Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 4 anos de idade apresenta edema discreto de mãos e pés há três dias, associado a lesões que inicialmente se manifestaram como máculas róseas e evoluíram com petéquias e pápulas elevadas, de coloração arroxeada. Apresentou febre baixa, prostração e queixas de dor abdominal em cólicas durante a última semana. Ao exame físico, observa-se também edema, calor e dor articular em tornozelos. Foi levado ao pronto atendimento por piora da dor abdominal associada à evacuação com muco e sangue.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
É provável que o paciente tenha apresentado infecção de vias aéreas superiores nas semanas anteriores ao quadro atual.Um paciente de 4 anos de idade apresenta edema discreto de mãos e pés há três dias, associado a lesões que inicialmente se manifestaram como máculas róseas e evoluíram com petéquias e pápulas elevadas, de coloração arroxeada. Apresentou febre baixa, prostração e queixas de dor abdominal em cólicas durante a última semana. Ao exame físico, observa-se também edema, calor e dor articular em tornozelos. Foi levado ao pronto atendimento por piora da dor abdominal associada à evacuação com muco e sangue.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Trata-se de provável púrpura de Henoch-Schöenlein, embora o paciente não esteja na faixa etária típica de apresentação dessa vasculite.Um paciente de 4 anos de idade apresenta edema discreto de mãos e pés há três dias, associado a lesões que inicialmente se manifestaram como máculas róseas e evoluíram com petéquias e pápulas elevadas, de coloração arroxeada. Apresentou febre baixa, prostração e queixas de dor abdominal em cólicas durante a última semana. Ao exame físico, observa-se também edema, calor e dor articular em tornozelos. Foi levado ao pronto atendimento por piora da dor abdominal associada à evacuação com muco e sangue.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O sangramento digestivo afasta a hipótese de púrpura de Henoch-Schöenlein e torna mandatória a investigação de outras causas.Um paciente de 4 anos de idade apresenta edema discreto de mãos e pés há três dias, associado a lesões que inicialmente se manifestaram como máculas róseas e evoluíram com petéquias e pápulas elevadas, de coloração arroxeada. Apresentou febre baixa, prostração e queixas de dor abdominal em cólicas durante a última semana. Ao exame físico, observa-se também edema, calor e dor articular em tornozelos. Foi levado ao pronto atendimento por piora da dor abdominal associada à evacuação com muco e sangue.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O envolvimento renal costuma manifestar-se predominantemente como síndrome nefrótica, justificando o edema apresentado pelo paciente.Um paciente de 4 anos de idade apresenta edema discreto de mãos e pés há três dias, associado a lesões que inicialmente se manifestaram como máculas róseas e evoluíram com petéquias e pápulas elevadas, de coloração arroxeada. Apresentou febre baixa, prostração e queixas de dor abdominal em cólicas durante a última semana. Ao exame físico, observa-se também edema, calor e dor articular em tornozelos. Foi levado ao pronto atendimento por piora da dor abdominal associada à evacuação com muco e sangue.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
É esperado que o hemograma se apresente com número de plaquetas aumentado, leucocitose e discreta anemia.Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O ecocardiograma fetal normal não afasta definitivamente o diagnóstico de coarctação de aorta.Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A anormalidade cardíaca mais comumente associada à coarctação de aorta é a válvula aórtica bicúspide.Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A localização usual da coarctação da aorta é justaductal, imediatamente após a emergência da artéria subclávia esquerda.Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Aneurismas intracerebrais devem ser investigados em um segundo momento.Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se iniciar a infusão de prostaglandinas com o intuito de promover o fechamento do canal arterial e assim diminuir a congestão pulmonar.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...