo dos sítios de ligação da droga A, reduz tanto a eficácia quanto a potência da droga A.Considerando o gráfico dose-efeito (DE) apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A curva dose-efeito obtida com a droga B na presença da droga D é um típico exemplo de interação farmacológica de potencialização ou adição, de tal forma que, no caso específico, a droga B na presença da droga D ficou mais potente do que a droga A.Considerando o gráfico dose-efeito (DE) apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Depreende-se do gráfico que a interação entre as drogas A e C pode, dependendo de suas doses, aumentar o efeito farmacológico a um nível de toxicidade e que a interação farmacológica entre as drogas B e D pode, também dependendo de suas doses, inibir o efeito farmacológico, privando, assim, o paciente do efeito terapêutico desejado.Considerando o gráfico dose-efeito (DE) apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Com base nas DE50 mostradas na figura, é correto afirmar que a droga A é mais eficaz que a droga B, embora ambas possuam a mesma potência.Em relação a farmacocinética e farmacodinâmica, julgue os itens subsequentes. Os princípios da depuração dos fármacos são semelhantes aos da fisiologia renal. Supondo que seja total a biodisponibilidade de um fármaco, sua concentração no organismo, no estado de equilíbrio, será atingida quando a taxa de eliminação for igual à taxa de administração.
Em relação a farmacocinética e farmacodinâmica, julgue os itens subsequentes. As propriedades químicas como peso molecular, solubilidade e coeficiente de partição e as variáveis fisiológicas como motilidade gástrica, pH no local de absorção e a ingestão do medicamento concomitantemente, ou não, à de alimentos são fatores que interferem na absorção dos medicamentos.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. O SNA parassimpático promove efeitos que levam à diminuição da frequência e da força dos batimentos cardíacos, por meio da interação da acetilcolina nos receptores nicotínicos do subtipo N5A
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A asma é uma doença respiratória que causa constrição dos bronquíolos, e a estimulação nervosa parassimpática sobreposta frequentemente piora essa doença. Nesse caso, a administração de drogas que bloqueiem os receptores muscarínicos, como a atropina, pode relaxar as vias respiratórias o suficiente para melhorar a obstrução dos bronquíolos.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A anfetamina e seus derivados, agonistas adrenérgicos de ação indireta, podem promover efeitos adversos como palpitações, arritmias cardíacas e dor anginosa.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Antagonistas β não seletivos, como o propranolol, que bloqueiam os receptores β2 nos bronquíolos, não devem ser administradas em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pois esse bloqueio pode resultar em broncoconstrição potencialmente fatal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...