Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a vacinação em adultos, assinale a alternativa incorreta:
A vacina dupla do tipo adulto deve ser administrada a cada 10 anos.
Doador de sangue que recebeu a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) pode doar sangue após 48 horas da aplicação da vacina.
A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser administrada em uma dose nos homens de 20 a 39 anos de idade que não apresentarem comprovação vacinal.
A vacina contra a gripe deve ser administrada anualmente em maiores de 60 anos.
Desde 1987, vários estudos foram realizados para buscar identificar preditores de gravidade para pneumonia adquirida na comunidade, com o intuito de aplicá-los no atendimento de pacientes. Acerca dos preditores de gravidade, assinale a opção que apresenta o paciente em estado de saúde mais grave.
Márcio, cinquenta e nove anos de idade, com câncer de próstata recidivado, tem tosse, temperatura de 35 °C e está confuso.
Angélica, cinquenta anos de idade, portadora de esquizofrenia, tentou suicídio há 2 meses. A temperatura corporal é de 37,7 °C, a frequência respiratória é de 25 ipm e o pulso de 100 bpm.
Patrícia, quarenta e nove anos de idade, tem nefrolitíase e está com tosse produtiva e febre de 39 °C há 2 dias.
Luciana, vinte e cinco anos de idade, está em recuperação de hepatite A, tem tosse, PA de 110 x 70 mmHg e febre de 38,5 °C.
Gerson, trinta e oito anos de idade, tabagista e portador de dislipidemia severa, tem tosse, dor torácica e febre de 38 °C.
Com referência à depressão, julgue os próximos itens.
A taxa de cometimento de suicídio por pacientes com depressão maior psicótica é maior que a de pacientes com depressão não psicótica e está associada a fatores como sexo masculino, tentativas prévias de suicídio e gravidade dos sintomas psicóticos.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Paciente do sexo masculino, 78 anos, tabagista há 40 anos, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica em tratamento com broncodilatador e corticoide inalatório, apresenta, há 1 semana, piora da tosse e expectoração amarelada. Refere febre baixa há dois dias, sibilância e dispneia.
Assinale a alternativa correta.O quadro sugere evolução normal da doença, sendo necessária a introdução de corticoterapia sistêmica.
É recomendada avaliação funcional desse paciente com espirometria de urgência para definir a real necessidade do uso de antibióticos.
Recomenda-se a coleta de escarro para cultura geral e aguardar o crescimento bacteriano para definir a real necessidade de terapia antibiótica específica.
A vancomicina deve ser o antibiótico de escolha em decorrência da gravidade do quadro.
Os sintomas sugerem agudização da doença de base, provavelmente de origem infecciosa.
a presença de dor de garganta pode ocorrer em algumas doenças exantemáticas agudas. Entre as doenças abaixo, essa manifestação é mais comum na (no):
Sarampo
Rubéola
Exantema súbito
Mononucleose infecciosa
Assinale a opção que apresenta situação em conformidade com as recomendações e resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) para todos os médicos.
O supervisor, coordenador, chefe ou responsável pelos serviços assistenciais especializados somente pode assumir a responsabilidade técnica pelo serviço especializado em uma única unidade de serviço assistencial.
É permitido o exercício de atividade remunerada ao médico estrangeiro que se encontra com visto de trânsito ou temporário desde que haja acordo de cooperação entre o Brasil e seu país de origem.
O médico assistente deve preencher os formulários elaborados por empresas seguradoras com informações acerca da assistência prestada a seu paciente, desde que haja autorização expressa do paciente ou de seu responsável legal.
Nas decisões sobre cuidados e tratamentos a pacientes que se encontram incapazes de comunicar ou de expressar de maneira livre e independente suas vontades, o médico sempre deverá levar em consideração as diretivas antecipadas de vontade do paciente ou de seu representante, quando forem legalmente manifestadas e registradas, independente dos preceitos do Código de Ética Médica.
Para o médico exercer o cargo de diretor técnico, de supervisão, coordenação, chefia ou de responsabilidade médica pelos serviços assistenciais especializados, é obrigatória a titulação em especialidade médica, registrada no Conselho Regional de Medicina.
A fim de se evitar possíveis vieses dos ensaios clínicos financiados pelas indústrias farmacêuticas, na última década foram realizados diversos estudos multicêntricos financiados por órgãos oficiais de fomento à pesquisa referente às opções de tratamento de doenças psiquiátricas. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Os resultados do estudo STAR*D (sequenced treatment alternatives to relieve depression), relativo ao tratamento do transtorno depressivo maior, demonstraram taxas de remissão de 70% a 75% após duas intervenções sequenciais de tratamento.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
colocar o paciente em ventilação mecânica não invasiva, com BIPAP.
colocação de dreno de tórax tipo pig-tail em 2.o espaço intercostal na linha hemiclavicular à direita
trombólise com alteplase pela imagem de tromboembolismo extenso à direita.
administrar corticoide intravenoso, beta agonista inalatório e oxigênio em máscara reservatório.
intubação orotraqueal imediata e ventilação controlada após sedação.
Hemianopsia contralateral homônima e déficit de memória são manifestações clínicas do acidente vascular cerebral isquêmico por oclusão da artéria:
Cerebral média.
Cerebral posterior.
basilar.
Cerebral anterior.
O exame de ressonância magnética nuclear de crânio e encéfalo é reservado para situações clínicas específicas. Assinale a opção em que é apresentado o caso clínico cuja indicação mais adequada é esse exame.
Beatriz, com vinte e seis anos de idade, apresenta cefaleia do tipo hemicrania durante os ciclos menstruais.
Carlos, de cinquenta e um anos de idade, apresenta, há longa data, zumbido de tono agudo, o que lhe dificulta o sono.
Rui, com quinze anos de idade, apresenta crise convulsiva tonicoclônica generalizada, com liberação de esfíncteres.
Paula, com quarenta e cinco anos de idade, apresenta recentemente dificuldade de enxergar de perto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...