Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
M. C. S., 54 anos de idade, sexo masculino, natural de Porto Alegre (RS), trabalhador braçal, divorciado, comparece à consulta para investigação médica de placa esbranquiçada em borda da língua há mais de 15 dias, às vezes sangrante. Ao interrogatório sintomatológico, queixou-se ainda de caroços no pescoço e rouquidão persistente. Hábitos: alimentação pobre em fibras, múltiplas parceiras sexuais, sem proteção, além de tabaco e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Ao exame: lesão leucoplásica da língua, móvel, à esquerda. Determinou-se, em biópsia, carcinoma verrucoso.
De acordo com esse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O paciente deverá ser acompanhado a longo prazo em consulta ambulatorial mensal no primeiro ano; trimestral no segundo; semestral após o terceiro ano; e, anual após o quinto ano.Um paciente de 57 anos de idade, assintomático, iniciou quadro de alterações do ritmo intestinal com relatos esporádicos de hematoquezia. Nega perda ponderal e, ao exame físico, nada digno de nota foi encontrado no abdome. O paciente foi então encaminhado para investigação.
No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O primeiro exame de imagem a ser realizado para investigação do caso seria a colonoscopia.Um paciente de 57 anos de idade, assintomático, iniciou quadro de alterações do ritmo intestinal com relatos esporádicos de hematoquezia. Nega perda ponderal e, ao exame físico, nada digno de nota foi encontrado no abdome. O paciente foi então encaminhado para investigação.
No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Em caso de realização de colonoscopia com a presença de número superior a 100 pólipos adenomatosos, mesmo sem a presença de manifestações extracolônicas, mantém-se mandatória a realização de colectomia.Um paciente de 57 anos de idade, assintomático, iniciou quadro de alterações do ritmo intestinal com relatos esporádicos de hematoquezia. Nega perda ponderal e, ao exame físico, nada digno de nota foi encontrado no abdome. O paciente foi então encaminhado para investigação.
No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Na síndrome de Cronkhite-Canadá, tem-se a presença de pólipos hereditários em intestino delgado unido a manifestações extraintestinais, tais como alopecia e distrofia ungueal.Um paciente de 57 anos de idade, assintomático, iniciou quadro de alterações do ritmo intestinal com relatos esporádicos de hematoquezia. Nega perda ponderal e, ao exame físico, nada digno de nota foi encontrado no abdome. O paciente foi então encaminhado para investigação.
No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Comprometimento linfonodal, idade, metástase a distância e invasão tumoral da parede abdominal são fatores prognósticos do câncer colorretal.Um paciente de 57 anos de idade, assintomático, iniciou quadro de alterações do ritmo intestinal com relatos esporádicos de hematoquezia. Nega perda ponderal e, ao exame físico, nada digno de nota foi encontrado no abdome. O paciente foi então encaminhado para investigação.
No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Apesar de curável nas fases iniciais, no Brasil, 80% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados nas fases avançadas.Um paciente de 57 anos de idade, assintomático, iniciou quadro de alterações do ritmo intestinal com relatos esporádicos de hematoquezia. Nega perda ponderal e, ao exame físico, nada digno de nota foi encontrado no abdome. O paciente foi então encaminhado para investigação.
No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Outra causa possível de sangramento digestivo é o de região anorretal, que pode ocorrer em razão de doenças do plexo hemorroidário, e o tratamento cirúrgico descrito por Milligan-Morgan permite a correção dos mamilos hemorroidários protrusos irreversíveis de terceiro grau.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Não existem marcadores tumorais que devem ser acompanhados para monitorar a recorrência do câncer de tireoide.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Geralmente, existem quatro glândulas paratireoides situadas na face posterior da tireoide.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O hiperparatireoidismo terciário ocorre quando a alta produção de PTH é em razão da hiperplasia das paratireoides em consequência de hipocalcemia, não sendo esse o caso da paciente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...