Lista completa de Questões sobre Cirurgia Pediátrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 46 anos de idade, obeso, diabético tipo 2, alcoolista, dá entrada no pronto-socorro com dor intensa em região perineal, febre e episódios de calafrios. Ao exame físico, foi constatada presença de eritema extenso perineal, com área de flutuação e necrose. Notada a gravidade do caso, o cirurgião de plantão decidiu por intervenção imediata em centro cirúrgico.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
O abscesso mais comum é o perianal, responde por 40% a 45% dos casos e situa-se superficialmente no espaço perianal.Paciente de 46 anos de idade, obeso, diabético tipo 2, alcoolista, dá entrada no pronto-socorro com dor intensa em região perineal, febre e episódios de calafrios. Ao exame físico, foi constatada presença de eritema extenso perineal, com área de flutuação e necrose. Notada a gravidade do caso, o cirurgião de plantão decidiu por intervenção imediata em centro cirúrgico.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
Nos casos de abscesso perianal que cronificam, pode-se estabelecer a regra de Goodsall-Salmon.Paciente de 46 anos de idade, obeso, diabético tipo 2, alcoolista, dá entrada no pronto-socorro com dor intensa em região perineal, febre e episódios de calafrios. Ao exame físico, foi constatada presença de eritema extenso perineal, com área de flutuação e necrose. Notada a gravidade do caso, o cirurgião de plantão decidiu por intervenção imediata em centro cirúrgico.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
A colostomia, em casos de síndrome de Fournier, apesar de ampla discussão no passado, tornou-se, hoje, conduta obrigatória em casos de infecção na topografia relatada no caso.Paciente de 46 anos de idade, obeso, diabético tipo 2, alcoolista, dá entrada no pronto-socorro com dor intensa em região perineal, febre e episódios de calafrios. Ao exame físico, foi constatada presença de eritema extenso perineal, com área de flutuação e necrose. Notada a gravidade do caso, o cirurgião de plantão decidiu por intervenção imediata em centro cirúrgico.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
No caso relatado, a síndrome de Fournier deve ser suspeitada, sendo essa causada pelo agente S. epidermidis, o que justifica antibioticoterapia específica.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A hipervascularização periférica à ultrassonografia de um nódulo tireoidiano sólido solitário é considerada uma suspeita de malignidade.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A neoplasia endócrina múltipla (NEM) tipo 2B é a síndrome mais comum (80%), e é caracterizada pelo carcinoma medular multifocal e bilateral, feocromocitoma e hiperparatireoidismo.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A tireoidite de Hashimoto é o tipo mais frequente de tireoidite, e o tratamento cirúrgico tem indicação pouco frequente.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O parênquima tireoidiano apresenta, na própria composição, dois diferentes tipos de células secretoras, as células principais, responsáveis pela síntese dos hormônios tireoidianos (triiodotironina e tiroxina), e as células claras, produtoras de calcitonina.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Outras indicações absolutas de tireoidectomia seriam suspeita de malignidade, bócio de grande volume, bócio com componente mediastinal, bócio tóxico.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em exames de imagem dessa paciente, sinais indicativos de pancreatite crônica seriam dilatação do ducto principal acima de 2 mm, homogeneidade do parênquima, cistos menores que 10 mm, calcificações e volume do pâncreas duas vezes menor que o normal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...