Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente com 22 anos de idade, asmático desde a infância, consulta no pronto-socorro com dispneia intensa, taquipneia e tosse não produtiva de aproximadamente uma hora de evolução. O episódio atual começou durante seu treino de futsal à noite. Após quatro inalações de salbutamol, sendo cada uma de 100 mcg, não conseguiu controlar os sintomas da crise atual. Em casa, o paciente faz uso irregular de inaladores. Apresenta sintomas noturnos mais de uma vez por semana e, diariamente, sintomas durante o dia. O exame físico apresentou: 40 respirações por minuto, 116 batimentos cardíacos por minuto, pálido, mucosas cianóticas, utiliza os músculos respiratórios acessórios, sibilâncias generalizadas à ascultação pulmonar e ruídos cardíacos diminuídos.

Com base nesse caso clínico, julgue os seguintes itens.

Os sintomas que o paciente apresenta no seu cotidiano o classificam como um caso de asma leve persistente.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a finalidade do exame citológico, deve-se empregar agente adequado para fixação da amostra. Acerca da possibilidade de utilização de determinado fixador de acordo com a finalidade do exame, julgue os itens subsequentes.

Álcool metílico é utilizado para a rotina diagnóstica em citopatologia ginecológica, quando da não disponibilidade do álcool etílico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao manejo cirúrgico dos carcinomas epidermoides da base da língua, considerando a faringotomia transversa infra-hioide, julgue os itens a seguir.

É a via de acesso eletiva para lesões extensas da base da língua.

  • C. Certo
  • E. Errado

A redistribuição do fluxo sanguíneo durante o exercício decorre de ajustes que garantem vasodilatação na musculatura ativa. Isso ocorre exclusivamente mediante ativação simpática, por vias colinérgicas, e vasoconstrição compensatória em locais de baixo trabalho muscular.

O VO 2 máx não é influenciado por idade, peso corporal, gênero e grau de treinamento do indivíduo, dependendo apenas da atividade de bombeamento do coração e do tamanho do leito capilar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das espondiloartropatias seronegativas, julgue os itens que se seguem.

A forma clínica mais frequente de artrite psoriásica é a distal. Ela acomete exclusivamente as articulações interfalangeanas distais e geralmente está associada à lesão ungueal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à dose na superfície.

Para feixe de elétrons, a dose na superfície aumenta com o aumento da energia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da anorexia nervosa, doença caracterizada pela busca incessante da magreza e por uma profunda perturbação da imagem corporal, julgue os itens que se seguem.

A utilização do termo anorexia para nominar essa doença faz referência à perda do apetite alimentar, que está presente em todas as fases da doença.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das infecções respiratórias bacterianas e virais, julgue os itens de 84 a 88.

Um paciente que se apresente para investigação diagnóstica de quadro infeccioso pulmonar e que mostre no radiograma do tórax infiltrado em zona dependente pulmonar, com área de cavitação, apresenta infecção por anaeróbios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A onfalocele e a gastrosquise são defeitos congênitos da parede abdominal anterior caracterizados por exteriorização de alças intestinais e vísceras. A respeito de malformações congênitas da parede abdominal, julgue os itens seguintes.

A mortalidade associada às onfaloceles está relacionada principalmente à presença de outras malformações congênitas, mais do que tamanho do defeito ou ocorrência de sepse durante o tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de situações epidemiológicas e clínicas envolvendo doenças respiratórias na infância e adolescência, julgue os próximos itens.

Se um escolar apresenta crises de asma induzida pelo exercício, então o tratamento de escolha, de acordo com o III Consenso Brasileiro de Asma, é o uso de beta-2 agonista de curta duração, por via inalatória, 15 minutos antes do exercício.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...