Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de neoplasias de esôfago e estômago, julgue os seguintes itens.
São fatores de risco para câncer gástrico: gastrite autoimune, hipocloridria, infecção por H. pylori e gastrite erosiva.
Paciente do sexo masculino, 42 anos de idade, queixa-se de cefaléia e perda de campo visual há três dias. Ressonância magnética de sela túrsica evidencia lesão expansiva de cerca de 4 cm no maior diâmetro, com expansão supra-selar e invasão de seio cavernoso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Esse paciente é provável candidato à reposição de hormônio de crescimento.
Um paciente com 60 anos de idade, de cor parda, procurou assistência médica, informando que, há 3 meses, surgiulhe uma lesão sob forma de pápula escura localizada no pé. Ele não se queixava de sintomas como prurido ou dor que o incomodassem e não sabia informar se a lesão aumentara ou diminuíra e se havia mudado de cor. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não houve informação importante. Ao exame dermatológico, apresentava, no quinto pododáctilo direito, lesão ulcerada de cor enegrecida, com pigmento escuro, de forma irregular, invadindo a unha do mesmo dedo, medindo, aproximadamente, 4 cm.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O lentigo maligno melanoma, originário de melanócitos epidérmicos, tem evolução mais grave que as formas de melanomas malignos com origem em células névicas.
A doença apresentada pelo paciente hipotético pode ocorrer simultaneamente com a polimialgia reumática.
Julgue os itens seguintes, relativos ao quadro clínico de um paciente de 36 anos de idade, portador de hemorragia digestiva, que deu entrada no pronto-socorro de um hospital.
Pode-se realizar nesse paciente uma endoscopia digestiva alta, mas, se for observada úlcera gástrica ativa e com sangramento, a biópsia da lesão estará contra-indiciada devido à possibilidade de aumento do sangramento.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
No quadro em apreço, o hemograma mostra leucocitose e desvio à esquerda, alterações que ocorrem com freqüência nessa emergência médica.
Um paciente de 60 anos de idade, hipertenso em tratamento irregular, deu entrada no pronto-socorro com queixa de dor interescapular de forte intensidade irradiada para o dorso, de início súbito. A radiografia de tórax apresentou alargamento do mediastino.
Com relação ao quadro clínico acima e a aspectos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
A cirurgia de emergência está indicada quando a dissecção da aorta envolve a aorta ascendente.
Considere que a paciente descrita no texto tenha sido medicada com furosemida 40 mg (um comprimido, duas vezes ao dia), digoxina 0,25 mg (1 comprimido uma vez ao dia) e que, após duas semanas, ela retornou ao consultório médico e fez um eletrocardiograma convencional, cujo traçado é mostrado nas figuras abaixo.
Com base nessas informações, julgue os itens de 92 a 102.
A suspensão do uso da digoxina, a administração de potássio e o tratamento de eventuais arritmias cardíacas ventriculares com lidocaína ou difenil-hidantóina são exemplos de medidas terapêuticas instituídas em situação de suspeita de intoxicação digitálica.
O traçado apresenta critérios compatíveis com o diagnóstico eletrocardiográfico de bloqueio divisional ântero-superior direito.
Julgue os itens a seguir, relacionados à avaliação do paciente urológico.
Tumorações palpáveis nos testículos, em geral, são malignas, enquanto que tumorações palpáveis nos cordões espermáticos são, na sua maioria, benignas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...