Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da litíase urinária. Doenças intestinais, como doença de Crohn e doença celíaca, podem aumentar a absorção intestinal de oxalato, o que predispõe a formação de cálculos.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da litíase urinária. O rim em esponja medular (espongiose medular do rim) é uma causa de nefrocalcinose medular.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da litíase urinária. A hipocitratúria é um fator de risco para a formação de cálculos renais, constituídos principalmente por fosfato de cálcio.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da litíase urinária. Os cálculos coraliformes são formados pela precipitação de estruvita e de carbonato de apatita em regiões ricas em bactérias produtoras de urease (klebsiella, staphylococcus epidermidis).
Julgue os itens que se seguem, a respeito da litíase urinária. Indivíduos com pH urinário elevado apresentam maior predisposição à formação de cálculos de ácido úrico devido ao aumento da precipitação desse ácido na urina.
Indivíduos com pH urinário elevado apresentam maior predisposição à formação de cálculos de ácido úrico devido ao aumento da precipitação desse ácido na urina. Os pacientes com GNM com proteinúria inferior a quatro gramas apresentam maior probabilidade de resolução espontânea da glomerulonefrite.
Indivíduos com pH urinário elevado apresentam maior predisposição à formação de cálculos de ácido úrico devido ao aumento da precipitação desse ácido na urina. Entre os fatores de risco para a progressão, em longo prazo, da GNM idiopática para a doença renal crônica terminal, incluem-se o gênero masculino, a presença de proteinúria maciça persistente e o nível elevado de creatinina sérica no momento do diagnóstico.
Indivíduos com pH urinário elevado apresentam maior predisposição à formação de cálculos de ácido úrico devido ao aumento da precipitação desse ácido na urina. A GNM caracteriza-se por depósitos subendoteliais com aspecto de espículas na membrana basal do capilar glomerular na microscopia de luz.
Indivíduos com pH urinário elevado apresentam maior predisposição à formação de cálculos de ácido úrico devido ao aumento da precipitação desse ácido na urina. Estudos recentes mostram que a presença de autoanticorpos contra o receptor da fosfolipase A2 se correlaciona com a GNM secundária.
A respeito da insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e da síndrome cardiorrenal, julgue os itens a seguir. As terapias de ultrafiltração auxiliam no tratamento das síndromes cardiorrenais refratárias às terapias diuréticas e vasopressoras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...