Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente 50 anos internado por IAM há 32 horas, apresenta-se com pressão arterial 80 × 50 mmHg e tontura. Feito o eletrocardiograma a seguir.
O paciente se beneficiará da seguinte conduta:"Masculino, 55 anos, viúvo, professor, residente em Fortaleza. Dois anos antes do falecimento teve infarto do miocárdio confirmado por E.C.G. e provas laboratoriais. A partir dessa época, começou a manifestar alterações mentais na esfera afetiva com crises freqüentes de depressão e choro fácil, tendo recebido do psiquiatra o diagnóstico de psicose depressiva reativa. Por volta das 9h00min de 11.10.2002, deu um tiro no peito com uma garrucha. Foi removido com urgência ao Hospital de Pronto Socorro, onde faleceu às 11h00min do mesmo dia. Na autópsia foram encontrados lesão pérfuro-contundente, hemotórax E de 2 litros, e transfixação do lobo superior do pulmão E".
Com base no relato acima, a causa básica de morte foi:
infarto do miocárdio
psicose depressiva reativa
suicídio por arma de fogo
lesão perfurante de pulmão
A relação dos exames laboratoriais específicos obrigatórios para o exame médico periódico para atividades insalubres está fixada pelo Ministério do Trabalho e Emprego na Norma Regulamentadora Nº:
A conduta terapêutica imediata a ser tomada num paciente urêmico que apresenta no eletrocardiograma onda T apiculada e desaparecimento de onda P é a administração de
resina de sulfonato poliestireno sódico.
cloreto de potássio.
bicarbonato de sódio.
furosemida.
cálcio.
Marque a situação que configura um infanticídio.
Mãe que mata o próprio filho, sob a influência do estado puerperal, durante o parto ou logo após
A eliminação de recém-nascidos portadores de má formação congênita na cidade de Esparta, na Grécia antiga
A matança dos inocentes determinada por Herodes, na Judéia, conforme a Bíblia Sagrada
Crianças judias mortas no campo de concentração de Auschwitz durante a II Guerra Mundial
Na avaliação da força muscular (lombar, escapular e manual) do trabalhador e na pesquisa da resistência estática dos membros superiores aos pesos, a Ergonomia utiliza:
No diagnóstico diferencial dos estados oligúricos, fala a favor de etiologia pré-renal a presença de fração de excreção de sódio e osmolaridade urinária (em mOsm/Kg), respectivamente,
menor que 1 e maior que 500
menor que 1 e menor que 350
maior que 1 e maior que 500
maior que 1 e menor que 350
maior que 1 e entre 350 e 500
Nos achados cervicais no enforcamento suicida freqüentemente inclui-se a:
rotura horizontal da íntima das artérias carótidas
transecção de laringe
fratura da cartilagem tireóide
fratura do osso hióide
Levando-se em conta a intensidade, a freqüência e a duração da exposição, podemos afirmar que os principais fatores de risco predisponentes de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são:
Diante de um quadro de hipopotassemia refratária ao tratamento, deve-se suspeitar da presença concomitante de
acidose.
hiponatremia.
hipocalcemia.
hipomagnesemia.
hipofosfatemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...