Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, que tratam da carga de trabalho e outros fatores que implicam nocividade do trabalho.
A fadiga por sobrecarga metabólica crônica caracteriza-se pelos efeitos do ácido lático nos tecidos, manifestando-se com dores musculares, cãibras durante o trabalho e enrijecimento do tecido muscular.
Acerca da ergonomia, julgue os itens subsequentes.
Eventuais picos de trabalho ou convocações para o trabalho fora do horário são considerados assédio moral.
Tendo por base as informações clínicas e a radiografia de tórax apresentadas, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, o processo inflamatório da árvore brônquica está associado a linfócitos T do tipo CD4+, a eosinófilos e ao aumento de interleucinas 4 e 5.
A respeito da febre reumática (FR), é CORRETO afirmar que:
o diagnóstico de recorrência em paciente sem doença cardíaca reumática estabelecida pode ser realizado se constatados dois critérios maiores ou um maior e dois menores, mesmo sem evidência de infecção estreptocócica anterior.
a coreia de Sydenham (CS) ocorre predominantemente em adultos do sexo feminino, sendo rara antes dos 20 anos de idade.
a profilaxia primária em pacientes com mais de 20Kg pode ser realizada com penicilina G benzatina na dose de 1.200.000UI, em dose única.
a profilaxia secundária no paciente submetido a troca valvar deve ser mantida por dez anos após o último surto.
o padrão ouro para diagnóstico da infecção estreptocócica aguda da orofaringe é a elevação da antiesterptolisina O (ASLO) em associação à duração da antidesoxirribonuclease B (anti DNase).
Foi indicado o início de insulinoterapia, em regime ambulatorial, a um paciente de 68 anos de idade, com diagnósticos de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e nefropatia diabética em fase inicial.
Julgue os itens que se seguem, relativos à insulinoterapia e ao controle glicêmico que devem ser considerados na situação acima descrita.
Caso o paciente em tela apresente glicemias de até 220 mg/dL, 1 hora após as refeições, e níveis glicêmicos de até 280 mg/dL, 2 horas após as refeições, seu controle da glicemia pósprandial deverá ser considerado satisfatório.
Julgue os itens a seguir, que tratam da carga de trabalho e outros fatores que implicam nocividade do trabalho.
Entre os executivos, o excesso de horas e jornadas de trabalho de caráter extraordinário apresenta correlação com morte súbita por trabalho excessivo.
Julgue os itens a seguir, que versam sobre as lesões por esforço repetitivo (LER) e as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT).
A síndrome do manguito rotatório é uma inflamação aguda ou crônica que acomete os tendões da bainha dos rotadores, especialmente por compressão da bursa e do tendão supraespinhoso entre a tuberosidade da cabeça do úmero e a porção anterior e inferior do acrômio durante a elevação do braço.
Tendo por base as informações clínicas e a radiografia de tórax apresentadas, julgue os itens a seguir.
Nessa paciente, a hipofonese de bulhas cardíacas à ausculta cardíaca e a hipersonoridade à percussão do tórax compartilham a mesma base fisiopatológica.
Um rapaz com 18 anos de idade, em atendimento médico ambulatorial de um centro de saúde, relatou inchaço no corpo, náuseas/vômitos matinais, anorexia, redução progressiva do volume urinário e urina avermelhada, com início há uma semana. Relatou ter apresentado, havia duas semanas, infecção das vias aéreas (completamente resolvida) e negou outras doenças. No exame físico, ele se apresentava: normolíneo, em regular estado geral, com mucosas hipocoradas (+2/+4), frequência cardíaca de 105 bpm e pressão arterial de 150 mmHg × 110 mmHg (deitado, medida no membro superior direito, usando-se bolsa inflável apropriada para a circunferência do braço). Pulmões sem alterações. O exame cardiovascular revelou ictus cordis no quinto espaço intercostal e na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, normoimpulsivo, ritmo cardíaco regular em 3 tempos (à custa de terceira bulha), sopro sistólico (+2/+6), suave, audível em todos os focos, presença de ruído compatível com atrito pericárdico, mais bem audível na borda esternal esquerda baixa. Abdome sem alterações. Edema em membros inferiores (+2/+4) até os joelhos, frio, indolor, com sinal de Godet. Exames complementares evidenciaram: ureia = 130 mg/dL; creatinina = 7 mg/dL; sódio plasmático = 140 mEq/L; potássio plasmático = 6,8 mEq/L; hematócrito = 28%; hemoglobina = 9,2 g/dL; leucograma normal; plaquetas = 250.000/mm3; EAS com ausência de glicose e de proteína; hemoglobina (++); hemácias = 25 por campo; leucócitos = 2 por campo; cilindros hemáticos (+++).
Com base nas informações do quadro clínico acima, julgue os próximos itens.
No quadro clínico considerado, o tratamento medicamentoso inicial do paciente baseia-se no uso de penicilina cristalina intravenosa (por 7 dias), corticoide sistêmico em doses altas associado a ciclofosfamida e diurético de alça (por via intravenosa).
A respeito do funcionamento do aparelho visual, julgue os próximos itens.
A esclerótica funciona como parede anterior do olho, sustentando os vasos sanguíneos e nervos oculares e fixando a musculatura intrínseca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...