Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente de seis meses de idade, não vacinado contra o rotavírus, apresentou quadro de febrícula, vômitos e diarreia com fezes líquidas e explosivas havia dois dias. Ele estava sendo alimentado com fórmula láctea infantil do primeiro semestre, frutas da estação e uma sopinha no almoço, que aceitava bem. Sua mãe procurou uma unidade básica de saúde porque a criança apresentava vermelhidão na região das fraldas. Na unidade de saúde, foi constatada a presença de extenso eritema na região apontada pela mãe.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens subsecutivos.
Nesse caso, além de se manter a dieta da criança, respeitando-se sua aceitação alimentar, devem ser oferecidos sais de reidratação oral após cada evacuação diarreica.Com relação aos distúrbios cardiológicos em crianças, julgue os próximos itens. Situação hipotética: Uma gestante com doença de Chagas em fase indeterminada teve um neonato pequeno para a idade gestacional. Assertiva: Nesse caso, o exame padrão-ouro para o diagnóstico da infecção pelo Trypanosoma cruzi no recém-nascido é a imunofluorescência indireta IgM para o parasita.
Com relação aos distúrbios cardiológicos em crianças, julgue os próximos itens. Situação hipotética: Um recém-nascido com quarenta e oito horas de vida apresentou saturação de oxigênio na mão direita e no pé direito de 94%, em duas ocasiões e com uma hora de diferença entre elas. Assertiva: Nesse caso, deve-se realizar um ecocardiograma nas vinte e quatro horas seguintes e não dar alta ao recém-nascido.
Com relação aos distúrbios cardiológicos em crianças, julgue os próximos itens. Situação hipotética: Um adolescente de doze anos de idade, com insuficiência mitral por doença reumática, apresentou-se na emergência de um hospital com febre havia quinze dias, mal-estar geral e anemia. O médico, após examiná-lo, suspeitou de endocardite bacteriana e solicitou um ecocardiograma, o qual mostrou vegetações em válvula mitral. Assertiva: Nessa situação clínica, deve-se iniciar o tratamento empírico com penicilina associada a um aminoglicosídeo.
Com relação às doenças respiratórias na infância, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Um lactente de quinze meses de idade apresentou seis episódios de pneumonia desde o terceiro mês de vida. As radiografias de tórax realizadas nessa criança mostram condensações de localização variada em ambos os pulmões. Assertiva: Nesse caso, torna-se imprescindível a realização dos seguintes exames: pesquisa de refluxo gastroesofágico por pHmetria esofágica, quantificação de cloro e sódio no suor, dosagem de imunoglobulinas séricas e pesquisa de anti-HIV.
Com relação às doenças respiratórias na infância, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Um escolar hígido de doze anos de idade apresentava, havia três dias, febre, tosse seca e dor em hemitórax esquerdo. No exame físico, o médico constatou que ele estava febril, com frequência respiratória de 35 irpm, frêmito tóraco-vocal e murmúrio vesicular diminuídos em 1/3 inferior do hemitórax direito. A radiografia do tórax mostrou condensação pulmonar em lobo inferior direito. Assertiva: Nessa situação, o agente etiológico mais provável é a bactéria Streptococcus pneumoniae.
Um lactente de quatro meses de idade cronológica, nascido prematuro de vinte e nove semanas gestacionais, apresentou, durante o inverno, febre, tosse e dificuldade respiratória nos últimos três dias antes de ser levado por sua mãe à emergência pediátrica. A mãe relatou que a criança nunca havia apresentado um episódio semelhante a esse. O calendário vacinal mostrou que a criança recebeu duas doses da vacina antipneumocócica decavalente, porém não recebeu palivizumabe. O exame físico da criança mostrou desidratação, taquipnéia, retração intercostal e sibilos inspiratórios e expiratórios. O resultado do hemograma solicitado pelo médico revelou hematócrito de 40%, concentração de hemoglobina de 13 g/dL, 9.000 leucócitos/mm3, 55% de linfócitos, 34% de neutrófilos, 2% de eosinófilos, 1% de basófilos, 8% de monócitos, 340.000 plaquetas/mm3. O médico solicitou radiografia de tórax da criança, cuja imagem é apresentada na figura.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O diagnóstico dessa criança é de bronquiolite viral, sendo o principal agente etiológico o vírus sincicial respiratório.Um lactente de quatro meses de idade cronológica, nascido prematuro de vinte e nove semanas gestacionais, apresentou, durante o inverno, febre, tosse e dificuldade respiratória nos últimos três dias antes de ser levado por sua mãe à emergência pediátrica. A mãe relatou que a criança nunca havia apresentado um episódio semelhante a esse. O calendário vacinal mostrou que a criança recebeu duas doses da vacina antipneumocócica decavalente, porém não recebeu palivizumabe. O exame físico da criança mostrou desidratação, taquipnéia, retração intercostal e sibilos inspiratórios e expiratórios. O resultado do hemograma solicitado pelo médico revelou hematócrito de 40%, concentração de hemoglobina de 13 g/dL, 9.000 leucócitos/mm3, 55% de linfócitos, 34% de neutrófilos, 2% de eosinófilos, 1% de basófilos, 8% de monócitos, 340.000 plaquetas/mm3. O médico solicitou radiografia de tórax da criança, cuja imagem é apresentada na figura.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Beta-adrenérgico, corticoide e antibiótico devem fazer parte do arsenal terapêutico inicial.Um lactente de quatro meses de idade cronológica, nascido prematuro de vinte e nove semanas gestacionais, apresentou, durante o inverno, febre, tosse e dificuldade respiratória nos últimos três dias antes de ser levado por sua mãe à emergência pediátrica. A mãe relatou que a criança nunca havia apresentado um episódio semelhante a esse. O calendário vacinal mostrou que a criança recebeu duas doses da vacina antipneumocócica decavalente, porém não recebeu palivizumabe. O exame físico da criança mostrou desidratação, taquipnéia, retração intercostal e sibilos inspiratórios e expiratórios. O resultado do hemograma solicitado pelo médico revelou hematócrito de 40%, concentração de hemoglobina de 13 g/dL, 9.000 leucócitos/mm3, 55% de linfócitos, 34% de neutrófilos, 2% de eosinófilos, 1% de basófilos, 8% de monócitos, 340.000 plaquetas/mm3. O médico solicitou radiografia de tórax da criança, cuja imagem é apresentada na figura.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso, a pneumonia bacteriana não configura um diagnóstico diferencial, pois se trata do primeiro episódio de dificuldade respiratória com broncoespasmo. Além disso, a radiografia do tórax não mostra áreas de atelectasia ou condensação.Um menino de dois anos de idade com febre e perda de peso havia três semanas foi levado ao hospital pela mãe. O calendário vacinal da criança estava atualizado com todas as vacinas recomendadas. A mãe relatou que ambos moravam com os avós da criança e que havia cerca de dois meses o avô foi diagnosticado com tuberculose. O médico solicitou que a criança fosse submetida a alguns exames. A radiografia do tórax apresentou padrão normal, o teste tuberculínico (PPD) foi de 9 mm e a pesquisa de bacilo de Koch no lavado gástrico foi negativo. Com base no caso clínico apresentado, julgue os próximos itens. O resultado negativo obtido na pesquisa de bacilo de Koch no caso clínico em questão, por meio do lavado gástrico, afasta a possibilidade de o menino ter tuberculose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...