Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que não corresponda a uma alteração laboratorial comum nos quadros de cirrose hepática.
No que concerne à anestesia em ginecologia e obstetrícia, julgue os itens a seguir.
Intoxicação hídrica é uma complicação possível durante a realização de histeroscopia cirúrgica.
A respeito de uma paciente com 65 anos de idade, tabagista e com diagnóstico de câncer de bexiga há 6 meses, julgue os itens que se seguem.
A interrupção do tabagismo, uma vez adquirido o câncer de bexiga, não altera a evolução da doença.
Um homem de 35 anos de idade relatou que, há uma semana, vem apresentando artrite no tornozelo esquerdo, associada a dor nos calcanhares, persistentes dores nos glúteos, lombalgia não aliviada com o repouso associada a rigidez matinal por cerca de uma hora. Uma semana antes do aparecimento desses sintomas, apresentou disúria miccional. O homem procurou um clínico geral e foi tratado com doxiciclina 100 mg a cada 12 horas, durante 7 dias, e indometacina 50 mg a cada 8 horas, observando desaparecimento dos sintomas urinários e pequeno alívio nos outros sintomas. O exame clínico evidenciou a presença de sinovite no tornozelo esquerdo, dor à palpação da inserção dos tendões aquileu bilateralmente e dor à palpação direta e à distensão da articulação sacroilíaca direita.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Caso esse paciente esteja infectado pelo HIV, a utilização das terapias anti-retrovirais pode auxiliar no controle das manifestações clínicas por ele apresentadas.
Julgue os itens que se seguem acerca do tema abordado no texto acima.
A demência vascular corresponde a 15% dos casos de demência nos países ocidentais e apresenta uma prevalência de 4,2% a 7,2% em pessoas de mais de 60 anos.Um famoso recluso do sistema prisional foi encaminhado ao IML, para exame psicopatológico forense, visando estabelecimento de grau de periculosidade. Esteve em estabelecimento prisional psiquiátrico, em regime fechado durante trinta anos, e estava sob tratamento médico e medicamentoso. Cometera diversos homicídios e estupros no passado e agora seria posto em liberdade, devido ao longo tempo de reclusão. Como tinha comportamento semi-autista, não dava trabalho aos carcereiros e não se envolvia em confusão. Em sua ficha de avaliação constava que ele era "de bom comportamento".
Julgue os itens a seguir, relativos à situação do personagem hipotético descrito acima.
Na situação descrita o detento pode ser submetido ao exame de periculosidade.
Um escolar com 7 anos de idade, do sexo masculino, foi levado a consulta porque sua mãe vinha percebendo há poucos dias um inchaço na face e que os sapatos não lhe cabiam mais nos pés. Na revisão dos sinais e sintomas, afirmou que percebeu diminuição no volume urinário, e que a criança estava respirando mais rápido e, nas últimas horas, vinha apresentando dor de cabeça. Referiu, ainda, que, há duas semanas, a criança apresentou uma dor de garganta com febre que se resolveu espontaneamente. No exame físico, após pesagem, verificou-se que tinha aumentado de peso em 3 kg, estava taquipnéica, taquicárdica, com edema generalizado, e sua pressão arterial era de 150 mmHg × 100 mmHg. Considerando o diagnóstico mais provável de glomerulonefrite difusa aguda para o quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Um EAS com hematúria e leucocitúria confirma o diagnóstico de GNDA.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 15 anos de idade, que se consulte por causa de uma lesão cervical de 8 cm de diâmetro, presente há alguns anos, situada na margem anterior do músculo esternocleidomastóideo à direita, com consistência cística e que costuma ficar inflamada quando o paciente tem amigdalite aguda, julgue os itens a seguir.
Certamente trata-se de uma tireóide ectópica, que é a lesão mais comum na região descrita.
A esclerose múltipla (MS) é doença crônica, remitente, caracterizada por lesões múltiplas da substância branca do sistema nervoso central, que são separadas quanto ao tempo de ocorrência e localização. A causa da MS é desconhecida, mas sabe-se que há interação de fatores genéticos, imunológicos e infecciosos na origem da doença. A respeito dessa enfermidade, julgue os itens a seguir.
A progressão da doença tende a ser lenta, com longos períodos de remissão dos sintomas.
A dor de cabeça é vista como sintoma freqüente em casos de doenças infecciosas. O receio de que a doença sistêmica se complique com comprometimento do sistema nervoso central (SNC) faz que os especialistas em neurologia tomem algumas atitudes em relação ao paciente. Acerca dessas informações e dos meios de diagnóstico de meningites e encefalites, julgue os itens que se seguem.
Com a presença de sinais meníngeos, deve-se realizar a punção lombar e, enquanto se espera o resultado das culturas, iniciar tratamento com corticoterapia e drogas tuberculostáticas, antibacterianas e antivirais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...