Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Intruções: Para responder às questões de números 53 a 57, considere o caso clínico abaixo.
É mais provável que a piora observada pela paciente com uso da fluoxetina tenha sido causada por KIK. A presença deste quadro, em geral, associa-se à resposta KIKI ao antidepressivo.
Neste caso orienta-se a IKIKI do antidepressivo.
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III:
A respeito de transtornos em idosos, julgue os itens a seguir.
Os fatores de risco para a demência vascular incluem idade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias.
Basicamente, antibióticos são medicamentos que apresentam capacidade de interagir com microrganismos monocelulares ou pluricelulares que causam infecções no organismo e podem ser usados para fins de tratamento e de profilaxia de doenças. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Segundo as evidências científicas mais atuais, a antibioticoprofilaxia indicada para pacientes portadores de sífilis cardiovascular com insuficiência aórtica consiste na aplicação de penicilina benzatina 1,2 milhão de UI, via intramuscular, a cada 15 dias, devendo ser mantida indefinidamente, com vistas à realização da profilaxia secundária da doença, reduzindo-se, assim, a evolução do vício valvar.
Medicina - Otorrinolaringologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A presença de crescimento ósseo na linha média do palato duro e o crescimento ósseo unilateral ou bilateral, na superfície lingual da mandíbula (região pré-molar) são raros. Quando encontrados podem ser retirados cirurgicamente e o diagnóstico que permite tal conduta é:
toros palatinos e toros mandibulares
hiperqueratose benigna de palato e de mandíbula
osteosarcoma
metástase osteoblástica
exóstose por uso de prótese dentária
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes.
A ressecabilidade cirúrgica é o principal fator prognóstico em câncer de pâncreas localizado não-metastático.
O trabalho de parto prematuro é definido pela presença de contrações uterinas regulares acompanhadas por mudanças cervicais entre a 22.ª e a 36.ª semana de gestação. No que concerne a essa condição obstétrica, julgue os itens a seguir.
O bloqueador de canal de cálcio denominado nifedipina temse mostrado eficaz em prolongar a gestação, com bom prognóstico neonatal.
Texto para as questões 31 e 32
Um pedreiro de 47 anos de idade foi internado em prontosocorro queixando-se de dor em região dorsal e fraqueza nos membros inferiores. O paciente informou que o quadro álgico havia iniciado havia mais de oito meses e a fraqueza havia mais de trinta dias. Procurou o pronto-socorro por ter ficado, na semana anterior, com as pernas paralisadas. Durante anamnese foi identificado constipação, retenção urinária, disfunção erétil, episódios de febre vespertina havia três meses e etilismo crônico de 20 anos. Por meio de exame neurológico, constatou-se nível sensitivo em T5, paraparesia de predomínio distal, pior à direita, reflexos vivos, com clônus de pé direito e reflexo cutâneo-plantar em extensão, bilateralmente.
Diante do quadro clínico acima apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável é de
polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante crônica (PIDC).
compressão medular por abscesso tuberculoso paraespinhal.
As questões de números 43 e 44 apresentam um conjunto de três afirmações. Assinale a alternativa correta, utilizando a chave abaixo.
(A) Somente a afirmativa I é correta.
(B) Somente a afirmativa II é correta.
(C) Somente a afirmativa III é correta.
(D) Somente as afirmativas I e II são corretas.
(E) Somente as afirmativas I e III são corretas.
I. A ornitose é uma doença ocupacional em trabalhadores veterinários e é causada por Chlamydia psittaci.
II. O mycoplasma pneumoniae é inibido pela tetraciclina.
III. A pseudomonas é um dos fungos mais potentes nas infecções hospitalares.
Um homem com 45 anos de idade, morador de Araçatuba SP durante os últimos 20 anos, procurou médico com queixa de febre, palidez, emagrecimento e crescimento do volume abdominal de 8 semanas de evolução. Relatou que a febre era predominantemente vespertina e que, nas primeiras semanas, foi mais intensa; queixou-se de tosse seca e de diarréia ocasional. Negou antecedentes de diabetes e hipertensão, negou uso de drogas injetáveis e confirmou bom estado de saúde até o aparecimento do quadro atual. O clínico geral que o atendeu suspeitou de leishmaniose visceral e o encaminhou para um centro de referência para ser avaliado pelo infectologista. O hemograma revelou pancitopenia com contagem de plaquetas de 28.000/mm3, contagem de leucócitos de 1.000/mm3 e hemoglobina sérica de 8 g/dL. A creatinina sérica foi de 2,4 mg/dL no momento da internação. Após a hidratação adequada, 72 horas após a internação, a creatinina persistiu elevada em 2,5 mg/dL.
Em relação ao caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
A via mais provável de aquisição da doença foi pela picada de carrapatos infectados em cães doentes.
Acerca das informações apresentadas no texto e na tabela acima, e considerando que alguns pacientes tiveram mais de uma complicação, julgue os itens que se seguem.
O desvio-padrão calculado para as variáveis contínuas, assim como a mediana, mede o grau de dispersão (variabilidade) das variáveis em torno de valores centrais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...