Lista completa de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A ascaridíase é o resultado da infestação do vírus da caxumba no ser humano. Os sintomas dessa doença costumam incluir dores no peito, tosse com mais de 3 semanas, falta de ar, perda de peso e cansaço excessivo, febre baixa (principalmente durante a noite), sudorese noturna e perda de apetite. O tratamento da infecção deve ser feito mediante o uso de antibióticos e penicilina.
II. A ascaridíase é o resultado da infestação do bacillus ou do brucella no ser humano, a depender do vetor de contaminação. Em ambos os casos, a infecção evolui para uma doença neurodegenerativa crônica cuja forma mais comum é a demência. Essa doença manifesta-se lentamente e vai se agravando ao longo do tempo. O sintoma inicial mais comum é a perda de memória em curto prazo, com dificuldades em recordar eventos recentes.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A ascaridíase é o resultado da infestação do rotavírus no ser humano. O tratamento dessa doença é exclusivamente através de medicamentos, como o promotor da dopamina, o antidepressivo e os medicamentos que melhoram a cognição. Após a quinta semana de infecção, em geral, o paciente pode precisar adotar uma dieta líquida como parte do tratamento.
II. HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana. É o vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar do HIV. As pessoas que vivem com HIV ou com AIDS devem poder usufruir todos os seus direitos, incluindo o direito à educação, ao trabalho, ao acesso à saúde e os direitos sexuais e reprodutivos.
III. O paciente com ancilostomíase não apresenta qualquer tipo de reação inflamatória, pois os principais sintomas dessa doença são respiratórios ou epidérmicos. Por exemplo, nas primeiras semanas após o início da infecção, é comum o paciente apresentar uma coceira persistente na região do pescoço e dificuldade de respiração e deglutição.
Marque a alternativa CORRETA:
Em relação às doenças reemergentes e às doenças infectocontagiosas, julgue o item a seguir.
A vacina tríplice viral deve ser administrada aos 12 meses de vida, sem reforço.
Em relação às doenças reemergentes e às doenças infectocontagiosas, julgue o item a seguir.
Em uma criança suscetível, que teve contato com varicela, a vacina é efetiva quando aplicada até 72 horas após o contágio.
Em relação às doenças reemergentes e às doenças infectocontagiosas, julgue o item a seguir.
O reaparecimento de surtos de Bordetella pertussis é preocupante, porém a doença não é imunoprevenível.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os principais sintomas da infecção pelo vírus da ascaridíase são vermelhidão em todo o corpo, coceira persistente depois de alguns dias, febre baixa, muitas vezes não sentida, conjuntivite (olho vermelho) com secreção, mialgia e dor de cabeça, e dor nas articulações.
II. A Sífilis se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior. Depois, há um período praticamente assintomático, em que a bactéria fica latente no organismo, mas a doença retorna com agressividade acompanhada de complicações graves, causando cegueira, paralisia, doença cardíaca, transtornos mentais e até a morte.
III. Para os pacientes com diabetes mellitus tipo 2 que possuem glicemia inferior a 200 mg/dL, com sintomas leves ou ausentes (sem a presença de outras doenças agudas concomitantes), estão indicados os medicamentos que não promovem aumento da secreção de insulina, principalmente se o paciente for obeso. No caso de intolerância à metformina, as preparações de ação prolongada podem ser úteis. Persistindo o problema, um dos demais agentes antidiabéticos orais pode ser escolhido.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Após cada modificação do esquema na asma parcialmente controlada ou não controlada, o controle obtido deve ser reavaliado em 4-6 semanas, ou a cada 6 meses, na asma controlada. Uma vez obtido o controle da asma por mais de três meses (ou seis meses, em casos graves), procede-se à redução lenta e gradual de doses e medicamentos (reduzir broncodilatadores, por último a dose de corticoesteróide inalatório - CI), mantendo-se o tratamento mínimo necessário para o controle.
II. Com relação ao comportamento, o paciente com ancilostomíase costuma apresentar agitação, agressão, inquietação, irritabilidade, mudanças de personalidade, repetição sem sentido das próprias palavras, dificuldade para exercer funções do dia a dia, falta de moderação ou vagar sem rumo e se perder.
III. A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A irritação, os enjoos e a insônia são alguns dos sintomas da teníase, que ocorrem exclusivamente em pacientes idosos ou que apresentam obesidade. Em geral, o tratamento dessa doença nesses pacientes costuma exigir o uso de antibióticos, ansiolíticos e redefinição da alimentação, adotando uma dieta líquida por até 14 dias após a confirmação do fim da infecção.
II. A reidratação rápida e apropriada é a principal intervenção de manejo para tratamento de casos de cólera (por via oral nos casos leves e moderados e por via endovenosa nos casos graves). Em casos de cólera com desidratação grave, podem ser administrados antibióticos apropriados, para diminuir a duração da diarreia, reduzir o volume de fluidos de reidratação necessário e encurtar a duração da excreção de V. cholerae.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A maioria dos portadores de microfilárias não têm sintomatologia aparente, porém funcionam como fonte de infecção e, do ponto de vista epidemiológico, necessitam de atenção para evitar a dispersão da parasitose. A pessoa infectada pode transmitir microfilárias por longos períodos, devido à longevidade dos vermes adultos, em geral 4 a 8 anos, podendo ser mais.
II. Uma história clínica e um exame físico detalhados devem ser feitos em todos os pacientes em busca dos principais sinais e sintomas de Insuficiência Cardíaca (IC). No entanto, em pacientes crônicos, a detecção de sinais clínicos de congestão pode estar esmaecida ou ausente, por processos adaptativos. Assim, os sinais clínicos de congestão podem ser pouco sensíveis e também pouco específicos. Sobressaem-se, no entanto, sinais como terceira bulha e sintoma como ortopneia como mais específicos para o diagnóstico de IC.
Marque a alternativa CORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...