Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A maioria dos cálculos da vesícula biliar são formados por cálcio e colesterol.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Perda rápida de peso, sexo feminino, idade acima de 40 anos e obesidade são fatores de risco para a formação de cálculos biliares.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico dessa paciente é de coledocolitíase.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A obstrução do ducto cístico por uma impactação de um cálculo pode gerar colecistite, e uma obstrução temporária pode causar cólica biliar.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A colecistectomia videolaparoscópica, quando comparada à técnica aberta, apresenta menor tempo de internação, menor dor pós-operatória e menores incisões.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso exista suspeita de coledocolitíase, deve-se realizar exploração da via biliar.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A pancreatite aguda de origem biliar é uma complicação dessa patologia.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Essa paciente tem indicação de tratamento cirúrgico.Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, hipertenso em tratamento com captopril, na dose de 25 mg uma vez ao dia, é tabagista ativo, com carga tabágica de 30 anos/maço. É pedreiro. Após um episódio gripal, realizou RX de tórax que mostrou uma opacidade à direita. O diagnóstico foi completado com uma tomografia computadorizada de tórax com contraste, que mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Uma biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou tratar-se de um adenocarcinoma, confirmado pela imuno-histoquímica. Uma PET-CT mostrou captação em nódulo pulmonar com SUV = 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV = 2,4. O paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 = 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e à RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, estando o paciente apto para ressecção cirúrgica (lobectomia).
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Atualmente sabe-se que o tabagismo é o fator ocupacional mais diretamente ligado ao risco de desenvolvimento de câncer de pulmão na população geral.Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, hipertenso em tratamento com captopril, na dose de 25 mg uma vez ao dia, é tabagista ativo, com carga tabágica de 30 anos/maço. É pedreiro. Após um episódio gripal, realizou RX de tórax que mostrou uma opacidade à direita. O diagnóstico foi completado com uma tomografia computadorizada de tórax com contraste, que mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Uma biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou tratar-se de um adenocarcinoma, confirmado pela imuno-histoquímica. Uma PET-CT mostrou captação em nódulo pulmonar com SUV = 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV = 2,4. O paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 = 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e à RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, estando o paciente apto para ressecção cirúrgica (lobectomia).
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Na população que fuma, o câncer de pulmão é mais comum em mulheres que em homens.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...