Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO é achado da doença falciforme,
macrocitose.
presença de corpúsculos de Howell - Jolly no sangue periférico.
reticulocitose.
aumento da DHL plasmática.
predominância de hemoglobina fetal na eletroforese de hemoglobinas.
Julgue os itens a seguir, referentes à prática da perícia médica.
O segurado empregado, exceto o doméstico, o trabalhador avulso e o segurado especial farão jus ao auxílio-acidente, como indenização, somente quando motivado por acidente de trabalho que resulte em seqüela definitiva.
Uma paciente, com 19 anos de idade, sob tratamento tuberculostático com rifampicina, isoniazida e pirazinamida, procurou atendimento porque, após duas semanas de tratamento, surgiram os sintomas de anorexia, náuseas e vômitos, que classificou como de pequena intensidade. O exame físico realizado encontra-se normal. Nesse caso, o médico responsável pelo atendimento deve:
I- Manter os tuberculostáticos.
II- Suspender imediatamente o uso dos tuberculostáticos.
III- Solicitar provas de função hepática.
IV- Identificar e substituir o tuberculostático responsável pelo efeito adverso.
V- Prescrever medicação sintomática.
Escolha a alternativa correta:
Todas as afirmações são falsas.
Todas as afirmações são verdadeiras.
As afirmações I e IV são falsas.
As afirmações I, III e V são verdadeiras.
Apenas a afirmação IV é falsa.
Um homem de 32 anos, trabalhador braçal na construção civil, procura atendimento médico com queixa de dispnéia aos esforços de caráter progressivo há cerca de 1 mês. Ele é procedente do Ceará e conta um episódio de poliartrite migratória aos 13 anos de idade, que durou algumas semanas. O exame físico do tórax não mostra impulsões sistólicas visíveis nem palpáveis, há acentuada hiperfonese da primeira bulha, sem outras alterações na ausculta cardíaca e pulmonar; o pulso é de 84 bat/min e a PA = 128 × 78 mmHg. O diagnóstico mais provável é de
doença de Chagas.
estenose mitral.
estenose pulmonar.
persistência do canal arterial.
insuficiência aórtica.
Julgue os itens a seguir, referentes à prática da perícia médica.
O médico é dito perito oficial quando nomeado por autoridade competente ou pelo juízo para atuar como perito de confiança em processo judicial e(ou) administrativo.
Para a profilaxia do tétano acidental, em um indivíduo vacinado há mais de 10 anos, que teve um pequeno ferimento lacerado, não contaminado, provocado por queda no trabalho, deve-se prescrever:
Soro antitetânico.
Toxóide tetânico.
Antibioticoterapia.
Soro antitetânico e antibioticoterapia.
Toxóide tetânico e soro antitetânico.
Numa enfermaria de clínica médica, o médico é chamado para atender a uma provável parada cardiorrespiratória que acabou de acontecer. Trata-se de um homem de 64 anos, no 6o dia de internação por um infarto do miocárdio. Estava evoluindo bem, sem complicações, e subitamente apresentou perda de consciência, segundo os familiares. O médico chama pelo paciente, sem resposta, chama por ajuda e abaixa o encosto da cama, deixando-o em decúbito horizontal plano. O passo imediato a seguir deve ser
checar a presença de respiração.
desfibrilação elétrica com 360 J.
checar a presença de pulso.
elevação da mandíbula e hiperextensão da coluna cervical.
realizar duas ventilações de resgate.
Com o objetivo de detectar as causas mais freqüentes de ausência ao trabalho, foi feita pesquisa com dados de um serviço de perícia médica de determinado órgão estatal. Para tanto, foi feito o levantamento de todos os atestados médicos homologados nos dois meses anteriores à pesquisa, registrando-se os diagnósticos, o tempo de afastamento, e dados referentes aos trabalhadores e aos médicos que os haviam emitido. Em um segundo momento, foram realizadas análises estatísticas para verificar quais eventos estavam relacionados com a ausência ao trabalho.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Nessa pesquisa, a medida de associação é o risco relativo.
Mulher, com 60 anos de idade, vai à consulta com dor nas faces laterais da coxa há 6 meses. Relata que os sintomas se agravam ao ficar em pé e ao caminhar grande distância, melhorando com o repouso. Há anos tem dor intermitente na região lombar. O exame físico mostra leve limitação da rotação em ambos os quadris, mas nenhuma dor à mobilização e discreta dor à extensão de coluna lombar, com aumento da lordose e do tônus da musculatura para vertebral. Não há déficits neurológicos. Qual sinal pode ser encontrado ao exame físico e que exame deve ser solicitado para iniciar a avaliação diagnóstica?
Blumberg e eletromiografia.
Laségue e densitometria óssea.
Laségue e radiografia da região lombar da coluna vertebral
Laségue e radiografia simples do fêmur direito.
Blumberg e cintilografia óssea.
Uma mulher de 50 anos, internada por depressão grave há 2 dias, é atendida pelo médico plantonista com queixa de palpitações há cerca de 1 hora. Está agitada, taquipnéica, com PA = 80 × 40 mmHg e o pulso é fino e irregular. O monitor cardíaco mostra:
epinefrina.
atropina.
cardioversão elétrica.
adenosina.
amiodarona.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...