Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, com relação aos estabilizadores de humor. A lamotrigina inibe o metabolismo do valproato, com elevação significativa de seus níveis plasmáticos.
Julgue os itens seguintes, com relação aos estabilizadores de humor. O valproato, geralmente, é mais efetivo na prevenção de episódios maníacos do que nos episódios depressivos do transtorno bipolar do humor.
Um paciente de dezenove anos de idade, com histórico de alterações de comportamento havia cerca de um mês, compareceu a um pronto-socorro acompanhado pela mãe. Ele parou de frequentar a faculdade, não dormia à noite e estava sempre muito apreensivo. O paciente dizia que estava sendo espionado pela Polícia Federal por estar sendo confundido com um traficante. Fechava todas as janelas de casa, ficava o dia todo trancado no quarto dizendo que queriam assassiná-lo. A mãe relatou que ele fazia uso esporádico de maconha, mas garante que nos últimos meses ele não havia usado drogas, o que foi confirmado pelo exame toxicológico. Os exames físicos e laboratoriais não mostraram alterações. O humor não estava polarizado.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
O início abrupto dos sintomas psicóticos do paciente indica um melhor prognóstico.Um paciente de dezenove anos de idade, com histórico de alterações de comportamento havia cerca de um mês, compareceu a um pronto-socorro acompanhado pela mãe. Ele parou de frequentar a faculdade, não dormia à noite e estava sempre muito apreensivo. O paciente dizia que estava sendo espionado pela Polícia Federal por estar sendo confundido com um traficante. Fechava todas as janelas de casa, ficava o dia todo trancado no quarto dizendo que queriam assassiná-lo. A mãe relatou que ele fazia uso esporádico de maconha, mas garante que nos últimos meses ele não havia usado drogas, o que foi confirmado pelo exame toxicológico. Os exames físicos e laboratoriais não mostraram alterações. O humor não estava polarizado.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
A oxcarbamazepina seria uma escolha adequada para o tratamento do paciente em questão.Um paciente de dezenove anos de idade, com histórico de alterações de comportamento havia cerca de um mês, compareceu a um pronto-socorro acompanhado pela mãe. Ele parou de frequentar a faculdade, não dormia à noite e estava sempre muito apreensivo. O paciente dizia que estava sendo espionado pela Polícia Federal por estar sendo confundido com um traficante. Fechava todas as janelas de casa, ficava o dia todo trancado no quarto dizendo que queriam assassiná-lo. A mãe relatou que ele fazia uso esporádico de maconha, mas garante que nos últimos meses ele não havia usado drogas, o que foi confirmado pelo exame toxicológico. Os exames físicos e laboratoriais não mostraram alterações. O humor não estava polarizado.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
O diagnóstico mais provável para esse paciente é transtorno psicótico induzido por substâncias.Com relação à clozapina, julgue os itens que se seguem. O risco de convulsões pelo uso da clozapina costuma ser dose dependente.
Com relação à clozapina, julgue os itens que se seguem. Deve-se iniciar a clozapina na dosagem de 100 mg/dia, com aumento gradual até a faixa terapêutica (600 mg/dia 900 mg/dia).
Com relação à clozapina, julgue os itens que se seguem. O risco de agranulocitose restringe-se aos primeiros seis meses do uso de clozapina.
Com relação à clozapina, julgue os itens que se seguem. A nicotina pode reduzir os níveis plasmáticos da clozapina.
Uma paciente com vinte e nove anos de idade, solteira, desempregada, compareceu ao consultório psiquiátrico apresentando o seguinte quadro clínico: múltiplas queixas de dores abdominais; retenção urinária; diplopia; menstruação irregular; cefaleia; dores musculares; náuseas; diarreia; e dores nas articulações dos joelhos. Disse que seus problemas de saúde iniciaram-se havia cerca de três anos, logo após o falecimento do pai. Relatou que os sintomas não a deixavam trabalhar ou se relacionar com as pessoas. Já procurou diversos médicos, fez vários exames, mas nunca foi feito um diagnóstico. Não apresentou relato de uso atual de medicamentos ou substâncias psicoativas. Manifestava alto grau de ansiedade e preocupação com os sintomas. O exame físico e as investigações laboratoriais não detectaram anormalidades.
Com base no caso clínico descrito, julgue os próximos itens.
O quadro clínico apresentado pela paciente costuma ocorrer frequentemente em indivíduos com pouca instrução e baixo nível socioeconômico.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...