Lista completa de Questões de Medicina do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Medicina Tradicional Chinesa criou um discurso para explicar as razões do surgimento da enfermidade. Nesse sentido, os fatores patogênicos foram divididos em exteriores, interiores, não-exteriores e não-interiores e também foi concebida uma espécie de mecanismo de adoecimento para explicar porque esses fatores patogênicos agridem o organismo. Considerando essa maneira peculiar de entender o adoecimento, julgue os itens subseqüentes.
Amenorréia, menstruações escuras com coágulos, membros frios e escurecidos, unhas cianóticas e epigastralgia podem ser sintomas de Estagnação de Xue.
A Medicina Tradicional Chinesa criou um discurso para explicar as razões do surgimento da enfermidade. Nesse sentido, os fatores patogênicos foram divididos em exteriores, interiores, não-exteriores e não-interiores e também foi concebida uma espécie de mecanismo de adoecimento para explicar porque esses fatores patogênicos agridem o organismo. Considerando essa maneira peculiar de entender o adoecimento, julgue os itens subseqüentes.
A Estagnação de Xue (Yu Xue) pode ocorrer devido à Invasão de Frio, à Invasão de Calor, à Deficiência de Xin ou à Deficiência de Pi.
A Medicina Tradicional Chinesa criou um discurso para explicar as razões do surgimento da enfermidade. Nesse sentido, os fatores patogênicos foram divididos em exteriores, interiores, não-exteriores e não-interiores e também foi concebida uma espécie de mecanismo de adoecimento para explicar porque esses fatores patogênicos agridem o organismo. Considerando essa maneira peculiar de entender o adoecimento, julgue os itens subseqüentes.
O Vento, o Fogo, a Umidade e o excesso de alimentos frios são considerados fatores patogênicos interiores.
A Medicina Tradicional Chinesa criou um discurso para explicar as razões do surgimento da enfermidade. Nesse sentido, os fatores patogênicos foram divididos em exteriores, interiores, não-exteriores e não-interiores e também foi concebida uma espécie de mecanismo de adoecimento para explicar porque esses fatores patogênicos agridem o organismo. Considerando essa maneira peculiar de entender o adoecimento, julgue os itens subseqüentes.
Um indivíduo que se alimenta, habitual e excessivamente, de alimentos ricos em gordura gera continuamente em seu organismo excesso de Calor e de Umidade, o que resulta em produção patogênica de Tan Yin ("Mucosidade").
A Medicina Tradicional Chinesa criou um discurso para explicar as razões do surgimento da enfermidade. Nesse sentido, os fatores patogênicos foram divididos em exteriores, interiores, não-exteriores e não-interiores e também foi concebida uma espécie de mecanismo de adoecimento para explicar porque esses fatores patogênicos agridem o organismo. Considerando essa maneira peculiar de entender o adoecimento, julgue os itens subseqüentes.
O Vento, o Fogo e a Umidade são considerados fatores patogênicos exteriores.
A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
Wei ("Estômago") recebe o alimento, o decompõe e eleva o Qi.
A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
Shèn tem uma estreita relação com a condição das unhas.
A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
San Jiao (Triplo Aquecedor) representa a divisão do tronco em três câmaras; constitui ou fornece a chamada Vias da Água; permite a distribuição do Yang de Shèn a todos os Zang Fu.
A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
Gan regula o livre fluxo de Qi, o volume de Xue circulante e o metabolismo da água.
A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
Pi governa os músculos e os quatro membros, abre-se na boca e afeta-se por excesso de pensamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...