Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
A constatação de alta sensibilidade (99%) e baixa especificidade (75%) na oximetria de pulso (teste do coraçãozinho), realizada após o nascimento, torna desnecessária a ausculta cardíaca e a palpação sistemática dos pulsos.Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
A busca pelo diagnóstico precoce de malformações cardíacas justifica-se pela elevada mortalidade associada a esse agravo.Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, a causa mais provável de hipotireoidismo associa-se a alguma causa hipotalâmico-hipofisária, por ser a mais prevalente.Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
Se a malformação apresentada por essa criança fosse hipoplasia do coração esquerdo ou atresia pulmonar, o teste do coraçãozinho apresentaria resultado anormal.Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
A avaliação da oximetria de pulso é indicada por fornecer resultados válidos para todos os recém-nascidos, independentemente da idade gestacional.Em cada um dos itens que se seguem é apresentado um caso clínico, a respeito das doenças crônicas e dos acidentes na infância, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de três anos de idade apresenta, nas últimas semanas, febre baixa e intermitente, dores em membros inferiores e manchas roxas pelo corpo. No exame físico, o paciente apresentou palidez cutâneo-mucosa, equimoses em tronco e membros, sangramento gengival, linfadenomegalia cervical e hepatoesplenomegalia. Nesse caso, deve-se indicar como exame complementar inicial o mielograma.
Em cada um dos itens que se seguem é apresentado um caso clínico, a respeito das doenças crônicas e dos acidentes na infância, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um adolescente de treze anos de idade foi atendido no ambulatório de pediatria apresentando dor abdominal, perda de peso e inúmeros episódios de diarreia sem a presença de sangue nas fezes, há seis meses. No exame físico, constatou-se que o paciente apresentava emagrecido, palidez cutâneo-mucosa, distensão abdominal com dor difusa à palpação e um abcesso perianal. Nessa situação, Asca (anticorpo contra o Saccharomyces cerevisae) é um marcador sérico útil ao diagnóstico, com positividade entre 35% e 80% nos casos confirmados.
Em cada um dos itens que se seguem é apresentado um caso clínico, a respeito das doenças crônicas e dos acidentes na infância, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um adolescente de doze anos de idade, portador de insuficiência mitral por doença reumática e com boa adesão à profilaxia com penicilina benzatina necessitou ser submetido a procedimento dentário cirúrgico. Nessa situação, ele deverá receber antibioticoprofilaxia adicional, com amoxicilina, antes do procedimento.
Em cada um dos itens que se seguem é apresentado um caso clínico, a respeito das doenças crônicas e dos acidentes na infância, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de dois anos de idade foi levada a uma emergência médica por ter ingerido trinta comprimidos contendo 250 mg de sulfato ferroso cada um, há quinze minutos. Nesse caso, a conduta adequada consiste em fazer lavagem gástrica com soro fisiológico a 0,9%.
Um lactente, sexo masculino, de um mês de idade, foi levado pela mãe para a primeira consulta de avaliação de crescimento e desenvolvimento. A mãe relatou que teve doença hipertensiva da gravidez a partir da vigésima semana gestacional e que a criança havia nascido com trinta e nove semanas de gestação pesando 2.000 g (abaixo do percentil 5 da curva peso para a idade gestacional) e placenta com 400 g. Relatou ainda que tinha bastante leite e que a criança amamentava exclusivamente no peito. No cartão da criança, constava que ela havia recebido a primeira dose da vacina anti-hepatite B na maternidade. No exame físico, a criança apresentou peso de 2.400 g com direção ascendente, porém situado abaixo do escore Z -3 da curva peso para a idade, conforme Organização Mundial da Saúde. Ainda no exame físico, não foram constatados achados significativos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O referido lactente deve ser encaminhado para receber doses das vacinas BCG e uma segunda dose da vacina contra a hepatite B.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...