Lista completa de Questões de Medicina do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um jovem de 29 anos de idade busca atendimento médico com queixa de pirose após a ingestão de alimentos em excesso, que, às vezes, é acompanhada de regurgitação espontânea de conteúdo gástrico, de sabor azedo, na boca. Ao exame físico, não são constatadas anormalidades. O médico assistente levanta, então, a hipótese de doença por refluxo gastroesofágico. Acerca dessa moléstia esofagiana, julgue os itens seguintes. A monitorização ambulatorial do pH esofagiano (por 24 horas) é recomendada na investigação inicial de todos os pacientes com suspeita dessa afecção.
Um jovem de 29 anos de idade busca atendimento médico com queixa de pirose após a ingestão de alimentos em excesso, que, às vezes, é acompanhada de regurgitação espontânea de conteúdo gástrico, de sabor azedo, na boca. Ao exame físico, não são constatadas anormalidades. O médico assistente levanta, então, a hipótese de doença por refluxo gastroesofágico. Acerca dessa moléstia esofagiana, julgue os itens seguintes. Hérnia do hiato esofágico, incompetência do esfíncter esofagiano inferior e retardo no esvaziamento gástrico são exemplos de fatores etiopatogênicos dessa doença.
Com relação aos aneurismas da aorta abdominal (AAA), julgue os itens que se seguem. De uma maneira geral, a correção cirúrgica de emergência é indicada para pacientes com documentada ruptura de AAA.
Com relação aos aneurismas da aorta abdominal (AAA), julgue os itens que se seguem. A maior parte dos pacientes com AAA não apresenta sintomas relacionados com essa vasculopatia e recebe esse diagnóstico quando se constata, em exame físico de rotina, a presença de pulsação aórtica proeminente ou incidentalmente durante a realização de ultra-sonografia ou tomografia computadorizada do abdome.
Com relação aos aneurismas da aorta abdominal (AAA), julgue os itens que se seguem. Predisposição genética, alterações inflamatórias, fatores hemodinâmicos, desequilíbrios entre as metaloproteinases teciduais e os inibidores das metaloproteinases e o processo degenerativo aterosclerótico são exemplos de condições associadas à formação de AAA.
Com relação aos aneurismas da aorta abdominal (AAA), julgue os itens que se seguem. A grande maioria dos AAA situa-se abaixo das artérias renais.
Um jovem de 28 anos de idade procurou a unidade básica de saúde queixando-se de que há 4 horas está apresentando dor de início súbito, intensa no flanco esquerdo, com irradiação para a região do hipogástrio e testículo homolateral, em cólica. No exame clínico, observou-se paciente inquieto, abdome livre, sem visceromegalias, sem sinais de abdome agudo, ruídos hidraéreos presentes e normoativos. A punho-percussão do ângulo costovertebral imediatamente abaixo da décima segunda costela esquerda causou dor moderada. O paciente negou febre e hematúria; seu exame sumário de urina (EAS) mostrou ausência de elementos anormais e 1 piócito/campo, e o hemograma completo não evidenciou anormalidades.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
O uso de amoxicilina durante três dias constitui o tratamento imediato e de primeira escolha para essa situação clínica.Um jovem de 28 anos de idade procurou a unidade básica de saúde queixando-se de que há 4 horas está apresentando dor de início súbito, intensa no flanco esquerdo, com irradiação para a região do hipogástrio e testículo homolateral, em cólica. No exame clínico, observou-se paciente inquieto, abdome livre, sem visceromegalias, sem sinais de abdome agudo, ruídos hidraéreos presentes e normoativos. A punho-percussão do ângulo costovertebral imediatamente abaixo da décima segunda costela esquerda causou dor moderada. O paciente negou febre e hematúria; seu exame sumário de urina (EAS) mostrou ausência de elementos anormais e 1 piócito/campo, e o hemograma completo não evidenciou anormalidades.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A urocultura (com antibiograma) é essencial para a definição da principal hipótese diagnóstica desse paciente.Um jovem de 28 anos de idade procurou a unidade básica de saúde queixando-se de que há 4 horas está apresentando dor de início súbito, intensa no flanco esquerdo, com irradiação para a região do hipogástrio e testículo homolateral, em cólica. No exame clínico, observou-se paciente inquieto, abdome livre, sem visceromegalias, sem sinais de abdome agudo, ruídos hidraéreos presentes e normoativos. A punho-percussão do ângulo costovertebral imediatamente abaixo da décima segunda costela esquerda causou dor moderada. O paciente negou febre e hematúria; seu exame sumário de urina (EAS) mostrou ausência de elementos anormais e 1 piócito/campo, e o hemograma completo não evidenciou anormalidades.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A dor desencadeada pela punho-percussão do ângulo costovertebral abaixo do décimo segundo arco costal é patognomônica de ITU.Um jovem de 28 anos de idade procurou a unidade básica de saúde queixando-se de que há 4 horas está apresentando dor de início súbito, intensa no flanco esquerdo, com irradiação para a região do hipogástrio e testículo homolateral, em cólica. No exame clínico, observou-se paciente inquieto, abdome livre, sem visceromegalias, sem sinais de abdome agudo, ruídos hidraéreos presentes e normoativos. A punho-percussão do ângulo costovertebral imediatamente abaixo da décima segunda costela esquerda causou dor moderada. O paciente negou febre e hematúria; seu exame sumário de urina (EAS) mostrou ausência de elementos anormais e 1 piócito/campo, e o hemograma completo não evidenciou anormalidades.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é de infecção do trato urinário (ITU){TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...