Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de tuberculose ativa transmitem a doença. (Ministério da Saúde, 2017)

No tratamento de uma criança de 7 anos de idade acometida pela doença, não é recomendado a utilização do seguinte medicamento:

    A) Etambutol.

    B) Rifampicina.

    C) Pirazinamida.

    D) Isoniazida.

A Febre Reumática possui uma distribuição universal, mas com marcada diferença nas taxas de incidência e prevalência entre os diversos países, constituindo a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens nos países em desenvolvimento.


Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:


I. A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A (EBGA) e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção, em populações geneticamente predispostas.

II. O diagnóstico da Febre Reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.

III. A artrite típica da Febre Reumática evolui de forma simétrica. O quadro articular afeta preferencialmente as grandes articulações, particularmente dos membros inferiores.


Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas I e III.

    D) I, II e III.

Sobre as infecções sexualmente transmissíveis, é CORRETO afirmar que:

    A) A Tricomoníase e o Linfogranuloma venéreo são as causas mais comuns e importantes de Doença Inflamatória Pélvica (DIP).

    B) O Condiloma Acuminado possui a presença de corrimentos como principal manifestação clínica.

    C) A maioria das infecções por HPV são sintomáticas e aparentes, apresentando-se sob a forma de lesões exofíticas, os chamados condilomas acuminados, verrugas genitais ou cristas de galo.

    D) A transmissibilidade da sífilis adquirida requer a presença de lesões (cancro duro, condiloma plano, placas mucosas, lesões úmidas). O contágio é maior nos estágios iniciais da infecção, sendo reduzido gradativamente à medida que ocorre a progressão da doença.

O Praziquantel é o único fármaco disponível, distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, para tratamento da Esquistossomose. (Ministério da Saúde, 2017).
Considerando os pacientes fictícios apresentados abaixo, não está contraindicado o uso do Praziquantel para:

    A) Gestante com 6 meses de gestação.

    B) Criança, 5 anos.

    C) Mulher, 43 anos, portadora de insuficiência hepática grave (fase descompensada da forma hepatoesplênica).

    D) Homem, 25 anos, portador de insuficiência renal.

A cefaleia é uma condição prevalente, incapacitante, muitas vezes sem diagnóstico e tratamento adequados. Sobre as Cefaleias, é INCORRETO afirmar que:

    A) A presença de sintomas associados à dor, tais como fotofobia, náuseas e vômitos, é rara na cefaleia tensional. Não é associada a sintomas premonitórios ou aura.

    B) O uso de analgésicos e de anti-inflamatórios hormonais é a conduta adequada para a maioria dos casos de cefaleia tensional, desde que complementado com a orientação aos fatores desencadeantes.

    C) A crise migranosa divide-se em quatro fases: fase premonitória, aura, cefaleia e fase de resolução. Essas fases não estão necessariamente presentes em todos os casos.

    D) Os exames complementares destinam-se à confirmação do diagnóstico da patologia causal das cefaleias secundárias ou como apoio para o diagnóstico diferencial em certos quadros pouco definidos nas cefaleias primarias.

No Brasil, a doença meningocócica é endêmica, com ocorrência de surtos esporádicos. O meningococo é a principal causa de meningite bacteriana no país. (Ministério da Saúde, 2017) No tratamento da Doença Meningocócica de um paciente adulto é recomendado a utilização do seguinte medicamento:

    A) Penicilina.

    B) Cefalexina.

    C) Amoxicilina.

    D) Ceftriaxona.

A Infecção do Trato Urinário (ITU), definida como a multiplicação microbiana com invasão tecidual de qualquer segmento do aparelho urinário, desde a uretra até os rins, constitui uma das principais causas de consulta médica e de prescrição de antimicrobianos, o que acarreta grandes impactos socioeconômicos individuais e sociais.


Sobre a ITU, analise as afirmativas abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F):


? A cistite de repetição ocorre quando a paciente apresenta pelo menos dois episódios de cistite por ano ou um a cada seis meses. Geralmente acomete mulheres jovens, sexualmente ativas e com anatomia do trato urinário normal.

? O diabético também merece um olhar diferenciado, pois nesse grupo de indivíduos a ITU pode evoluir mais rapidamente para complicações que podem prejudicar a função renal significativamente (sobretudo em mulheres).

? O tratamento deve ser iniciado apenas após o resultado da urocultura.


A sequência CORRETA é:

    A) V - F - V.

    B) F - V - F.

    C) F - F - V.

    D) V - V - F.

O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Impulsionado pelo Programa Viva Mulher, criado em 1996, o controle do câncer do colo do útero foi afirmado como prioridade na Política Nacional de Atenção Oncológica (INCA, 2005) e no Pacto pela Saúde (BRASIL, 2006).

Sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, é INCORRETO afirmar que :

    A) A menopausa precoce é um fator de risco.

    B) A primeira gravidez antes dos 30 anos não é fator de risco.

    C) A idade constitui o mais importante fator de risco para câncer de mama. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

    D) A nuliparidade é um fator de risco.

Os mecanismos de ação anti-hipertensiva dos diuréticos relacionam-se inicialmente aos seus efeitos natriuréticos, com diminuição do volume extracelular. Após quatro a seis semanas, o volume circulante praticamente se normaliza e ocorre redução da resistência vascular periférica (RVP).

São possíveis efeitos adversos dos diuréticos, EXCETO:

    A) Fraqueza.

    B) Aumento do ácido úrico.

    C) Hiperpotassemia.

    D) Câimbras.

Acerca do papel da broncoscopia para o diagnóstico e o tratamento de doenças respiratórias, julgue o item a seguir.  
A termoplastia brônquica é útil para reduzir idas de pacientes com asma grave ao pronto-socorro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...