Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Apesar do avanço das técnicas e procedimentos de propedêutica armada na avaliação de pacientes com suspeita de abdome agudo, o exame clínico — especialmente o exame do abdome — é fundamental tanto para a avaliação diagnóstica quanto para a orientação terapêutica. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

O sinal de Jobert é caracterizado pela constatação de dor intensa decorrente da percussão da parede abdominal na área de projeção do fígado e sugere o diagnóstico de abscesso hepático (amebiano ou bacteriano).

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando se fala em documento médico-legal, refere-se a uma informação fornecida por um médico, relatando assunto que tenha interesse judicial. Esse documento pode ser resultado de pedido de pessoa interessada (atestado ou parecer) ou resultado do cumprimento de uma solicitação da autoridade competente (laudo). A respeito desse assunto, julgue os itens de 120 a 124.

O relatório quando é ditado para um escrivão, durante o próprio exame pericial, chama-se laudo; se é redigido posteriormente pelos peritos, denomina-se auto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa casa com fossa séptica, o sumidouro deve estar a uma distancia mínima, em metros, do poço d’água de:

  • A.

    5

  • B.

    10

  • C.

    15

  • D.

    20

  • E.

    25

              Paciente de 39 anos de idade apresenta, há dez dias, febre diária (38,5 ºC), tosse improdutiva e dispneia progressiva. Também relata humor depressivo há seis meses, desde o falecimento do esposo por meningite. Ao exame físico, apresentase hemodinamicamente normal, 26 respirações por minuto, com placas esbranquiçadas na orofaringe. Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Apresenta leucopenia com linfopenia e paO 2 55 mmHg (gasometria em ar ambiente) e o RX de tórax revela infiltrado reticular heterogêneo, difuso, bilateral e simétrico.

 

Com relação ao quadro clínico exposto acima, julgue os itens de 113 a 115.

Especificamente nesse caso, a primeira opção seria o macrolídeo com necessidade de breve estada no pronto socorro e 1.ª dose IV do macrolídeo.

  • E. Errado
  • C. Certo

Acerca da aspiração de corpo estranho, julgue os itens seguintes.

Complicações graves, como obstrução severa das vias aéreas e morte, são mais comuns em crianças de pouca idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entende-se que o suprimento sanguíneo do corpo exista em três níveis: interno, muscular e cutâneo. A respeito do sistema cutâneo, julgue os itens a seguir.

A fáscia de Scarpa pertence ao plexo subcutâneo. Nessa fáscia, existe um plexo horizontal de artérias e veias que varia de acordo com a região do corpo, sendo mais desenvolvido nos membros inferiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do trabalho em equipe em unidade coronariana (UC), julgue os próximos itens.

É fundamental o trabalho em equipe multiprofissional na UC, pois a integração entre os diferentes profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais etc.) servirá como instrumento facilitador na abordagem dos pacientes, possibilitando uma atuação mais dinâmica e multidimensional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do caso clínico acima e com base nos dados apresentados, julgue os itens de 61 a 72.

O pulso alternante constatado nessa paciente indica que são percebidas duas ondas de pulso a cada ciclo cardíaco, uma após a 1.ª bulha cardíaca (mais intensa) e a outra, logo depois da 2.ª bulha cardíaca (menos intensa) durante a palpação do pulso arterial carotídeo. Esse tipo de pulso tem forte correlacão com arritmias ventriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado

             Uma paciente de 24 anos de idade relata ser portadora de febre reumática (FR) desde a infância. Refere dispneia progressiva há um ano, atualmente com dispneia aos mínimos esforços. No exame físico, apresenta PA = 160 mmHg × 60 mmHg, ritmo cardíaco em três tempos (terceira bulha), além de íctus visível e palpável no 6.º espaço intercostal à esquerda, linha axilar anterior. Essa paciente apresenta sopro diastólico 3+/4, no 2.º espaço intercostal, linha hemiclavicular à direita. O ECG revela sobrecarga ventricular esquerda.

 

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Sabe-se que há uma associação da FR com os antígenos de classe II e que cada população tem seu próprio marcador (HLA-DR) para suscetibilidade à FR, mas o alelo encontrado com mais frequência, independentemente da origem étnica, é o HLA-DR7.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise molecular dos cânceres sugere que a célula neoplásica surge através do acúmulo de mutações. A respeito da proliferação e diferenciação celular, julgue os itens subsequentes.

As mutações ativam os proto-oncogenes através de alterações estruturais nas proteínas por eles codificadas. Diferentes tipos de mutações, tais como substituição de bases, deleções e inserções, são capazes de ativar proto-oncogenes. Nos tumores humanos, as deleções são o evento mais comum na geração de cânceres.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...