Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Está indicado o uso de aciclovir via oral por cinco dias.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
A doença descrita nesse caso clínico pode ocorrer em indivíduos vacinados.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
A irmã mais velha do paciente, gestante, sem história de varicela, e que passou o dia anterior ao surgimento do exantema na companhia do paciente em ambiente fechado, deve receber vacinação de bloqueio.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
A doença descrita pode cursar com complicações neurológicas, como síndrome atáxica cerebelar provocada pelo uso de salicilatos.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
O vírus responsável pela doença descrita nesse quadro clínico é capaz de se manter latente nos gânglios sensitivos durante anos e manifestar-se em períodos de imunossupressão, como lesões de pele restritas a um dermátomo, em forma de pápulas, vesículas, pústulas e crostas, cujo contato não oferece risco de infecção aos susceptíveis.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Se a febre persistir por mais de quatro ou cinco dias após o início do exantema, o paciente apresentar tosse ou dispneia, deve-se pensar em pneumonia bacteriana secundária, que consiste na principal causa de mortalidade em crianças com varicela nesse País.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
Costuma encontrar-se na faixa de normalidade no início do quadro.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
Tende a apresentar queda dos níveis após início da correção da cetoacidose.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
A depleção de potássio deve-se à perda intracelular e à perda pelos rins em função da glicosúria e da cetonúria.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
O potássio sérico encontra-se aumentado devido ao efeito retentor de potássio da aldosterona.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...