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A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
Xin tem como uma de suas funções armazenar Xue.
Partindo do discurso taoísta, que buscava entender o organismo humano por meio de comparações com os fenômenos cíclicos da natureza, como o dia e a noite (o Yin e o Yang) e as estações climáticas do ano (os Cinco Elementos ou Cinco Fases), a Medicina Tradicional Chinesa buscava aprofundar sua explanação racional sobre a fisiologia, estabelecendo conceitos como o Jing (essência), o Qi, o Xue (sangue) e os Jin Ye (líquidos orgânicos). Acerca desses conceitos peculiares da Medicina Tradicional Chinesa, julgue os itens seguintes.
As funções de Jin Ye incluem nutrir e umedecer, participar das eliminações corporais, fornecer a parte líquida de Xue e participar da regulação da temperatura corporal.
Partindo do discurso taoísta, que buscava entender o organismo humano por meio de comparações com os fenômenos cíclicos da natureza, como o dia e a noite (o Yin e o Yang) e as estações climáticas do ano (os Cinco Elementos ou Cinco Fases), a Medicina Tradicional Chinesa buscava aprofundar sua explanação racional sobre a fisiologia, estabelecendo conceitos como o Jing (essência), o Qi, o Xue (sangue) e os Jin Ye (líquidos orgânicos). Acerca desses conceitos peculiares da Medicina Tradicional Chinesa, julgue os itens seguintes.
As funções do Qi Defensivo são: defender a superfície do corpo, controlar a abertura e o fechamento dos poros, controlar a transpiração e participar do controle da temperatura corporal.Partindo do discurso taoísta, que buscava entender o organismo humano por meio de comparações com os fenômenos cíclicos da natureza, como o dia e a noite (o Yin e o Yang) e as estações climáticas do ano (os Cinco Elementos ou Cinco Fases), a Medicina Tradicional Chinesa buscava aprofundar sua explanação racional sobre a fisiologia, estabelecendo conceitos como o Jing (essência), o Qi, o Xue (sangue) e os Jin Ye (líquidos orgânicos). Acerca desses conceitos peculiares da Medicina Tradicional Chinesa, julgue os itens seguintes.
O Jing Inato ou Congênito (Essência Pré-Celestial ou do Céu Anterior) é armazenado por Shèn ("Rim") e é fixo pela vida inteira, uma vez que só é recebido na concepção.
Partindo do discurso taoísta, que buscava entender o organismo humano por meio de comparações com os fenômenos cíclicos da natureza, como o dia e a noite (o Yin e o Yang) e as estações climáticas do ano (os Cinco Elementos ou Cinco Fases), a Medicina Tradicional Chinesa buscava aprofundar sua explanação racional sobre a fisiologia, estabelecendo conceitos como o Jing (essência), o Qi, o Xue (sangue) e os Jin Ye (líquidos orgânicos). Acerca desses conceitos peculiares da Medicina Tradicional Chinesa, julgue os itens seguintes.
O Qi armazenado no Jiao superior e que promove as funções de Fei ("Pulmão") e Xin ("Coração") é chamado de Zong Qi (Qi Torácico ou Peitoral).
Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam uma linguagem metafórica e simbólica oriunda do discurso característico da filosofia clássica chinesa, taoísta sobretudo, que era, então, aplicada para justificar os fenômenos fisiológicos e patológicos do corpo humano. À luz das conceituações oriundas desse discurso peculiar de época, julgue os itens a seguir.
O sabor amargo, o vento, a primavera e a raiva pertencem, por definição, ao Elemento Madeira.
Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam uma linguagem metafórica e simbólica oriunda do discurso característico da filosofia clássica chinesa, taoísta sobretudo, que era, então, aplicada para justificar os fenômenos fisiológicos e patológicos do corpo humano. À luz das conceituações oriundas desse discurso peculiar de época, julgue os itens a seguir.
O sabor salgado, a cor preta, o frio e a umidade pertencem, por definição, ao Elemento Água.
Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam uma linguagem metafórica e simbólica oriunda do discurso característico da filosofia clássica chinesa, taoísta sobretudo, que era, então, aplicada para justificar os fenômenos fisiológicos e patológicos do corpo humano. À luz das conceituações oriundas desse discurso peculiar de época, julgue os itens a seguir.
Uma enfermidade que seja causada por Madeira atacando Terra pertence ao princípio de contradominância no que se refere aos Cinco Elementos.
Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam uma linguagem metafórica e simbólica oriunda do discurso característico da filosofia clássica chinesa, taoísta sobretudo, que era, então, aplicada para justificar os fenômenos fisiológicos e patológicos do corpo humano. À luz das conceituações oriundas desse discurso peculiar de época, julgue os itens a seguir.
Uma doença que seja causada por Madeira atacando Metal pertence ao princípio de dominância no que se refere aos Cinco Elementos.
Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam uma linguagem metafórica e simbólica oriunda do discurso característico da filosofia clássica chinesa, taoísta sobretudo, que era, então, aplicada para justificar os fenômenos fisiológicos e patológicos do corpo humano. À luz das conceituações oriundas desse discurso peculiar de época, julgue os itens a seguir.
A umidade, o repouso, a face ântero-medial dos membros, a predominância adiposa, a posição embaixo e o movimento descendente pertencem ao conceito relativo Yin.
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