Paciente homem de 43 anos, com história recente de diarreia, evoluiu com parestesia arreflexa simétrica em membros inferiores, que progrediu para membros superiores e disfagia. Em coleta de líquor cefalorraquiano, dissociação proteinocitológica. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Em Dezembro de 2018, a FDA (US Food and Drug Administration) emitiu documento que citava o risco de ruptura de aneurisma de aorta como efeito colateral da seguinte classe de antimicrobianos
Paciente com Endocardite Bacteriana apresenta Manchas de Roth ao exame físico. Assinale a alternativa que contenha a descrição dessa manifestação clínica:
A) Máculas hemorrágicas não dolorosas encontradas nas palmas de mãos e plantas dos pés.
B) Nódulos dolorosos encontrados nas superfícies palmares dos quirodáctilos.
C) Lesões lineares vermelhas em leito ungueal, que não desaparecem à digitopressão.
D) Hemorragias retinianas com centro pálido, encontradas na fundoscopia.
Paciente de 65 anos, hipertenso, com cardiomiopatia dilatada, que utiliza inibidor da ECA (Enzima conversora da angiotensina) e antagonista de aldosterona apresenta Eletrocardiograma com ondas T apiculadas, alargamento do QRS e ondas P achatadas. O distúrbio eletrolítico que esse paciente provavelmente apresenta é:
Por se tratar de uma doença infecciosa extremamente contagiosa, o caso suspeito de sarampo é de notificação compulsória. Assinale alternativa CORRETA sobre a periodicidade da notificação compulsória de sarampo:
A) Notificação compulsória urgente, realizada em até 12 horas do atendimento, pelo meio mais rápido.
B) Notificação compulsória imediata, realizada em até 24 horas do atendimento, pelo meio mais rápido.
C) Notificação compulsória por semana epidemiológica, realizada a cada 5 dias úteis, pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
D) Notificação compulsória semanal, realizada em até 7 dias, pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Antimicrobiano da classe das Oxazolidinonas, que possui excelente atividade contra cocos gram positivos, incluindo estafilococos resistentes à oxacilina e enterococos resistentes à vancomicina, sem atividade contra bactérias gram negativas, que pode ser utilizado no tratamento de pneumonia hospitalar é: