Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os Isoterápicos, embora tenham sido criticados por Hahnemann no § 56 (nota), onde diz “nada pode resultar daí, a não ser complicação e agravamento do mal”, têm sido usados por muitos profissionais homeopatas. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

I. Isoterápicos são medicamentos preparados somente a partir de substâncias exógenas produzidas pelo próprio paciente.

II. Autoisoterápicos são medicamentos preparados a partir de substâncias endógenas do paciente.

III. Heteroisoterápcios são medicamentos preparados a partir de substâncias exógenas.

IV. Carcinosinum, Medorrhinum e Tuberculinum são isoterápicos, mas com experimentação no homem sadio; portanto, também podem ser utilizados como medicamentos homeopáticos segundo a Lei dos Semelhantes.

V. Autohemoterapia é um método terapêutico isoterápico em que uma pequena quantidade de sangue do paciente é coletada, dinamizada ou não, é reinjetada no paciente.

Assinale a alternativa correta.

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, F, V, F, V
  • C. F, V, V, V, V
  • D. F, F, F, V, V
  • E. F, V, V, F, F

Com relação ao preparo e utilização dos medicamentos homeopáticos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

I. Foram os discípulos de Hahnemann quem introduziram a escala decimal, que é preparada na proporção de 1:10, isto é, uma parte da substância medicinal para 9 partes de solução hidro alcoólica.

II. Os medicamentos produzidos pelo método instituído por Hahnemann são chamados de CH, porque foram diluídos através da escala centesimal (por isto C) e método hahnemanniano (H).

III. No final de sua vida, Hahnemann propôs ainda um método diferente para preparo de medicamentos homeopáticos: a cinquenta-milesimal (LM). Este método também apresenta uma nova escala de diluição, que é de no mínimo 1:50.000 a cada passagem. Para Hahnemann, este método causaria menos agravações nos pacientes, possibilitando uma cura rápida, suave e duradoura.

IV. Os medicamentos podem ser prescritos na forma líquida (em gotas ou em dose única), em glóbulos, em comprimidos, pastilhas, tabletes e em pó (que pode ser acondicionado em papéis ou em cápsulas).

V. Uma dinamização Centesimal Hahnemanniana é equivalente a uma dinamização Korsakov ou a uma dinamização por Fluxo Contínuo ou a uma Cinquenta- Milesimal.

Escolha a alternativa correta.

  • A. F, V, F, V, V
  • B. F, V, V, V, F
  • C. F, V, V, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. V, V, V, F, F

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC-SUS – publicada e instituída em maio/2006 tem alguns objetivos principais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

II. Contribuir ao aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.

III. Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.

IV. Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II apenas
  • B. I e III apenas
  • C. I e II apenas
  • D. I, II, III e IV
  • E. II e IV apenas

O entendimento sobre anatomia da mama é fundamental para a boa prática do Mastologista no tratamento do câncer de mama e das doenças benignas da mama. Sobre a anatomia da mama é incorreto afirmar:

  • A. As glândulas de Montgomery são glândulas sebáceas capazes de secretar leite
  • B. A mama encontra-se na porção anterior e superior da parede torácica entre a 2ª e 6ª costelas, borda esternal e linha axilar média
  • C. O principal suprimento sanguíneo da mama é derivado das artérias torácica interna (ramo da artéria subclávia) e torácica lateral (ramo da artéria axilar)
  • D. Aproximadamente 60% da mama, principalmente as porções central e medial são irrigadas por ramos perfurantes da artéria mamária interna
  • E. Os linfonodos axilares do nível III de Berg estão localizados na região lateral à borda lateral do músculo peitoral menor

Sobre a propedêutica adequada do Mastologista, frente ao nódulo de mama, é correto afirmar:

