Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Menino de 12 anos de idade foi levado ao pediatra com história de perda ocular unilateral, dor ocular e pupila branca, que se desenvolveu ao longo de semanas; houve aparecimento de granulomas no polo posterior da retina, porém foi afastada a possibilidade de retinoblastoma por exame oftalmológico e de imagem. Não havia relato de picada de insetos ou trauma local, muito menos ingestão de drogas; existem muitos animais de estimação em casa. O diagnóstico provável desse caso é:
A dactilite distal vesicular é uma infecção vesicular superficial do tecido adiposo volar da parte distal dos dedos da mão ou do polegar. Se não tratadas, as lesões podem continuar a crescer e se estender para a área paroniquial. O agente etiológico mais comum é:
Contribui para o diagnóstico diferencial entre dengue, zika e chikungunya saber que a única manifestação clínica presente apenas na dengue é:
A foliculite da banheira quente ocorre em ambientes aquáticos em que os níveis de cloro e o pH não são bem regulados, como banheiras de hidromassagem. A infecção aparece entre oito horas e cinco dias após a exposição às bactérias. São erupções vermelhas, que coçam, acompanhadas tardiamente de bolhas com pus. Áreas que ficam úmidas por mais tempo são as mais propensas à infecção, como as áreas cobertas pela roupa de banho. A infecção é atribuída ao:
Adolescente do sexo feminino, 16 anos de idade, apresentase à Unidade de Pronto Atendimento acompanhada de sua mãe. Ela tem história de dor no joelho esquerdo há uma semana, sem sinais de toxemia. Não havia história de trauma ou qualquer porta de entrada próxima ao joelho. Refere aparecimento de erupção circular na axila direita há 5 meses com expansão para tronco. Mora no Rio de Janeiro, porém todo final de semana vai para Petrópolis, onde sua família possui casa e frequentemente realiza caminhadas pela mata. Recentemente, seu irmão de oito anos apresentou uma erupção eritematosa em face e braços que piorava quando tomava banho quente ou permanecia no sol e não apresentou febre. O exame físico da adolescente estava normal, exceto para o joelho esquerdo que apresentava discreto edema com efusão sinovial. Não havia sinais de artrite em qualquer outra articulação. Exame oftalmológico normal. O melhor plano de tratamento inicial para essa paciente é:
Paciente com 1 ano e 6 meses de idade apresentando quadro clínico com coriza serossanguinolenta, choro ao manuseio, hepatoesplenomegalia, icterícia e anemia. O quadro clínico descrito acima é sugestivo de sífilis congênita:
O médico está avaliando um menino de 4 anos de idade no departamento de emergência com história de diarreia sanguinolenta. Ele esteve doente por cerca de dois dias com febre e diarreia. Já se encontra bem e não tem condições crônicas subjacentes de saúde. A avaliação mostra uma criança adequadamente hidratada, alimentando-se e sem comprometimento hemodinâmico ou neurológico. Porém, sua mãe relata que apesar da melhora do aspecto das fezes, ainda apresenta traços de sangue. Desse modo, a melhor orientação seria:
Os antibióticos ß-Lactâmicos caracterizam-se por um anel ß- Lactâmico e impedem a reação de ligação cruzada denominada:
As citocinas são proteínas pequenas (peso molecular de 10.000 a 20.000 Da), que regulam os processos imunes, inflamatórios e hematopoiéticos. Por exemplo: a leucocitose intensa com neutrofilia absoluta, observada em diversas infecções, resulta da ação de uma citocina conhecida como interleucina:
O sinal de Forchheimer é caracterizado por máculas ou petéquias localizadas na transição entre o palato duro e o palato mole, podendo ser encontrado nas seguintes doenças infecciosas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...