Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Certo homem de 40 anos de idade foi ao consultório médico apresentando cefaleia intensa, alterações visuais e diminuição da libido há três meses. Nega história de uso de antidepressivos ou situações de estresse agudo. Levou exames de testosterona livre e total, além de PSA dentro dos limites da normalidade.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Bromocriptina é um agonista da dopamina, entretanto, em macroadenomas, o respectivo uso tem demonstrado baixos índices de redução tumoral e melhora da prolactina sérica.Certo homem de 40 anos de idade foi ao consultório médico apresentando cefaleia intensa, alterações visuais e diminuição da libido há três meses. Nega história de uso de antidepressivos ou situações de estresse agudo. Levou exames de testosterona livre e total, além de PSA dentro dos limites da normalidade.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A cabergolina perde eficácia em pacientes que já utilizaram tratamentos prévios com outros agonistas dopaminérgicos como a bromocriptina.Certo homem de 40 anos de idade foi ao consultório médico apresentando cefaleia intensa, alterações visuais e diminuição da libido há três meses. Nega história de uso de antidepressivos ou situações de estresse agudo. Levou exames de testosterona livre e total, além de PSA dentro dos limites da normalidade.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A maior causa de adenoma hipofisário são adenomas secretores de GH; em segundo lugar, o prolactinoma.Homem branco de 74 anos de idade, hipertenso, tabagista durante 54 anos (uma carteira de cigarros por dia), há dois meses, iniciou quadro de dor em hemitórax direito, ventilatório-dependente, tipo pontada, associada à tosse produtiva e dispneia aos grandes esforços. Ao exame físico, na internação, mostrava apenas redução global do murmúrio vesicular. Não apresentava alterações no hemograma, nos testes bioquímicos do sangue e no exame urinário. Exames de imagem do tórax evidenciavam massa de limites regulares no sulco superior direito do tórax, com acometimento de vértebras e costelas adjacentes. Foi submetido a uma biópsia transtorácica, cujo estudo histopatológico indicou um carcinoma de pequenas células de pulmão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Deve-se realizar TC de crânio sem contraste, cintilografia óssea e tomografia computadorizada com contraste de abdome para estadiamento.Homem branco de 74 anos de idade, hipertenso, tabagista durante 54 anos (uma carteira de cigarros por dia), há dois meses, iniciou quadro de dor em hemitórax direito, ventilatório-dependente, tipo pontada, associada à tosse produtiva e dispneia aos grandes esforços. Ao exame físico, na internação, mostrava apenas redução global do murmúrio vesicular. Não apresentava alterações no hemograma, nos testes bioquímicos do sangue e no exame urinário. Exames de imagem do tórax evidenciavam massa de limites regulares no sulco superior direito do tórax, com acometimento de vértebras e costelas adjacentes. Foi submetido a uma biópsia transtorácica, cujo estudo histopatológico indicou um carcinoma de pequenas células de pulmão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Trata-se de um tumor de Pancoast, em que os sintomas podem representar dor em ombro importante, além de causar síndrome de Horner. Frequentemente, tumores de pequenas células são achados como de sulco superior.Homem branco de 74 anos de idade, hipertenso, tabagista durante 54 anos (uma carteira de cigarros por dia), há dois meses, iniciou quadro de dor em hemitórax direito, ventilatório-dependente, tipo pontada, associada à tosse produtiva e dispneia aos grandes esforços. Ao exame físico, na internação, mostrava apenas redução global do murmúrio vesicular. Não apresentava alterações no hemograma, nos testes bioquímicos do sangue e no exame urinário. Exames de imagem do tórax evidenciavam massa de limites regulares no sulco superior direito do tórax, com acometimento de vértebras e costelas adjacentes. Foi submetido a uma biópsia transtorácica, cujo estudo histopatológico indicou um carcinoma de pequenas células de pulmão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O prognóstico desse tipo de tumor é muito ruim, meses após seu diagnóstico, e derivados da platina são agentes quimioterápicos bem empregados. Como o paciente tem invasão óssea, a radioterapia poderia ajudar a diminuir os sintomas.Homem branco de 74 anos de idade, hipertenso, tabagista durante 54 anos (uma carteira de cigarros por dia), há dois meses, iniciou quadro de dor em hemitórax direito, ventilatório-dependente, tipo pontada, associada à tosse produtiva e dispneia aos grandes esforços. Ao exame físico, na internação, mostrava apenas redução global do murmúrio vesicular. Não apresentava alterações no hemograma, nos testes bioquímicos do sangue e no exame urinário. Exames de imagem do tórax evidenciavam massa de limites regulares no sulco superior direito do tórax, com acometimento de vértebras e costelas adjacentes. Foi submetido a uma biópsia transtorácica, cujo estudo histopatológico indicou um carcinoma de pequenas células de pulmão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A hipocalcemia é um achado bioquíco de síndrome paraneoplásica.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros, com evolução de dois dias, iniciadas em membros inferiores (MMII), associadas a fraqueza iniciada naquele dia. Revela quadro de gastroenterite com sangue e muco há 15 dias antes do início dos sintomas atuais. O exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII, e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações neurológicas; sinais vitais normais. Há sete anos, teve os mesmos sintomas neurológicos, mas não lembra o respectivo tratamento. Na admissão, TC de crânio e punção lombar estavam normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Proteína de Shiga deve ser pesquisada.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros, com evolução de dois dias, iniciadas em membros inferiores (MMII), associadas a fraqueza iniciada naquele dia. Revela quadro de gastroenterite com sangue e muco há 15 dias antes do início dos sintomas atuais. O exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII, e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações neurológicas; sinais vitais normais. Há sete anos, teve os mesmos sintomas neurológicos, mas não lembra o respectivo tratamento. Na admissão, TC de crânio e punção lombar estavam normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Imunoglobulina IV deve ser iniciada rapidamente.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros, com evolução de dois dias, iniciadas em membros inferiores (MMII), associadas a fraqueza iniciada naquele dia. Revela quadro de gastroenterite com sangue e muco há 15 dias antes do início dos sintomas atuais. O exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII, e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações neurológicas; sinais vitais normais. Há sete anos, teve os mesmos sintomas neurológicos, mas não lembra o respectivo tratamento. Na admissão, TC de crânio e punção lombar estavam normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Essa patologia tem caráter ascendende, tendo como situação temerária insuficiência respiratória.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...