  • A. Para pacientes com idade inferior a 30 anos, com nódulo mamário palpável maior que 2cm, deve-se sugerir PAAF
  • B. Nódulo mamário palpável, ≤ 2cm, de características clínicas e ultrassonográficas benignas, em paciente com idade inferior a 30 anos, não apresenta indicação cirúrgica e não deve ser retirado mesmo se desejo da paciente
  • C. Em paciente com idade superior a 30 anos com nódulo mamário benigno > 2cm é indicado a exérese da lesão, mesmo que a paciente não deseje tratamento cirúrgico
  • D. Paciente com nódulo mamário e triplo teste normal (mamografia + ultrassonografia + biópsia concordantes) apresenta pouco risco de malignidade
  • E. O melhor momento para se realizar o exame físico das mamas é durante o período menstrual

Paciente de 64 anos, sem história familiar de câncer de mama, sem queixas mamárias, comparece ao consultório com resultado de mamografia de rastreamento. Antecedentes: mamoplastia redutora há 20 anos. O laudo não apresenta classificação segundo BI-RADS, mas descreve nódulo oval, hiperdenso, margens microlobuladas, medindo 1,0x0,8cm em quadrante superolateral da mama esquerda. Ao exame físico: mamas médias sem alterações palpáveis. Abaixo imagem do exame. Assinale a alternativa que apresenta qual a melhor conduta para seguimento do caso.

  • A. Realizar ultrassonografia bilateral complementar para melhor avaliação da lesão em mama esquerda e investigação da mama direita
  • B. Realizar nova mamografia da mama esquerda com incidência adicional (compressão localizada) para diferenciar nódulo de assimetria focal
  • C. Realizar biópsia da lesão para estudo anatomopatológico
  • D. Realizar nodulectomia, visto que a lesão apresenta características benignas
  • E. Seguimento clínico, sem exames adicionais para investigação, já que as características sugerem esteatonecrose

Paciente de 40 anos com laudo de mamografia descrevendo mamas densas. Assinale a alternativa que apresenta a classificação BI-RADS e a conduta.

  • A. BI-RADS 0. Prosseguir investigação com ultrassonografia
  • B. BI-RADS 0. Seguimento clínico e mamografia anual
  • C. BI-RADS 3. Seguimento clínico e repetir a mamografia em 6 meses
  • D. BI-RADS 2. Seguimento clínico e mamografia anual
  • E. BI-RADS 1. Seguimento clínico e mamografia anual

As seguintes características morfológicas de calcificações evidenciadas em mamografia sugerem malignidade, exceto:

  • A. Calcificações amorfas
  • B. Calcificações distróficas
  • C. Calcificações pleomórficas finas
  • D. Calcificações heterogêneas grosseiras
  • E. Calcificações finas e lineares

Lesões epiteliais proliferativas ou hiperplasias epiteliais mamárias compreendem um espectro heterogêneo de alterações confinadas ao sistema ducto-lobular. Sobre as lesões proliferativas intraductais da mama, pode-se afirmar:

  • A. Na atipia epitelial plana as células são positivas para citoqueratinas de alto peso molecular como a CK5/6
  • B. Na hiperplasia ductal atípica as células tipicamente apresentam receptor de estrogênio e progesterona negativos
  • C. A extensão da lesão é um importante critério na diferenciação entre hiperplasia ductal atípica e carcinoma ductal in situ de baixo grau
  • D. O termo hiperplasia ductal usual se refere à proliferação epitelial neoplásica
  • E. A hiperplasia ductal usual apresenta alta taxa de proliferação (>10%)

Todos abaixo são critérios de suspeição de síndrome de câncer de mama hereditário, exceto:

  • A. História pessoal de câncer de mama triplo negativo, antes dos 60 anos
  • B. História pessoal de câncer de mama e pelo menos um parente com história de câncer ovariano epitelial
  • C. História pessoal de câncer de mama, antes dos 45 anos
  • D. Câncer de mama em homem, particularmente se houver pelo menos 1 parente de 1º ou 2º grau com câncer de mama e/ou câncer ovariano epitelial
  • E. História familiar de câncer de mama triplo negativo (parente de 1º grau com menos de 60 anos)
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...