Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes, com base nessas informações.
Anfotericina B é o fármaco de primeira escolha para o tratamento dessa forma de apresentação da enfermidade.
Medicina - Clínica Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Assinale, dentre os itens abaixo, o agente biológico que mais raramente é capaz de promover doenças relacionadas ao consumo de alimentos não adequados.
Clostrídium perfrigens
Staphylococus aureus
Escherichia coli
Clostrídium botulinum
Salmonella sp
Os mecanismos fisiopatológicos básicos responsáveis pela gênese das arritmias cardíacas envolvem as propriedades eletrofisiológicas do coração e seu conhecimento é útil para o diagnóstico e tratamento adequado desses distúrbios. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
A síndrome do intervalo QT adquirida pode desencadear a taquicardia polimórfica helicoidal (torsade de pointes), cujo mecanismo proposto mais provável é o automatismo deflagrado por pós-potenciais precoces.
Um paciente com tireotoxicose causada por uma tireóide difusamente hiperativa apresenta exoftalmo, taquicardia, pele quente e úmida, intolerância ao calor, perda de peso e tremores nos dedos. Foram realizados diversos exames laboratoriais, tendo-se constatado elevação de fosfatase alcalina sérica, discreta redução na contagem de leucócitos totais e discreto aumento no número de linfócitos. A dosagem de tiroxina sérica total por radioimunoensaio apresentava-se aumentada e a de tireotropina apresentava-se muito diminuída, próxima de zero. Para a contagem de células foi necessário o preparo de solução salina isotônica estéril e para as dosagens de biomoléculas foi necessário o preparo de tampão fosfato 150 mmol/L, com pH igual a 7,8.
Considerando o quadro clínico hipotético descrito acima, julgue os itens que se seguem.
A maioria dos linfócitos a que se refere o texto são células geralmente menores que os neutrófilos, com um núcleo grande em relação ao citoplasma.Acerca da doença que é tema do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Uma intradermorreação de Montenegro fortemente positiva permite a confirmação diagnóstica dessa zoonose.
Considere um paciente com dor escrotal de início recente, aumento unilateral do volume da bolsa testicular, com edema, rubor e calor que caracterizam um quadro de escroto agudo. Acerca dessa condição clínica, julgue os itens a seguir.
A causa mais freqüente de escroto agudo em adultos é a epididimite aguda bacteriana.
Uma senhora de 65 anos de idade foi admitida no setor de emergência de um hospital geral, com enterorragia. Na admissão, apresentava os seguintes sinais vitais: freqüência respiratória de 28 incursões por minuto, freqüência cardíaca de 110 batimentos por minuto e pressão sanguínea de 60/0 mmHg. Os familiares informaram que a paciente era normotensa, assintomática e não fazia uso de medicamentos.
Acerca desse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
O enema baritado está indicado por ser diagnóstico e terapêutico.
A principal causa de derrame pleural é:
Pneumonia;
Tuberculose;
Câncer de pulmão;
Insuficiência ventricular esquerda.
Hidrotórax hepático;
Lactente de 3 meses de idade, em aleitamento materno exclusivo, apresentou acentuação da palidez cutâneo-mucosa que havia sido notada na consulta ambulatorial há 1 mês. O pai da criança estava resfriado, e por conta própria, a mãe resolveu dar ao filho, nos últimos cinco dias, 1 comprimido de ácido acetilsalicílico três vezes ao dia e 10 gotas de vitamina C. Ao exame físico notou-se palidez intensa, taquicardia e hepatomegalia. O restante do exame era normal. Foi colhido sangue para vários exames, mas antes do resultado de todos, o laboratorista avisou ao plantonista que o hematócrito era de 16%. A conduta inicial e a hipótese diagnóstica mais provável, respectivamente, são:
Ácido folínico injetável / anemia megaloblástica por carência de folatos;
Exangüineotransfusão / doença hemolítica por incompatibilidade sangüínea;
Vitamina K intramuscular / doença hemorrágica por deficiência de protrombina;
Transfusão de papa de hemácias / deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenase;
Plasmaferese / síndrome hemolítico-urêmica em lactente com anemia falciforme.
Considere que um paciente de 55 anos de idade, que fume 20 cigarros por dia há 35 anos, apresente lesão ulcerada com bordas endurecidas na borda esquerda da parte móvel da língua, presente há 3 meses. Acerca desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
O otorrinolaringologista deve suspeitar de um carcinoma epidermóide por tratar-se da lesão maligna mais freqüente em pacientes com esse perfil e com essa localização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...