Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da insuficiência renal aguda (IRA), julgue os itens a seguir.
Síndromes clínicas que cursam com hiperviscosidade sanguínea podem ser causa de lesão de parênquima renal e IRA intrínseca, tendo indicação de terapia intensiva porque exigem monitorização constante.
A NR 17, que versa acerca de ergonomia, visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Considerando essa norma, julgue os itens seguintes.
Conforme a NR 17, a organização do trabalho deve levar em consideração apenas as normas de produção, o modo operatório, a exigência de tempo, a determinação do conteúdo de tempo, o ritmo de trabalho e o conteúdo das tarefas.
Julgue os itens subsequentes, com relação à transfusão autóloga.
Não existe limite de idade para a transfusão autóloga.
Com relação à fisiologia do ciclo menstrual, julgue os itens subsequentes.
O recrutamento e o crescimento iniciais dos folículos primordiais são gonadotrofina-dependentes; entretanto, além do estágio preantral, o crescimento folicular é gonadotrofina-independente.
Considere que um homem, com 38 anos de idade, teve diagnóstico recente de macroadenoma hipofisário que apresenta extensão supra-selar, sem deslocamento do quiasma óptico, e para-selar a esquerda, com invasão do seio cavernoso. Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Se este macroadenoma for secretor de GH, a primeira opção é o tratamento cirúrgico com grande chance de cura se realizado por neurocirurgião experiente.
No que se refere à hanseníase, doença infectocontagiosa endêmica no Brasil, julgue os itens a seguir.
o paciente paucibacilar com lesão cutânea única e envolvimento de apenas um tronco nervoso, é indicado tratamento com esquema ROM, ou seja, rifampicina associada a minociclina e ofloxacina em dose única, supervisionada.
A síndrome do dedo azul é uma das manifestações da oclusão arterial aguda. Acerca dessa condição clínica, julgue os itens a seguir.
Uma das causas dessa síndrome é o deslocamento de êmbolos originados em placas ateroscleróticas (êmbolos ateromatosos ou de cristais de colesterol) localizadas na aorta ou membros inferiores, levando à oclusão de pequenos vasos arteriais dos pés.
Com relação às arritmias cardíacas, julgue os itens que se seguem.
O uso de adenosina para a reversão de taquicardia paroxística supraventricular pode levar a paraefeitos, tais como dispneia, dor torácica, rubor facial e broncoespasmo.
Paciente de 45 anos de idade, do sexo masculino, é encaminhado pelo plantonista para o ambulatório de clínica médica com hipótese diagnóstica de síndrome nefrótica. Refere começo de edema progressivo durante a última semana dos membros inferiores, abdome e região periorbitária. O paciente diz não ter antecedentes de hipertensão arterial, diabetes ou doença renal prévia. Iniciou tratamento há dois dias com diuréticos. Ao exame físico: alerta, PA: 136 mmHg × 90 mmHg, FC: 94 bpm, FR: 16 cpm. Auscultação cardiopulmonar normal, abdome com ascite, edema moderado dos membros inferiores que deixa marca à digitopressão. Os resultados dos exames foram: urinálise: glicose (++), proteínas (++++), cilindros hialinos e corpúsculos gordurosos. Creatinina: 0,9 mg/dL; albumina 2,4 g/dL; sódio: 133 mEq/L, potássio: 4 mEq/L.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
A recomendação atual para o manejo do edema desse paciente consiste no uso de diuréticos visando a uma perda de líquido entre 1 e 2 kg por dia.
Um paciente branco, com 59 anos de idade, apresenta dor epigástrica de forte intensidade há seis horas e relata irradiação para região dorsal esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. Refere ingestão abusiva de alimentos e álcool na noite anterior. Com base nas informações complementares e nos resultados do exame clínico, constatou-se: ISDA: álcool (grande bebedor), obesidade grau III e diabetes, temperatura de 36 ºC, FC igual a 120 bat/min, PA igual a 136 mmHg × 82 mmHg; pulmão: MV diminuído em base esquerda, com sibilos discretos. O abdome apresentava-se globoso, em avental, doloroso à palpação no andar superior, principalmente no epigástrio. RHA presentes. O restante do exame físico estava normal. Exames complementares: hemoglobina = 17,1; hematócrito = 50; leucócitos = 23.000 (2/80); glicemia = 210 mg/dL; TGO = 20 U/L; DHL = 200 U/L; creatinina = 0,9 mg/dL; amilase = 1.592 U/L. O raio X de tórax mostrou discreto velamento nas bases. O ECG e as enzimas cardíacas estavam normais. O ultrassom de abdome foi realizado com dificuldade devido ao biotipo do paciente. Resultado: fígado esteatótico, vesícula biliar de paredes finas e sem imagens de cálculos no seu interior.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Nessa situação, a medida da dosagem de amilase geralmente é indicada por ser mais sensível e específica que a lipase sérica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...