Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Estão presentes no sedimento urinário da NIA: leucocitúria estéril, hematúria microscópica, eosinofilúria, cilindros leucocitários e granulosos não pigmentados.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os anti-inflamatórios não esteroidais não cursam com proteinúria nefrótica.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Em caso de suspensão do tenoxican e cefazolina, no caso clínico em questão, e não melhora da função renal em torno de cinco dias, excluindo-se novos fatores de injúria, estaria indicada a biópsia renal.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O uso de antibióticos é a causa mais comum de NIA.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Trata-se de uma LRA por rabdomiólise por possível síndrome compartimental aguda.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Os mecanismos envolvidos na patogênese da rabdomiólise como o trauma, por exemplo estão associados à redução de cálcio intracelular, mantendo assim uma das complicações da doença: hipercalcemia.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
A obstrução dos túbulos pela mioglobina ocorre principalmente nos túbulos distais, enquanto a citotoxicidade direta ao túbulo ocorre principalmente nos túbulos proximais.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Mioglobinúria ocorre apenas no contexto de rabdomiólise.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Níveis mais altos de CPK (geralmente > 4.000 U/L) estão associados a maior risco de LRA.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Os principais distúrbios hidreletrolíticos decorrentes da rabdomiólise são: hipercalemia, hiperfosfatemia, hiperuricemia e hipermagnesemia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...