Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Caso clínico CG2A1-I

Um magistrado compareceu ao serviço de saúde com quadro clínico de febre de 39 ºC e intensas dores musculares e de cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo. Relatou, ainda, sentir dor ao realizar movimento ocular. Foi diagnosticado com gripe (CID-10: J11) de subtipo viral já conhecido e recebeu atestado médico, que apresentou ao tribunal, para se afastar do trabalho por dois dias. Meses depois, em exame periódico de saúde, foram identificados anticorpos que evidenciaram que o magistrado havia contraído dengue (CID-10: A90), e não gripe. O magistrado recebera, portanto, um diagnóstico equivocado. 

Em epidemiologia, considera-se natural a subnotificação de casos de doenças, por diversas razões. O caso clínico CG2A1-I é um exemplo que resulta em subnotificação de dengue, devido à ausência de

    A) sintomas da doença.

    B) diagnóstico da doença.

    C) obrigatoriedade de notificação.

    D) busca tardia pelo serviço de saúde.

    E) atendimento diferenciado pelo serviço de saúde.

Caso clínico CG2A1-I

Um magistrado compareceu ao serviço de saúde com quadro clínico de febre de 39 ºC e intensas dores musculares e de cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo. Relatou, ainda, sentir dor ao realizar movimento ocular. Foi diagnosticado com gripe (CID-10: J11) de subtipo viral já conhecido e recebeu atestado médico, que apresentou ao tribunal, para se afastar do trabalho por dois dias. Meses depois, em exame periódico de saúde, foram identificados anticorpos que evidenciaram que o magistrado havia contraído dengue (CID-10: A90), e não gripe. O magistrado recebera, portanto, um diagnóstico equivocado. 

Do caso clínico CG2A1-I conclui-se que o diagnóstico equivocado

    A) provocou erro no cálculo do índice de absenteísmo-doença para magistrados.

    B) alterou o índice de realização de exame periódico de saúde para magistrados.

    C) levou à notificação compulsória de gripe e à não notificação compulsória de dengue.

    D) afetou a contabilização de doenças na gestão do absenteísmo por doença para magistrados.

    E) resultou em absenteísmo maior do que o efetivamente necessário para a recuperação do magistrado.

Os serviços de saúde devem fornecer meios aos usuários e usuárias para que façam uma escolha consciente do método anticoncepcional que melhor se adapta às suas necessidades. Lembrando que qualquer que seja a escolha, deve-se estimular o uso associado do preservativo masculino ou feminino para proteção contra DST. Um fator de influência na escolha do método são as contraindicações ao uso dos anticoncepcionais hormonais, sendo todas as que se seguem, EXCETO:

    A) Idade maior ou igual a 35 anos e fumante.

    B) Doença tromboembólica em atividade no momento ou no passado.

    C) Câncer de mama atual ou no passado.

    D) Antecedente de acidente vascular cerebral (AVC).

    E) Mulheres que tiveram aborto recentemente.

A puberdade precoce (o aparecimento de caracteres sexuais secundários antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos) pode comprometer a estatura final de crescimento. Ao ser detectado desenvolvimento isolado das mamas (telarca precoce) ou dos pelos pubianos (pubarca precoce). É conduta INCORRETA frente a estes achados:

    A) A avaliação da progressão por 3-6 meses pode auxiliar na definição de necessidade ou não de tratamento nos casos de estágio iniciais de puberdade, especialmente em meninas entre 6-8 anos.

    B) A realização de ultrassonografia (USG) pélvica para avaliação de tamanho uterino e aumento da espessura endometrial e aspecto ovariano.

    C) A Radiografia anual de mãos e punhos, para avaliação da idade óssea, não tem boa correlação com prognostico, por isto deve ser evitada.

    D) Dosagem de valores basais de LH e, em alguns casos o teste de GnRH, são necessários para o diagnóstico.

    E) A ressonância magnética (RNM) de crânio faz parte de investigação nos casos de suspeita de puberdade precoce de origem central.

As Infecções de trato urinário (ITUs) são mais frequentes nas mulheres, sendo estimado que cerca de metade das mulheres terão ao menos um episódio de ITU ao longo da vida. Um número bem mais restrito de mulheres desenvolve quadros cronicamente recorrentes de ITUs, dando origem à condição conhecida como ITU recorrente, ou ITU de repetição, sendo FALSA a afirmativa:

    A) Para seu diagnóstico há que registrar-se mais de 5 episódios de infecção no curso de 12 meses, ou 3 episódios em seis meses, sem necessidade de demonstração de resolução após cada tratamento.

