Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Lista completa de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A aterosclerose, o processo degenerativo vascular mais comum na população adulta dos países ocidentais, início da juventude e progresso ao longo de toda a vida. Apesar de ser um processo difuso das artérias de grande e de médio calibre, uma aterosclerose afeta, de forma segmentar, algumas artérias, como as coronárias, como carótidas e o eixo arterial dos membros. Nessa última localização, recebe a denominação de doença arterial oclusiva periférica (DAOP). A respeito da aterosclerose, principalmente acerca da DAOP, julgue o item a seguir.
Pacientes com DAOP não têm indicação de amputação primária.

A aterosclerose, o processo degenerativo vascular mais comum na população adulta dos países ocidentais, início da juventude e progresso ao longo de toda a vida. Apesar de ser um processo difuso das artérias de grande e de médio calibre, uma aterosclerose afeta, de forma segmentar, algumas artérias, como as coronárias, como carótidas e o eixo arterial dos membros. Nessa última localização, recebe a denominação de doença arterial oclusiva periférica (DAOP). A respeito da aterosclerose, principalmente acerca da DAOP, julgue o item a seguir.
Quase todos os pacientes com diagnóstico de isquemia crítica de MMII vão apresentar doença coronariana associada.

O risco Cardiovascular (CV) global deve ser avaliado em cada indivíduo hipertenso, pois auxilia na decisão terapêutica e permite uma análise prognóstica. A identificação dos indivíduos hipertensos que estão mais predispostos às complicações CV, especialmente Infarto Agudo do miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE), é fundamental para uma orientação terapêutica mais agressiva. A respeito destes riscos é INCORRETA a afirmação:

    A) Fator idade: Homens ? 55 anos ou mulheres ? 65 anos aumenta riscos.

    B) Glicemia plasmática em jejum < 100 mg/dl não aumenta riscos.

    C) Doença aterosclerótica na forma subclínica não aumenta o risco.

    D) Circunferência Abdominal ? 102 cm nos homens ou ?88 cm nas mulheres aumenta riscos.

    E) Triglicerídeos > 150 mg/dl aumenta riscos.

Paciente de 65 anos, hipertenso, com cardiomiopatia dilatada, que utiliza inibidor da ECA (Enzima conversora da angiotensina) e antagonista de aldosterona apresenta Eletrocardiograma com ondas T apiculadas, alargamento do QRS e ondas P achatadas. O distúrbio eletrolítico que esse paciente provavelmente apresenta é:

    A) Hipocalcemia

    B) Hipocalemia

    C) Hipernatremia

    D) Hipercalemia

As doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no Brasil e no mundo, e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o principal fator de risco. A prevalência de HAS é de 30% da população, mas apenas metade sabe do diagnóstico e, destes, menos de um terço estão com a pressão arterial (PA) controlada. As complicações, advindas da hipertensão, mantêm íntima relação com a falta de controle nos níveis pressóricos e por isso destaca-se como imprescindível a investigação das mesmas no ato da consulta. O AVE, IAM, angina, insuficiência cardíaca e a doença vascular periférica são condições relacionadas a hipertensão. A respeito do tratamento medicamentoso, é INCORRETO afirmar-se:

    A) Um fenômeno passageiro observado quando do uso inicial de inibidores de enzima de conversão em pacientes com insuficiência renal é a elevação de ureia e creatinina.

    B) Em adolescentes e mulheres jovens em idade fértil e que não façam uso de método anticoncepcional aceitável, o emprego dos inibidores da ECA deve ser cauteloso devido ao risco de malformações fetais.

    C) Em relação aos BRA, antagonistas da angiotensina II, por terem poucos efeitos adversos são indicados na gravidez.

    D) Os inibidores de enzima de conversão retardam o declínio da função renal, podendo ser prescritos a pacientes com nefropatia diabética ou de outras etiologias.

    E) Agentes betabloqueadores podem acarretar intolerância à glicose, hipertrigliceridemia e redução do HDL-colesterol.

Paciente com Endocardite Bacteriana apresenta Manchas de Roth ao exame físico. Assinale a alternativa que contenha a descrição dessa manifestação clínica:

    A) Máculas hemorrágicas não dolorosas encontradas nas palmas de mãos e plantas dos pés.

    B) Nódulos dolorosos encontrados nas superfícies palmares dos quirodáctilos.

    C) Lesões lineares vermelhas em leito ungueal, que não desaparecem à digitopressão.

    D) Hemorragias retinianas com centro pálido, encontradas na fundoscopia.

Em Dezembro de 2018, a FDA (US Food and Drug Administration) emitiu documento que citava o risco de ruptura de aneurisma de aorta como efeito colateral da seguinte classe de antimicrobianos

    A) Beta-lactâmicos

    B) Fluoroquinolonas

    C) Aminoglicosídeos

    D) Macrolídeos

No tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), o paciente deverá ser orientado sobre a importância do uso contínuo dos medicamentos, da eventual necessidade de ajuste de doses, da troca ou associação de medicamentos e ainda do eventual aparecimento de efeitos adversos.

Em relação aos medicamentos utilizados para tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica, é INCORRETO afirmar que:

    A) A metildopa pode provocar reações autoimunes, como febre, anemia hemolítica, galactorreia e disfunção hepática, que na maioria dos casos desaparecem com a cessação do uso.

    B) A hidralazina e o minoxidil são representantes da classe dos bloqueadores dos canais de cálcio. Atuam diretamente, relaxando a musculatura lisa arterial, levando a redução da resistência vascular periférica.

    C) O uso dos inibidores da enzima conversora da angiotensina é contraindicado na gravidez, pelo risco de complicações fetais. Por isso, seu emprego deve ser cauteloso e frequentemente monitorado em adolescentes e mulheres em idade fértil.

    D) Os betabloqueadores de terceira geração têm impacto neutro ou até podem melhorar o metabolismo da glicose e lipídico, possivelmente em decorrência do efeito de vasodilatação com diminuição da resistência à insulina e melhora da captação de glicose pelos tecidos periféricos

Os sintomas da insuficiência cardíaca podem ser classificados em “típicos” e “menos típicos”. São considerados sintomas “típicos”, EXCETO:

    A) Dispneia paroxística noturna

    B) Fadiga/Cansaço.

    C) Ortopneia.

    D) Perda de apetite e perda de peso.

De acordo com um eletrocardiograma considerado normal, é CORRETO, afirmar:

    A) A primeira deflexão para cima do complexo QRS é a onda Q.

    B) A onda T representa a polarização ventricular.

    C) As derivações precordiais são numeradas de V1 a V6 e são dispostas, sucessivamente, do lado direito para o lado esquerdo.

    D) As seis derivações precordiais são DI, DII, DIII, AVR, AVF e AVL.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...