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No que concerne a conceito e dimensões da acreditação em serviços de saúde, julgue os itens subsecutivos.
Entende-se por IAC a organização de direito privado, com ou sem fins econômicos, credenciada pela ONA, com a responsabilidade de proceder à avaliação e certificação da qualidade de serviços, dentro do processo de acreditação, em nível nacional.
No que concerne a conceito e dimensões da acreditação em serviços de saúde, julgue os itens subsecutivos.
A organização avaliada não poderá interpor recurso junto à IAC até que saneie todas as irregularidades apontadas na folha de resumo da avaliação ou atestado de regularidade com ressalva emitido pelo auditor; todavia, após esse saneamento, será possível fazê-lo, no prazo de quarenta e cinco dias.
No que concerne a conceito e dimensões da acreditação em serviços de saúde, julgue os itens subsecutivos.
O certificado, juntamente com a documentação relativa ao relatório de avaliação (folha de resumo da avaliação e parecer final da instituição acreditadora), deverá ser encaminhado à ONA para fins de homologação. No caso de divergências entre os resultados (resumo da avaliação e parecer final da instituição acreditadora), a IAC deverá justificar o seu parecer à ONA.
No que concerne a conceito e dimensões da acreditação em serviços de saúde, julgue os itens subsecutivos.
O processo de avaliação de acreditação é considerado terminado após aprovação de relatório de avaliação pela instituição acreditadora, emissão do seu parecer final sobre o processo de avaliação, entrega deste à organização avaliada e dos documentos correspondentes à ONA.
Julgue os próximos itens, referentes a acreditação em serviços de saúde.
A solicitação de informações para o processo de avaliação e contratação da IAC segue o seguinte fluxo: a organização prestadora de serviços de saúde manifesta interesse em ser avaliada junto à IAC, a qual coleta as informações necessárias da requerente para formular a proposta e, na sequência, encaminha proposta à requerente, que analisa a proposta recebida.
Julgue os próximos itens, referentes a acreditação em serviços de saúde.
A acreditação está fundamentada em princípios éticos claramente estabelecidos e utiliza ferramentas metodológicas reconhecidamente eficazes no campo da avaliação, o que confere alta credibilidade ao processo. Os padrões internacionais e o método de avaliação de acreditação são desenhados para prover informações e estabelecer indicadores em saúde, voltados para a qualidade do cuidado ao paciente, que possibilitam melhorias efetivas no desenvolvimento das atividades clínicas e gerenciais.
Julgue os próximos itens, referentes a acreditação em serviços de saúde.
A organização hospitalar é considerada um sistema complexo, no qual as estruturas e os processos são de tal forma interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final. Por essa razão, não se avalia um setor ou departamento isoladamente, razão pela qual a acreditação é um método imposto legalmente, voltado à racionalização e à ordenação das organizações prestadoras de serviços hospitalares e, principalmente, de educação permanente dos seus profissionais.
Julgue os próximos itens, referentes a acreditação em serviços de saúde.
O conceito de acreditação foi proposto por Lambeck em 1956 e tem como premissa a avaliação da qualidade da atenção com base na observação direta, no registro e na história clínica do cliente. Acreditação consiste em um conjunto de atividades desenvolvidas tanto para controle acreditação stricto sensu quanto para avaliação de aspectos específicos e do sistema acreditação lato sensu.
Julgue os próximos itens, referentes a acreditação em serviços de saúde.
Hospitais públicos e hospitais privados representam duas realidades diferentes, que, por isso, demandam diferentes sistemas de acreditação hospitalar. Em que pese essa diferença quanto à acreditação, ambos serão submetidos a idênticos requisitos de qualidade: segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade do atendimento.
A respeito do controle de qualidade interno e externo em serviços de saúde, julgue os itens de 56 a 59.
A não conformidade maior encontrada durante o processo de avaliação consiste na ausência ou na incapacidade total da organização prestadora de serviços de saúde em atender ao requisito do padrão ou à norma como um todo, podendo ser gerada também por um grande número de não conformidades menores, constatadas durante a avaliação em um único item do padrão ou distribuídas de tal forma que afetem a coerência e o funcionamento do sistema, bem como por uma situação que possa, com base em evidências objetivas disponíveis, gerar dúvidas significativas quanto à qualidade que está sendo fornecida.
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