Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), é CORRETO afirmar que:

    A) Deve ser composto por profissionais, tais como: médico pediatra, médico ginecologista e obstetra, médico cardiologista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, dentre outros.

    B) O tipo 3 deverá ser vinculado a no mínimo 1 e no máximo 2 equipes de estratégia de saúde da família (ESF) e/ou equipe de atenção básica para populações específicas (consultórios de rua, equipes ribeirinhas e fluviais).

    C) É considerado porta de entrada do Sistema único de Saúde por favorecer ao usuário serviços que complementam os serviços oferecidos pela equipe de ESF.

    D) O tipo 1 deve ter a soma das cargas horárias semanais dos profissionais da equipe, acumulando no mínimo 120 horas semanais.

    E) O tipo 2 deve ter a soma das cargas horárias semanais dos profissionais da equipe, acumulando no mínimo 200 horas semanais.

A relação entre saúde individual e familiar é notória: se por um lado os conflitos, interações e desagregações fazem parte do universo da família, intervindo diretamente na saúde de seus membros, por outro, quando algum membro adoece, isto tem efeito direto sobre os estágios do ciclo de vida familiar, sendo necessário que a família se organize para cuidar do familiar doente. As situações prolongadas/definitivas e doença podem fazer com que os familiares busquem recursos fora para suportar a situação. (Grupo Hospitalar Conceição, 2003).
De acordo com o enfoque familiar, o qual faz parte da abordagem da Estratégia de Saúde da Família, analise o genograma abaixo e responda o que se pede.



É VERDADE o que se afirma em:

    A) Maria e Paulo tem relação de abuso emocional.

    B) Paulo possui forte relação com Maria.

    C) Pedro é homossexual.

    D) Sérgio possui relação conflituosa com Giovana.

    E) Marcos possui relação distante com Maria.


A diabetes mellitus tipo II (DM II), é uma doença de alta prevalência no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, no ano de 2017 o Brasil apresentava cerca de 12,5 milhões de diabéticos, ocupando o 4º lugar entre os 10 países com maior número de indivíduos com diabetes. Considerando o diagnóstico e tratamento da diabetes mellitus tipo II, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas para as seguintes afirmações e, em seguida, responda o que se pede.
( ) Paciente com glicemia de jejum de 127mg/dl e glicemia 2 horas após ingestão de 75 gramas de glicose anidra de 150 mg/dl apresenta diagnóstico de DM II. ( ) Presença de sintomas de poliúria, polidipsia e polifagia, associados à medida de glicemia capilar aleatória com valor de 220 mg/dl apresenta diagnóstico de DM II. ( ) AMetformina é uma biguanida considerada como primeira linha no tratamento da DM II. Tem como principal efeito colateral a intolerância gastrointestinal. Nestes casos, deve-se optar pelas formulações de liberação prolongada. ( ) As Sulfoniuréias são consideradas secretagogos e são amplamente utilizadas na rede SUS pela disponibilidade e baixa ocorrência de efeitos colaterais como a hipoglicemia.
Marque a alternativa que possui a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

    A) F, F, V e F.

    B) V, F, V e V.

    C) F, V, V e F.

    D) V, V, V e F.

    E) F, F, V e V.

Segundo a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90), analise os itens a seguir e responda o que se pede.
I- Cabe à direção nacional do SUS definir políticas públicas de alimentação e nutrição da população, bem como participar na formulação e vigência de políticas de controle a agressões ao meio ambiente, bem como políticas referentes às condições dos ambientes de trabalho.
II- A direção estadual de saúde, dentre todas suas atribuições, deve ser responsável pela formação de consórcios administrativos intermunicipais e gestão de laboratórios públicos de saúde e hemocentros.

III- A direção municipal de saúde deve controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde, além de normatizar complementarmente as ações e serviços públicos de saúde no âmbito municipal.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) III apenas.

    B) I e II.

    C) I e III.

    D) II e III.

    E) I, II e III.

De acordo com o quadro hipotético a seguir, responda CORRETAMENTE à questão.
Marcos, 32 anos, sofreu acidente por projétil de arma de fogo há 2 anos, havendo lesão medular, e resultando em quadro de paraplegia e bexiga neurogênica. O paciente está adscrito ao território da sua UBS, onde comparece regularmente para acompanhamento psicológico com serviço de psicologia do NASF vinculado a sua unidade, além de renovação de receitas de psicotrópicos. Ainda faz acompanhamento com os serviços de referência de reabilitação motora e de urologia do município. Deste modo, a descrição do caso acima, no contexto do Sistema Único de Saúde, considerando seus princípios fundamentais, é um exemplo de:

    A) Universalidade.

    B) Integralidade.

    C) Equidade.

    D) Regionalização.

    E) Hierarquização.

A anemia é condição clínica de grande prevalência e impacto na Atenção Básica, acometendo tanto a população pediátrica (principalmente por causa carencial) como a população adulta e geriátrica (quadros de sangramentos crônicos). Considerando o estudo do laboratório e cinética do Ferro, bem como as características hematimétricas da anemia ferropriva, complete CORRETAMENTE as lacunas:
A anemia ferropriva é a mais comum do mundo, decorrente de carência nutricional ou de sangramentos crônicos. Laboratorialmente, o evento inicial é a queda de _______________ para haver como evento final a manifestação no hemograma da anemia. No estudo da cinética do ferro, observa-se ainda elevação dos níveis de _____________. A característica hematimétrica pode ser normocíticanormocrômica inicialmente, mas depois passa a ter o caráter clássico de anemia hipocrômica-microcítica, sendo que a ______________ antecede a _______________.
Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE às lacunas:

    A) ferro sérico-TIBC-microcitose-hipocromia.