    B) O hipoestrogenismo observado na menopausa provoca alterações na microbiota e atrofia da mucosa vaginal, com perda de lactobacilos e elevação do pH do meio, fatores que se relacionam com um maior risco de colonização vaginal e infecções ascendentes.

    C) Incontinência urinária e disfunções miccionais com a presença de um esvaziamento vesical lento ou incompleto, e de resíduos pós-miccionais superiores a 30mL, se associam a um maior risco de quadro recorrentes de ITU.

    D) Urolitíase pode estar associada a quadros recorrentes de ITU.

    E) Mulheres sexualmente ativas estão sob maior risco de desenvolverem ITU.

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das afecções mais comuns na gestação, podendo ter evolução desfavorável, com complicações sérias para a mãe e o concepto, apesar de terapia antimicrobiana adequada. Assinale a bactéria mais frequentemente envolvida com sua gênese durante esta especial fase da mulher:

    A) Klebsiella.

    B) Enterobacter.

    C) Staphylococus coagulase negativa.

    D) Enterococcus.

    E) Escherichia coli.

O grave comprometimento da qualidade de vida das mulheres que apresentam prolapso genital, o aumento de sua prevalência em decorrência da maior expectativa de vida da população e a frequência com que se observa recidiva do prolapso após tentativas cirúrgicas prévias, têm determinado profundo interesse na revisão dos métodos terapêuticos disponíveis para o tratamento dessa afecção, em particular a abordagem cirúrgica. Ê correta a assertiva:

    A) A fixação alta nos ligamentos uterossacros apresenta boa taxa de cura e risco de até 11% de lesão ureteral, sendo a cistoscopia mandatória e, de preferência utilizando algum corante como índigo carmin.

    B) Na cirurgia de prolapso no compartimento anterior, preferencialmente, fazer o tratamento utilizando tela sintética para correção.

    C) A colpocleise é uma ótima alternativa para pacientes menopausadas, independente das condições clínicas e da atividade sexual.

    D) Há grande diferença na eficácia da via laparotômica ou laparoscópica na sacrocolpopexia abdominal, porem prefere-se a via laparoscópica por ter relação com menor sangramento e curva de aprendizado menor.

    E) Não há necessidade de investigar a presença de prolapso uterino ou de cúpula associado às grandes cistoceles, para programação cirúrgica.

A endometriose é uma doença ginecológica definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina. Pode -se afirmar corretamente:

    A) A escolha do tratamento deve levar em consideração somente a extensão e localização da doença, sendo preferencialmente cirúrgico, quando ocorre fora da idade fértil.

    B) As apresentações clínicas menos comuns são infertilidade e dor pélvica, sendo mais frequentes as crises vasomotoras.

    C) A dor não é influenciada pela profundidade do implante endometriótico nem sua localização.

    D) O padrão-ouro para diagnóstico de endometriose é a laparoscopia com inspeção direta da cavidade e visualização dos implantes, não necessitando de biópsia para confirmação histopatológica.

    E) Quando houver indicação ao uso de Danazol, deve -se controlar contagem de plaquetas, não havendo necessidade de testes de função hepática, pois sua eliminação é unicamente renal.

A presença de úlcera genital está associada a elevado risco de transmissão e aquisição do HIV e tem sido descrita como a principal causa para a difusão do vírus nas populações de maior vulnerabilidade; portanto, o diagnóstico e tratamento imediato dessas lesões constitui uma medida de prevenção e controle da epidemia de HIV. Na presença de úlcera genital, a pesquisa e tratamento devem ser direcionados para os seguintes agentes etiológicos, EXCETO:

    A) Herpes genital.

    B) Cancroide.

    C) Sífilis primária.

    D) Gonorréia.

    E) Linfogranuloma venéreo.

No período do climatério, alterações endócrinas decorrentes sobretudo do declínio da função ovariana são de grande importância. Clinicamente essas modificações se apresentam como insuficiência do corpo lúteo, que nas fases iniciais determina irregularidades menstruais, como espanio ou polimenorreia, evoluindo mais tardiamente para amenorréia por anovulação temporária ou definitiva. Vários fatores interferem na instalação da menopausa, sendo FALSA a afirmativa:

    A) Mulheres que vivem em países de altitudes maiores podem apresentar a menopausa em idade mais precoce.

    B) Nutrição deficiente e baixo peso levam à ocorrência precoce da idade da menopausa.

    C) Mulheres multíparas têm menopausa mais precocemente.

    D) Mulheres que têm longas jornadas de trabalho e exercem atividades estressantes têm mais chances de entrar na menopausa mais cedo.

    E) Mulheres tabagistas tem a idade da instalação da menopausa antecipada de 12 a 18 meses.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...