Questões sobre Endocrinologia

Lista completa de Questões sobre Endocrinologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta em relação às tireoidites.

    A) As tireoidites de um modo geral cursam com hipertireoidismo agudo transitório.

    B) As tireoidites em geral, não evoluem para doença crônica.

    C) A tireoidite de Riedel apresenta-se de forma macro nodular.

    D) Acometem preferencialmente o sexo feminino, sendo a mais comum delas a tireoidite de Quervain.

    E) A tireoidite infiltrativa (Quervain) é causada provavelmente por processo auto imune.

Assinale a alternativa correta sobre a Síndrome de Waterhouse-Friederichsen:

    A) É secundária a síndrome de Cushing.

    B) É muito semelhante a síndrome de Conn.

    C) Caracteriza-se pela síndrome de Pemberton.

    D) É a necrose hemorrágica da glândula supra renal em um quadro séptico.

    E) Costuma cursar com a síndrome de Waterloo-Stemberg.

No que se refere ao diabetes melito, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A biguanida (metformina) reduz a absorção da glicose gastrointestinal.

II – Uma das complicações microvasculares é o edema macular.

III – Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença está a síndrome do ovário policístico.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

Na atenção básica, o acompanhamento de pacientes com diabetes mellitus tipo II em tratamento se baseia na monitorização da hiperglicemia e a determinação da glico-hemoglobina glicada HbA1c. A meta para o tratamento da hiperglicemia atualmente recomendada é alcançar HbA1c menor que 7%.
Esse valor reflete as glicemias prévias de:

    A) A média das glicemias diárias dos últimos 30 dias.

    B) A média das glicemias diárias dos últimos 3 meses.

    C) 25% correspondente ao mês que precedeu o exame, 25% ao mês anterior à coleta e 50% ao terceiro e quarto meses anteriores.

    D) 50% correspondente ao mês que precedeu o exame, 25% ao mês anterior à coleta e 25% ao terceiro e quarto meses anteriores.

    E) 75% correspondente ao mês que precedeu o exame, 15% ao mês anterior à coleta e 10% ao terceiro e quarto meses anteriores.

Em relação aos mecanismos da ação da amiodarona na tireoide. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um efeito da citotoxicidade tireóidea.

    A) Liberação de hormônios tireóideos pré-formados.

    B) Diminuição da produção periférica de T3.

    C) Diminuição da transcrição dos genes responsivos aos hormônios tireóideos.

    D) Elevação do hormônio estimulante da tireoide.

A insuficiência adrenal secundária consiste na hipofunção adrenal decorrente da falta do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Os sintomas são os mesmos que para a doença de Addison como fadiga, fraqueza, perda ponderal, náuseas, vômitos e diarreia, mas geralmente com menos hipovolemia. O diagnóstico é clínico e por meio de achados laboratoriais, incluindo concentrações plasmáticas baixas de ACTH e cortisol. O tratamento depende da causa, mas geralmente contém hidrocortisona.
É correto afirmar sobre ACTH:

    A) Pacientes com pan-hipo-hipo-hiperfisarismo têm função tireoidiana e gonadal deprimida e diabetes.

    B) Pacientes que recebem corticoides por > 4 semanas podem apresentar secreção insuficiente de ACTH durante estresse metabólico para estimular as adrenais a produzirem quantidades inadequadas de corticoides, ou podem apresentar adrenais hipertróficas que não respondem ao ACTH.

    C) A produção inadequada de ACTH também pode resultar da incapacidade do hipotálamo em estimular a produção hipofisária de ACTH, que algumas vezes é denominada insuficiência adrenal terciária.

    D) O teste com CRH pode ser utilizado para diferenciar causas hipotalâmicas e hipofisárias, e sempre é empregado na prática clínica.

O diagnóstico do diabetes deve ser realizado de acordo com o nível sérico da glicemia de jejum, acima de 126 mg/dL, ou acima de 200 mg/dL 2 horas após a ingestão de quantos gramas de glicose?

    A) 50g.

    B) 65g.

    C) 75g.

    D) 80g.

Os seguintes exames devem ser solicitados em pacientes com descompensação diabética grave, exceto:

    A) Eletrólitos: Potássio, Sódio, Cloro, Magnésio e Fósforo.

    B) Parasitológico de fezes.

    C) Eletrocardiograma.

    D) Gasometria arterial.

    E) Hemograma.

Homem de 47 anos foi diagnosticado há cerca de 09 meses com Diabetes Melito tipo 2. Mesmo adotando dieta hipoglicêmica e mudanças no estilo de vida, não conseguiu o controle glicêmico adequado, sendo instituído o tratamento farmacológico com metformina 850mg/dia há cerca de 03 meses. Nega tabagismo, consome bebidas alcoólicas esporadicamente e desde que foi diagnosticado pratica exercícios físicos 03 vezes por semana, tendo perdido 04 Kg. Não tem histórico familiar nem pessoal de doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares. No momento, assintomático. Traz os resultados dos exames laboratoriais solicitados há 01 mês: glicemia de jejum 127mg/dL, HbA1c 7,2%, hemoglobina 13,3g/dL, colesterol total 172 mg/dL, LDLc 95 mg/dL, HDLc 55mg/dL creatinina 0,9 mg/dL, potássio 5,2 mEq/L e sumário de urina sem alterações. Sinais vitais e dados antropométricos medidos pela enfermagem: PA 110/70mmHg, FC 84 bpm, FR 18 irpm, T 36,2 °C, peso 79g, altura 1,73m. Tendo em vista a otimização do cuidado ao paciente diabético quanto à prevenção, ao rastreamento a ao manejo das complicações macro e microvasculares, assinale a alternativa correta.

    A) Está indicada a coleta de amostra de urina isolada, primeira da manhã ou amostra casual, para se medir o índice albumina/creatinina ou a concentração de albumina.

    B) Não se deve indicar estatinas para o paciente uma vez que as mesmas são efetivas apenas na prevenção secundária de eventos cardiovasculares.

    C) O benefício do AAS na prevenção primária de eventos cardiovasculares tem evidências inequívocas, razão pela qual o paciente deve iniciar terapia antiplaquetária.

    D) O rastreamento da retinopatia diabética está indicada no momento do diagnóstico e, se não houver evidências desta complicação, o exame deve ser repetido em 05 anos.

    E) Diante da suspeita de neuropatia diabética deve-se iniciar o tratamento com antidepressivo tricíclico (amitriptilina, por exemplo), primeira escolha nesta situação.

São fatores de risco para desenvolvimento de úlceras e amputações (as duas principais complicações do Pé Diabético), exceto:

    A) História de ulceração ou amputação prévia.

    B) Neuropatia periférica.

    C) Deformidade dos pés.

    D) Doença vascular periférica.

    E) Alta acuidade visual.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...