Lista completa de Questões sobre Anatomia Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biópsia gástrica em um indivíduo de 43 anos, portador de lesão ulcerada de pequenas dimensões, mostrou infiltração do córion por células com características em anel de sinete. Realizada a gastrectomia, observou-se uma lesão macroscópica compatível com carcinoma superficial. Do ponto de vista histológico, a lesão que corresponde a este diagnóstico é aquela que está:
restrita à submucosa com metástase para linfonodos peri-gástricos;
infiltrando a muscular própria com linfonodos livres;
comprometendo toda a parede do órgão sem metástase ganglionar;
atingindo a serosa e com metástase para linfondos peri-gástricos;
infiltrando a muscular própria com comprometimento ganglionar.
Paciente do sexo masculino, de 53 anos de idade, com esplenomegalia, pancitopenia e aspirado medular seco, foi submetido a biópsia de medula óssea. Este exame mostrou medula hipercelular com substituição dos tecidos adiposo e hemopoiético por infiltrado linfocitário composto por células pequenas, com núcleo ligeiramente irregular e citoplasma inaparente, que são, caracteristicamente, separadas umas das outras. A coloração para fibras reticulínicas mostrou-se fortemente positiva. O diagnóstico mais provável é:
Paciente do sexo feminino, de 40 anos de idade, portadora de bócio difuso, foi submetida a biópsia de tireóide, cujo diagnóstico foi de tireoidite de Hashimoto. A única doença que NÃO está associada a esta entidade é:
Metástase é um dos maiores marcadores de um tumor maligno. Pode-se dizer, portanto, que todo câncer pode metastatizar. Assinale a opção que apresenta as EXCEÇÕES:
o mesotelioma e o carcinoma superficial de estômago;
o carcinoma transicional de bexiga e o carcinoma de colo uterino.
Biópsia renal com necrose fibrinóide de arteríola aferente e arteriolite hiperplásica é diagnóstico de:
Paciente com 24 anos de idade, em investigação para esterilidade, realizou curetagem uterina. Ao exame histológico observou-se que o endométrio era formado por glândulas tortuosas, com vacúolos subnucleares e moderado edema estromal. Este endométrio deve ser classificado como:
Peça cirúrgica representada por porção de jejuno, íleo terminal e ceco. Ao exame macroscópico intercalava áreas preservadas com áreas comprometidas. Estas eram caracterizadas por espessamento da parede do órgão e úlceras superficiais com formação de pseudo-pólipos. Ao exame microscópico, o processo era transmural, com presença de fólículos linfóides e esboço de estruturas granulomatosas. A principal possibilidade diagnóstica é:
Mulher com 48 anos de idade, não fumante, é submetida a Raio X de tórax de rotina. Neste exame foi constatado lesão de, mais ou menos, 3.0cm, localizada na periferia do lobo superior direito. Realizada a biópsia pulmonar, constatou-se uma neoplasia maligna de linhagem epitelial com áreas focais de fibrose. O provável tipo histológico é:
Biópsia de gânglio linfático cervical realizada em paciente assintomático, com 20 anos de idade mostrou: apagamento da estrutura normal do órgão, fibrose de cápsula, grande proliferação de linfócitos pequenos, ocasionais eosinófilos, raras células típicas de Reed-Sternberg e freqüentes células lacunares que tendem a se agrupar no parênquima ganglionar. O diagnóstico foi de doença de Hodgkin, sub-tipo:
Paciente HIV+ com processo pneumônico foi submetido a biópsia pulmonar onde foi detectada inclusão por citomegalovírus. Nestes casos, deve-se realizar colorações especiais para procurar associação com outras doenças, pois geralmente, estes pacientes apresentam co-infecção por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...