    B) ferro sérico-saturação de transferrina-hipocromia-microcitose.

    C) saturação de transferrina-ferritina-microcitose-hipocromia.

    D) ferritina-transferrina-hipocromia-microcitose.

    E) ferritina-transferrina-microcitose-hipocromia.

Atente ao caso hipotético abaixo para responder CORRETAMENTE à questão.


Guilherme, 12 anos, comparece à UBS com queixa de hematúria macroscópica e redução do volume urinário há 3 dias. Nega disúria, polaciúria, febre, traumatismos, intercurso sexual ou ingestão de alimentos avermelhados. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, consciente e orientado, normocorado, hidratado, anictérico, acianótico. Exame cardiovascular sem alterações, PA 140x70 mmHg, FC 70 bpm. Exame pulmonar sem alterações. Exame abdominal: abdome flácido, indolor à palpação superficial e profunda, normotimpânico, sem visceromegalias, RHApresentes e normoativos, Giordano negativo. Exame de pele: lesões crostosas cicatriciais em MMII.


Tendo em vista o quadro exposto e a principal hipótese diagnóstica, analise os itens a seguir:


I- Trata-se de uma Síndrome Nefrótica muito provavelmente por uma Glomerulonefrite pós-estreptocócica.

II- Dentro da propedêutica diagnóstica é fundamental a realização de biópsia renal para elucidação etiológica, tendo em vista o caráter agressivo desta condição, favorecendo rapidamente a evolução para rins terminais.

III- Considerando o bom prognóstico desta condição, seu tratamento consiste prioritariamente em medidas de suporte, como: restrição hidrossalina, vasodilatadores e diuréticos.


Assinale a alternativa que reúne a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

    A) III.

    B) I e II.

    C) II e III.

    D) I e III.

    E) I, II e III.

O atendimento pré-natal está no centro das discussões em saúde pública para melhoria dos indicadores nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o acompanhamento pré-natal é primordial para promoção de bem-estar físico e emocional da parturiente, além da prevenção de possíveis patologias de transmissão vertical ou condições que venham a afetar a saúde perinatal do nascituro. Sobre a atenção pré-natal, julgue os itens a seguir:
I- O diagnóstico clínico de certeza de uma gestação pode ser obtido clinicamente, sem auxílio laboratorial, através de sinais obtidos no exame físico como o Sinal de Hegar, que consiste na palpação das partes fetais. II- O Ministério da Saúde recomenda o mínimo de 6 consultas de acompanhamento pré-natal, sendo estas consultas mensais até a 28ª semana de gestação. III- São considerados fatores de risco que permitem o acompanhamento pré-natal pela equipe de Atenção Básica: idade materna menor que 15 anos e maior que 35 anos, passado obstétrico de 3 cesarianas ou mais e intervalo interpartal inferior a 2 anos ou superior a 5 anos.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) I.

    D) II e III.

    E) I, II e III.

Leia com atenção a situação-hipotética abaixo e responda CORRETAMENTE o que se pede.
Pedro, 75 anos, comparece à UBS para consulta de acompanhamento do programa Hiperdia. É hipertenso há 10 anos e faz acompanhamento por insuficiência arterial periférica crônica. Faz atividades físicas regulares, dieta hipossódica e está em dose plena de Hidroclorotiazida, afirmando tomar diariamente. Atualmente, apresenta-se assintomático e retorna para mostrar os exames laboratoriais solicitados na consulta anterior (Quadro 1) e as medidas de pressão que aferiu na UBS na última semana (Quadro 2). Ao exame físico, apresenta bom estado geral, consciente e orientado em tempo, espaço e pessoa, normocorado, hidratado, acianótico e anictérico. Exame cardiovascular RCR 2T BNF sem sopros, cliques ou estalidos. Ausculta pulmonar sem alterações. Diminuição da amplitude do pulso tibial posterior à direita. PA160x80 mmHg, FC 80 bpm, FR 16 ipm.
Quadro1 Exames séricos Sódio 138 mEq/l Potássio 5,5 mEq/l Ureia 30 mg/dl Creatinina 0,9 mg/dl
Quadro 2 Data / Turno Manhã Tarde 07/10 160x100 130x92 08/10 140x95 150x80 09/10 155x70 120x80 10/10 130x90 150x100 11/10 160x80 130x95
Considerando os dados acima e os medicamentos considerados de primeira linha para tratamento da Hipertensão Arterial, qual anti-hipertensivo é considerado de escolha para o caso?

    A) Losartana.

    B) Enalapril.

    C) Anlodipino.

    D) Hidralazina.

    E) Propanolol.

Segundo a Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda de 2018, insuficiência cardíaca pode ser conceituada como “síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Tal síndrome pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço”. Considerando a abordagem terapêutica desta patologia, assinale a alternativa na qual todas as drogas citadas comprovadamente aumentam a sobrevida do paciente portador de insuficiência cardíaca:

    A) Metoprolol, Enalapril e Hidralazina associada a Nitrato.

    B) Propanolol, Furosemida e Sacubitril associado à Valsartana.

    C) Digoxina, Ivabradina e Losartana.

    D) Hidralazina, Digoxina e Furosemida.

    E) Sacubitril associado à Valsartana, hidroclorotiazida e Ivabradina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...