Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da terapêutica estabelecida pelo I Consenso Brasileiro de Doença do Refluxo Gastroesofágico, analise as afirmativas.
I - A identificação endoscópica da esofagite indica a utilização de medicamento inibidor da bomba de prótons, embora não haja consenso quanto à dose a ser empregada.
II - Moderar a ingestão de alimentos tais como cítricos, café, bebidas alcoólicas e ou gasosas, menta, hortelã, tomate faz parte das medidas comportamentais para redução dos sintomas.
III - Os medicamentos procinéticos têm a propriedade de retardar o esvaziamento gástrico e fazer relaxamento transitório do esfíncter inferior do esôfago.
Estão corretas as afirmativas
Sobre as orientações brasileiras para doença pulmonar obstrutiva crônica, considere:
I - Recomenda-se a realização da espirometria para detecção de casos da DPOC apenas na população igual ou acima de 60 anos de idade, exposta a tabagismo e/ou à fumaça de lenha, com ou sem sintomas respiratórios.
II - Há alta evidência de que a eficácia de agentes muscarínicos de ação prolongada em monoterapia é semelhante à da terapia combinada de agentes beta-2 agonistas de ação prolongada com corticosteroide inalado para melhora da dispneia, qualidade de vida e função pulmonar.
III - Existe atualmente forte recomendação a favor do uso de corticosteroides sistêmicos orais em exacerbações que requerem tratamento ambulatorial ou hospitalar.
IV - Há forte evidência a favor do uso de vacinas com lisados bacterianos orais para todo paciente com DPOC.
São orientações corretas:
Em relação à duração do ciclo menstrual, pode-se afirmar que o principal determinante é:
Considerando-se a fisiopatologia do climatério, pode-se afirmar:
A leucorreia consiste no aumento do fluxo vaginal que pode estar associado ou não a sintomas e possui como causa frequente a vaginose bacteriana que pode ser caracterizada por
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) representa a principal causa de anovulação crônica diagnosticável. Com base no consenso de Rotterdam ESHRE/ASRM (2004), a SOP pode ser definida pela presença de pelo menos dois critérios em pacientes com idade ≥ 19 anos:
É o mais comum agente etiológico da infecção urinária na gestante:
De acordo com o International Association of Diabetes and Pregnancy Study Groups (IADPSG), no pré-natal o teste de TOTG de 75 g deve ser realizado
Durante o uso do sulfato de magnésio, é recomendado o controle dos seguintes parâmetros:
Representa fator de risco para placenta prévia:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...