Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às doenças desmielinizantes, julgue os seguintes itens. Para confirmar o diagnóstico da síndrome do espectro neuromielite óptica, é necessária a presença de anticorpos antiaquaporina 4 no soro ou no liquor do paciente.
Em relação às doenças desmielinizantes, julgue os seguintes itens. Os critérios de disseminação no tempo podem exigir uma das duas situações: presença de nova lesão em T2 (ou com realce por gadolínio) em uma ressonância de controle, a qualquer tempo, quando comparada à ressonância inicial; a segunda caracteriza-se pela presença de, pelo menos, uma lesão captante simultânea à lesão não captante, em uma mesma imagem por ressonância.
Acerca dos transtornos do movimento, julgue os itens que se seguem. A hiperecplexia hereditária é um transtorno genético causado por mutações no gene do receptor gabaérgico.
Acerca dos transtornos do movimento, julgue os itens que se seguem. A síndrome opsoclonus-myoclonus-ataxia associa-se mais frequentemente à neoplasia quando iniciada em pacientes na faixa etária adulta do que quando iniciada em pacientes na faixa etária pediátrica.
Acerca dos transtornos do movimento, julgue os itens que se seguem. O tremor de Holmes secundário à lesão isquêmica de circuitos que envolvam mesencéfalo, núcleo rubro, núcleo denteado ou pedúnculo cerebelar superior apresenta-se habitualmente em repouso, postura e ação, e costuma apresentar alta frequência (mais de sete oscilações por segundo).
Acerca dos transtornos do movimento, julgue os itens que se seguem. A doença de Segawa, distonia responsiva à dopamina com flutuações diurnas, está classicamente relacionada, na forma autossômica dominante, a mutações no gene da GTP ciclo-hidrolase I, no cromossomo 14. Esse gene codifica enzima que converte GTP em tetra-hidrobiopterina (BH4), o cofator da enzima tirosina hidroxilase, que é essencial para a síntese de dopamina.
Os transtornos do sono podem ocorrer com movimentos involuntários, podendo esses movimentos se apresentar de maneira estereotipada, violenta e periódica. As etiologias são diversas, e acredita-se que haja componentes genéticos, autoimunes ou mesmo degenerativos.
Considerando o texto apresentado, julgue os itens seguintes a respeito de transtornos do movimento e do sono.
O transtorno comportamental do sono de movimentos rápidos dos olhos é um quadro clínico que pode ser associado ao aumento no risco de desenvolvimento de sinucleinopatias degenerativas, como a demência por corpos de Lewy e a atrofia de múltiplos sistemas.Os transtornos do sono podem ocorrer com movimentos involuntários, podendo esses movimentos se apresentar de maneira estereotipada, violenta e periódica. As etiologias são diversas, e acredita-se que haja componentes genéticos, autoimunes ou mesmo degenerativos.
Considerando o texto apresentado, julgue os itens seguintes a respeito de transtornos do movimento e do sono.
Os movimentos periódicos dos membros durante o sono, comumente associados à doença de Willis-Ekbon, são caracterizados pela dorsiflexão dos pododáctilos e dos tornozelos, com ativação do músculo tibial anterior. Esses movimentos têm a duração aproximada de trinta segundos, com intervalo médio de cinco a noventa minutos e em uma série de, pelo menos, quatro movimentos consecutivos.Uma paciente de dezessete anos de idade foi admitida em um hospital apresentando surto psicótico inédito havia trinta dias. Apesar do tratamento com lítio e bloqueador dopaminérgico, sua condição clínica continuou a piorar, com o aparecimento de movimentos estereotipados involuntários nas pernas e alteração do estado de alerta (torpor). Os resultados dos exames foram os seguintes: na ressonância magnética de encéfalo, constatou-se tênue hipersinal na sequência FLAIR (fluid attenuated inversion recovery) sobre ambos os hipocampos; no exame do líquido cefalorraquidiano, observou-se leve hiperproteinorraquia e não havia pleocitose significativa; e, na tomografia da pelve, foi detectado teratoma ovariano.
Em relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir.
O provável diagnóstico para essa paciente é encefalite causada por anticorpos anti-NMDA. Esse tipo de encefalite tem as discinesias orofaciais e a disautonomia como algumas de suas manifestações características.Julgue os próximos itens, relativos às disgenesias do sistema nervoso. A malformação de Arnold-Chiari envolve o cerebelo caudal e o bulbo caudal. Essa malformação causa sintomas inespecíficos, como cefaleia, vertigens e dores cervicais, que podem ser aliviados pela manobra de Valsalva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...