Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com quarenta e cinco anos de idade foi admitido em uma unidade de emergência apresentando dispneia em repouso, história de ortopneia, dispneia paroxística noturna e palpitações recentes, que iniciaram havia vinte e quatro horas, após consumo abusivo de bebida alcoólica. No exame físico, constataram-se ritmo cardíaco irregular, frequência cardíaca de 165 bpm, pressão arterial de 110 mmHg × 80 mmHg, bulhas cardíacas normofonéticas e sem sopro. Na ausculta pulmonar, foram identificados estertores crepitantes em ambas as bases pulmonares. O exame do abdome foi normal e não havia sinais de edema de membros inferiores. O eletrocardiograma mostrou presença de ondas f de fibrilação atrial sem sinais eletrocardiográficos de crescimentos cavitários.
A respeito desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A cardioversão elétrica constitui procedimento de escolha nos casos de fibrilação atrial com início recente, ou seja, com menos de vinte e quatro horas.Com referência aos quatro estágios de evolução eletrocardiográfica observados em pacientes com diagnóstico de pericardite aguda, julgue os itens subsequentes. O estágio 4 é representado, na maioria das vezes, pela restituição ao eletrocardiograma basal normalização , ou seja, o ponto J, o segmento ST e o PR encontram-se isoelétricos, e as ondas T têm polaridade que acompanha a maior deflexão do complexo QRS.
Com referência aos quatro estágios de evolução eletrocardiográfica observados em pacientes com diagnóstico de pericardite aguda, julgue os itens subsequentes. No estágio 1 (primeiras horas a dias do início do quadro evolutivo), são observados os seguintes achados, geralmente em todas as derivações: o segmento PR encontra-se isoelétrico ou supradesnivelado; infradesnivelamento do ponto J e do segmento ST; e as ondas T têm polaridade oposta à maior deflexão do complexo QRS.
Com referência aos quatro estágios de evolução eletrocardiográfica observados em pacientes com diagnóstico de pericardite aguda, julgue os itens subsequentes. A presença do ponto J e do segmento ST acentuadamente infradesnivelado em associação com ondas T retificadas e o supradesnivelamento do segmento PR são características clássicas do estágio 2 de evolução eletrocardiográfica, geralmente visto na primeira semana de evolução.
Tendo como referência o gráfico e as informações precedentes, julgue os itens seguintes, relativos ao potencial de ação.
Do ponto de vista eletrofisiológico, o potencial de ação mostrado nessa figura possui características típicas das chamadas células miocárdicas de resposta rápida.Tendo como referência o gráfico e as informações precedentes, julgue os itens seguintes, relativos ao potencial de ação.
O cronotropismo cardíaco depende da frequência de disparo da célula P em tela, que está associada basicamente à velocidade de despolarização da fase 4 do potencial de ação, bem como aos níveis do potencial limiar e do potencial máximo de repouso.A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
De acordo com os critérios de Duke, a hipótese diagnóstica para esse paciente é endocardite infecciosa.A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O sucesso do tratamento dessa condição clínica depende de três componentes básicos: antibioticoterapia (com agente bactericida, por via intravenosa, em elevadas doses e por tempo prolongado); retirada do sistema de marca-passo (do gerador e geralmente dos eletrodos); e reimplantação de novo sistema de marca-passo.As cardiopatias congênitas são anormalidades tanto na estrutura como na função cardiocirculatória, presentes já ao nascimento, mesmo que sejam identificadas muito tempo depois. Entre as cardiopatias acianóticas, as mais comuns são a comunicação interatrial (CIA) e a comunicação interventricular (CIV). É considerada uma manifestação clínica da comunicação interatrial:
A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O ecocardiograma transtorácico e o transesofágico são exames úteis para confirmar a principal hipótese diagnóstica; porém, no referido caso clínico em fase inicial de evolução, o ecocardiograma realizado por via transtorácica tem maior valor diagnóstico por ter elevada sensibilidade.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...