Lista completa de Questões de Medicina do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
A interleucina 5 (IL-5) liberada por linfócitos Th2 induz a apoptose de eosinófilos.Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
A desgranulação de mastócitos somente ocorre quando há a estimulação simultânea de duas ou mais moléculas de IgE.Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
A reação de hipersensibilidade do tipo I ocorre quando uma molécula de IgE se liga a um receptor FcgRII na superfície do mastócito.
Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
As interleucinas 5 e 13 (IL-5 e IL-13) liberadas por linfócitos Th2 são promotoras da síntese de IgE.Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
Formado pelas frações C5b a C9, o complexo de ataque à membrana do sistema complemento promove a lise bacteriana, perfurando poros em sua membrana.Julgue os próximos itens, referentes aos protagonistas do sistema imune.
A interleucina 31 (IL-31), expressa por linfócitos Th2, é indutora de prurido na dermatite atópica.A respeito das reações adversas a alimentos na infância, julgue os itens a seguir.
Cerca de 80% das alergias alimentares (leite, trigo, ovo e soja) surgidas na infância desaparecem até a idade escolar.
A respeito das reações adversas a alimentos na infância, julgue os itens a seguir.
Para prevenir o surgimento de doenças alérgicas no lactente, a mãe deve ingerir fórmulas de leite hipoalergênicas, extensamente hidrolisadas.
A respeito das reações adversas a alimentos na infância, julgue os itens a seguir.
No lactente, a permeabilidade da barreira epitelial intestinal, a menor síntese de IgA e a imaturidade das células T reguladoras favorecem a sensibilização a alimentos.
Adolescente de 13 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital, com dispnéia, sibilância e urticária, após ingerir milk-shake de chocolate. O diagnóstico realizado foi de anafilaxia e alergia alimentar, tendo o paciente sido tratado com adrenalina, dextroclorfeniramina e hidrocortisona. Houve, então, reversão dos sintomas.
Com base nesses dados, é correto afirmar que
esse paciente é atópico e, provavelmente, oriundo de classe socioeconômica desfavorável, já que a alergia IgE-mediada é mais freqüente nesses grupos da população.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...