Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente que um paciente do sexo masculino, 74 anos de idade, chega ao hospital com dor torácica, em aperto, irradiada para membro superior direito há três horas, náuseas e vômitos. Na emergência, é solicitado o eletrocardiograma representado.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Observa-se supra do segmento ST em região anterior extensa.Paciente de 30 anos de idade chega ao pronto-socorro com febre de 38,3 ºC, tosse, taquipneia, há dois dias, saturando a 96% de oxigênio, normotenso e lúcido. Foi solicitado um exame de raios X de tórax, que evidenciou consolidação em lobo médio direito, e foram realizados exames de sangue que mostraram: ureia = 25 mg/dL (15-45), creatininina = 0,8 mg/dL (0,6-1,3), PCR = 3,5 (até 0,6).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O paciente deve ser tratado com antibioticoterapia IV em ambiente hospitalar.Paciente de 30 anos de idade chega ao pronto-socorro com febre de 38,3 ºC, tosse, taquipneia, há dois dias, saturando a 96% de oxigênio, normotenso e lúcido. Foi solicitado um exame de raios X de tórax, que evidenciou consolidação em lobo médio direito, e foram realizados exames de sangue que mostraram: ureia = 25 mg/dL (15-45), creatininina = 0,8 mg/dL (0,6-1,3), PCR = 3,5 (até 0,6).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Taquipneia é o sinal mais específico para pneumonia no exame físico.Paciente de 30 anos de idade chega ao pronto-socorro com febre de 38,3 ºC, tosse, taquipneia, há dois dias, saturando a 96% de oxigênio, normotenso e lúcido. Foi solicitado um exame de raios X de tórax, que evidenciou consolidação em lobo médio direito, e foram realizados exames de sangue que mostraram: ureia = 25 mg/dL (15-45), creatininina = 0,8 mg/dL (0,6-1,3), PCR = 3,5 (até 0,6).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Raios X normais excluem o diagnóstico de pneumonia.Paciente de 30 anos de idade chega ao pronto-socorro com febre de 38,3 ºC, tosse, taquipneia, há dois dias, saturando a 96% de oxigênio, normotenso e lúcido. Foi solicitado um exame de raios X de tórax, que evidenciou consolidação em lobo médio direito, e foram realizados exames de sangue que mostraram: ureia = 25 mg/dL (15-45), creatininina = 0,8 mg/dL (0,6-1,3), PCR = 3,5 (até 0,6).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Geralmente, o germe mais comum é o Streptococcus pneumoniae.Paciente de 30 anos de idade chega ao pronto-socorro com febre de 38,3 ºC, tosse, taquipneia, há dois dias, saturando a 96% de oxigênio, normotenso e lúcido. Foi solicitado um exame de raios X de tórax, que evidenciou consolidação em lobo médio direito, e foram realizados exames de sangue que mostraram: ureia = 25 mg/dL (15-45), creatininina = 0,8 mg/dL (0,6-1,3), PCR = 3,5 (até 0,6).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Para pacientes sem comorbidades, amoxicilina é uma boa escolha nesse caso.Paciente de 50 anos de idade, previamente hipertenso, alcoólatra (50 g/dia de álcool), apresenta-se com PA de 190 mmHg x 100 mmHg, desvio de rima labial há duas horas, perda motora à direita e afasia. Ele apresenta fibrilação atrial de longa data, sem o uso de anticoagulante, mesmo com indicação.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Tomografia de crânio com contraste IV deve ser o primeiro exame de imagem a ser feito.Paciente de 50 anos de idade, previamente hipertenso, alcoólatra (50 g/dia de álcool), apresenta-se com PA de 190 mmHg x 100 mmHg, desvio de rima labial há duas horas, perda motora à direita e afasia. Ele apresenta fibrilação atrial de longa data, sem o uso de anticoagulante, mesmo com indicação.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Tomografia de crânio normal exclui acidente vascular cerebral.Paciente de 50 anos de idade, previamente hipertenso, alcoólatra (50 g/dia de álcool), apresenta-se com PA de 190 mmHg x 100 mmHg, desvio de rima labial há duas horas, perda motora à direita e afasia. Ele apresenta fibrilação atrial de longa data, sem o uso de anticoagulante, mesmo com indicação.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O evento vascular provavelmente é relacionado a evento cardioembólico.Paciente de 50 anos de idade, previamente hipertenso, alcoólatra (50 g/dia de álcool), apresenta-se com PA de 190 mmHg x 100 mmHg, desvio de rima labial há duas horas, perda motora à direita e afasia. Ele apresenta fibrilação atrial de longa data, sem o uso de anticoagulante, mesmo com indicação.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se o paciente for eleito para fazer trombólise, o trombolítico de escolha é a tenecteplase.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...