Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, de 18 anos de idade, hipertenso de difícil controle é atendido em uma unidade de emergência. Após rever o Rx realizado pelo paciente, percebe-se uma corrosão dos arcos costais posteriores em sua superfície inferior. Nesse caso, a hipótese etiológica para a hipertensão do paciente é:
Dos critérios avaliados no escore de risco CHA2DS2VASC, um deles recebe uma pontuação maior, pois representa um acentuado risco de evento embólico, na presença de fibrilação atrial. A alternativa correta é:
Uma jovem hipertensa, acompanhada em clínica de família, engravida sem planejamento. O médico que a acompanha, ao saber da gravidez, suspende um dos medicamentos, abaixo, pois está contraindicado na gravidez:
Um paciente jovem é atendido em unidade de emergência com uma arritmia caracterizada por um ritmo irregular com QRS largo e frequência cardíaca de 220 bpm. Considera-se como a principal hipótese diagnóstica para essa arritmia:
Um dos achados de exame físico descritos, abaixo, é considerado um critério de gravidade, em um paciente de 65 anos, com estenose aórtica:
Uma mulher de 32 anos de idade é atendida com queixa de cansaço a esforços moderados que se iniciou durante sua gravidez, há 2 anos, e que vem piorando nos últimos meses. Refere que durante a gestação havia sido informada que deveria procurar um cardiologista, pois apresentava um distúrbio no ritmo. Com o dia a dia atribulado de cuidar da criança recémnascida acabou não seguindo a orientação. Há três semanas foi atendida em uma UPA e, novamente, lhe foi informado que apresentava uma arritmia. Finalmente, busca atendimento em uma clínica de família e ao ser examinada percebe-se que seu ritmo está muito irregular e que há um sopro diastólico no foco mitral, além de uma frequência cardíaca de 90 bpm e pressão arterial de 124/80 mmHg. A abordagem a ser feita nessa paciente é:
Medicina - Cardiologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Em relação ao papel do ecocardiograma fetal, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A banda moderadora identifica o átrio direito no feto.
( ) No mínimo, duas veias pulmonares devem ser vistas.
( ) Os ventrículos têm tamanhos e espessuras de parede diferentes.
( ) O ecocardiograma fetal tem importante valor no diagnóstico das patologias congênitas.
( ) As válvulas atrioventriculares já devem ser visualizadas funcionalmente e anatomicamente separadas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Medicina - Cardiologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Paciente de 20 anos vem para avaliação ecocardiográfica após ter sido submetido à correção de Tetralogia de Fallot. Em relação ao papel do ecocardiograma nesse paciente, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O ecocardiograma é o método de melhor acurácia para medidas da função sistólica ventricular direita.
( ) O eixo curto paresternal e o subcostal apical são cortes apropriados para visualização da via de saída do VD e do conduto pulmonar.
( ) O PHT é inversamente proporcional ao volume regurgitante. Valores abaixo de 100/ms são muito específicos para Insuficiência Pulmonar Grave.
( ) A obstrução de via de saída de VD observada em adultos operados de Fallot em geral é causada pela degeneração do conduto valvar colocado para correção da Insuficiência Pulmonar.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Medicina - Cardiologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Paciente de 34 anos realizou ecocardiograma transesofágico no intraoperatório.
De acordo com as imagens apresentadas nas figuras A e B, ambas em sístole ventricular, é correto afirmar que a figura
Medicina - Cardiologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Homem de 46 anos, assintomático, foi admitido no hospital com hemiplegia e afasia. Nega cardiopatias, história de arritmias ou outros sintomas neurológicos. Nega tabagismo. O eco transtorácico revelou câmaras cardíacas com dimensões normais. Realizou ecocardiograma transesofágico.
De acordo com a imagem apresentada na figura 1, a principal possibilidade diagnóstica para esse caso é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...