Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de cinquenta e três anos de idade, tabagista, portador de micro-hematúria e com lesão vesical vegetante no ultrassom, foi submetido à ressecção endoscópica, com achado de lesão vegetante de 3 cm, que foi completamente ressecada. O paciente recebeu a classificação de pT1 de alto grau.
Com relação ao caso clínico descrito acima, julgue os seguintes itens.
A indicação precoce de cistectomia aumentaria a chance de sobrevida desse paciente.Um paciente de cinquenta e três anos de idade, tabagista, portador de micro-hematúria e com lesão vesical vegetante no ultrassom, foi submetido à ressecção endoscópica, com achado de lesão vegetante de 3 cm, que foi completamente ressecada. O paciente recebeu a classificação de pT1 de alto grau.
Com relação ao caso clínico descrito acima, julgue os seguintes itens.
Persistir com o tabagismo aumentará o risco de recidiva da doença após o tratamento desse paciente.Um paciente de cinquenta e três anos de idade, tabagista, portador de micro-hematúria e com lesão vesical vegetante no ultrassom, foi submetido à ressecção endoscópica, com achado de lesão vegetante de 3 cm, que foi completamente ressecada. O paciente recebeu a classificação de pT1 de alto grau.
Com relação ao caso clínico descrito acima, julgue os seguintes itens.
A utilização de normogramas de progressão, como EUA score, e marcadores, como Ki67 e CK 20, seriam úteis para o prognóstico desse paciente e poderiam ajudar na tomada de decisão terapêutica.Um paciente de cinquenta e três anos de idade, tabagista, portador de micro-hematúria e com lesão vesical vegetante no ultrassom, foi submetido à ressecção endoscópica, com achado de lesão vegetante de 3 cm, que foi completamente ressecada. O paciente recebeu a classificação de pT1 de alto grau.
Com relação ao caso clínico descrito acima, julgue os seguintes itens.
A administração de dose única pós-operatória de quimioterapia intravesical é indicada para esse paciente com a finalidade de reduzir a chance de progressão da doença.Considerando a terapia hormonal para câncer de próstata avançado, julgue os itens subsecutivos. O uso de inibidor da CYP17A (abiraterona) diminui os valores de PSA, mas não causa uma melhora radiológica ou na sobrevida global dos usuários.
Considerando a terapia hormonal para câncer de próstata avançado, julgue os itens subsecutivos. O uso de inibidor da CYP17A (abiraterona) somente deve ser indicado quando há progressão da doença no período pós-quimioterapia.
Considerando a terapia hormonal para câncer de próstata avançado, julgue os itens subsecutivos. A progressão do câncer de próstata em paciente castrado pode ocorrer por alterações estruturais, fatores de crescimento e síntese de andrógenos intratumorais.
Considerando a terapia hormonal para câncer de próstata avançado, julgue os itens subsecutivos. A castração medicamentosa (ou bloqueio testicular) deverá ser suspensa no paciente hormônio-resistente para reduzir custos e risco de eventos cardiovasculares.
Com relação ao diagnóstico e aos aspectos anatomopatológicos do adenocarcinoma de próstata, julgue os itens seguintes. Na avaliação do escore de Gleason, deve ser considerada a soma da área mais comum com a segunda área mais comum de tumor. No caso de haver somente um grau presente, deve-se dobrar o resultado encontrado.
Com relação ao diagnóstico e aos aspectos anatomopatológicos do adenocarcinoma de próstata, julgue os itens seguintes. O escore de Gleason tem pouca correlação com a recidiva do câncer de próstata.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...