Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A dengue é uma doença febril que se apresenta de forma benigna ou grave, dependendo de algumas variáveis. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O fato de a suscetibilidade ao vírus da dengue não ser universal constitui um dos principais fatores de controle da doença. E a possibilidade de desenvolvimento de uma vacina é restrita, uma vez que a imunidade não é permanente.
Com relação ao uso de drogas antivirais, julgue os itens a seguir.
Os episódios de herpes-zóster não devem ser tratados com medicamentos antivirais específicos em nenhum caso, já que a doença é benigna e autolimitada.
Acerca das anemias hereditárias, julgue os itens a seguir.
Programas com transfusões regulares para manter níveis de hemoglobina S abaixo de 30% são indicados em casos de pacientes com anemia falciforme e elevado risco de acidente vascular cerebral.
Um em cada cinco idosos apresenta doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é a quinta causa de internação hospitalar de idosos. Julgue os itens seguintes, referentes a esse transtorno.
No estágio I da DPOC, indica-se o uso de
curta duração, corticosteróide inalatórios e(ou) ipatrópio.
A respeito das manifestações clínicas do somatotropinoma, julgue os itens que se seguem.
O aumento das extremidades é completamente revertido com a cura da doença.
Para confirmar um caso de febre hemorrágica da dengue, é necessário que todos os critérios abaixo estejam presentes, exceto:
No que se refere à doença tromboembólica venosa, julgue os itens subseqüentes.
A embolia pulmonar raramente é associada a trombose venosa superficial.
Considere um paciente de 60 anos com síndrome metabólica, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica. Das alternativas abaixo, qual a opção mais adequada para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica, no paciente citado?
Um paciente de 45 anos de idade que será submetido a gastrectomia total relata ser portador de miocardiopatia dilatada de origem chagásica de classe funcional III e fazer uso de amiodarona, digoxina, furosemida e captopril.
A partir desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Se o anestesista optar por analgesia do neuroeixo com morfina subaracnóidea, deve considerar que a difusão rostral no líquor atinge seu pico aproximadamente de 3 a 4 horas após a sua administração.
Com referência a anestesia em neurocirurgia e ao quadro clínico de um paciente de 54 anos de idade, com tumor medular na altura de L4-L5 e que será submetido a ressecção cirúrgica, julgue os itens a seguir.
Em neurocirurgia intracraniana, o anestésico inalatório menos indicado é o isoflurano, devido à sua maior interferência no processo de auto-regulação do fluxo sanguíneo cerebral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...