Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre mastoidite, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O Streptococcus pneumoniae é a bactéria mais comumente encontrado nos casos de mastoidite em crianças menores de 2 anos.
II. O abscesso ou mastoidite de Bezold se caracteriza pela presença de processo infeccioso exteriozando-se por fístula na cortical da ponta da mastoide e coleção purulenta para dentro do músculo esternocleidomastóideo.
III. A mastoidite jugulodigástrica de Mouret envolve coleção purulenta junto ao músculo digástrico em direção a parede lateral da faringe.
Adolescente de 16 anos, sexo masculino, com diagnóstico de abscesso peritonsílar. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os microorganismos anaeróbios predominantemente isolados são: Prevotella, Phorphyromas, Fusobacterium e Peptostreptococcus sp.
II. Os microorganismos aeróbios isolados mais comumente são Streptococcus pyogenes do Grupo A, Stophylococcus Aureus e Hemophylus influenzae.
III. Os anaeróbios podem ser isolados na maioria desses abscessos enquanto o estreptococo em apenas 10% dos casos.
IV. Os anaeróbios podem ser isolados em 85% dos casos e as bactérias aeróbias em 15% dos casos.
V. Os anaeróbios podem ser isolados em 15% dos casos e as bactérias aeróbias em 85 % dos casos.
As células respondem ao aumento da demanda e ao estímulo externo por meio da hiperplasia ou da hipertrofia. Existem vários mecanismos moleculares para a adaptação celular. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. As células que não se dividem sofrem hipertrofia. O conteúdo de DNA dos núcleos das células hipertrofiadas pode ser maior do que o das células normais.
II. O tecido remanescente cresce para compensar a perda tecidual. Por exemplo, após a nefrectomia unilateral, quando o rim remanescente sofre hiperplasia compensatória. O aumento no volume tecidual também pode ocorrer pelo desenvolvimento de novas células a partir de células-tronco.
III. A maioria das formas de hiperplasia patológica é causada pela estimulação excessiva das célulasalvo por hormônios ou por fatores de crescimento. A hiperplasia representa um solo fértil onde a proliferação cancerosa pode ocorrer.
Estão corretas as afirmativas:
Uma das manifestações das alterações metabólicas nas células é o acúmulo intracelular de quantidades anormais de várias substâncias. Essas substâncias podem se acumular transitoriamente ou permanentemente, podendo ser inócuas para as células, mas ocasionalmente são altamente tóxicas. Assinale a alternativa correta.
O fígado e os pulmões são os órgãos vicerais que mais frequentemente estão envolvidos na disseminação metastática dos tumores. Carcinomas primários do fígado podem se originar de hepatócitos ou de ductos biliares. Assinale a alternativa correta.
O Carcinoma colorretal é um dos tumores malignos mais comuns nos países ocidentais. Devemos considerar antes o painel de lesões neoplásicas e nãoneoplásicas, as lesões tumorais benignas do cólon e reto. Assinale a alternativa correta.
Tumores de estômago que surgem na mucosa predominam sobre tumores estromais e mesenquimais. O carcinoma é o tumor maligno do estômago mais comum. Em seguida estão os linfomas, os tumores carcinóides e os tumores mesenquimais. Assinale a alternativa correta.
Uma ampla gama de neoplasias mesenquimais pode crescer no estômago. Muito mais comuns são os tumores estromais gastrointestinais, também chamados GISTs. Assinale a alternativa correta.
Uma variedade de tumores benignos e malignos pode surgir no pulmão, porém 90% a 95% são carcinomas, aproximadamente 5% são carcinoides brônquicos e 2% a 5% são neoplasias mesenquimais e outros tipos diversos. Os carcinomas pulmonares caem em vários subgrupos histológicos com características moleculares distintas. Assinale a alternativa correta.
As doenças glomerulares constituem alguns dos principais problemas na nefrologia; de fato, a glomerulonefrite crônica é uma das causas mais comuns de doenças renais crônicas. Os glomérulos podem ser danificados por uma variedade de fatores e no curso de diversas doenças sistêmicas. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A glomeruloesclerose segmentar e focal primária é resultante da __________. A manifestação clínica mais comum é de __________ . Essa lesão é caracterizada por __________.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...