Lista completa de Questões sobre Endoscopia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mulher de 62 anos, hipertensa e previamente colecistectomizada, procura atendimento em prontosocorro devido à febre de 38,2ºC, dor tipo cólica, em hipocôndrio direito, e icterícia de escleras, iniciados há 2 dias. Realizou-se ultrassom de abdome total, o qual detectou a presença de cálculo impactado em ducto colédoco suprapancreático com dilatação da via biliar extra-hepática. Seu hemograma apresentou leucocitose e havia elevação dos níveis de bilirrubina total (às custas de bilirrubina direta). Os níveis de amilase e lipase mostraram-se normais.
Com relação a esse caso clínico, qual a conduta CORRETA a ser realizada?
Internação hospitalar e descompressão da via biliar através de cirurgia videolaparoscópica com colocação de dreno de Kher em ducto colédoco.
Alta hospitalar com antibioticoterapia e antiespasmódicos.
Internação hospitalar, antibioticoterapia e início de ácido urso deoxicólico 15 a 20 mg/kg/dia.
Internação hospitalar, antibioticoterapia e descompressão da via biliar através de drenagem transparieto-hepática.
Internação hospitalar, antibioticoterapia e descompressão da via biliar através de colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPER).
Paciente de 63 anos, portador de doença do refluxo gastroesofágico e esôfago de Barrett, realizou endoscopia digestiva alta de acompanhamento. O paciente está sob medicação de omeprazol e encontra-se assintomático. Sobre esse caso, avalie as assertivas abaixo:
I. A cromoscopia com azul de metileno pode ser usada para destacar áreas com metaplasia intestinal no esôfago.
II. O esôfago de Barrett é fator de risco para neoplasia esofágica.
III. A dose de omeprazol recomendada para tratamento de esôfago de Barrett é de 20 mg de 12/12 horas.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as assertivas.
Somente as assertivas II e III.
Somente as assertivas I e II.
Somente a assertiva II.
Somente as assertivas I e III.
Paciente de 76 anos realizou endoscopia digestiva alta como forma de avaliação de quadro dispéptico. Nesse exame havia presença de mucosa gástrica com aspecto espessado e/ou infiltrativo. O exame histopatológico revelou tratar-se de linfoma difuso de grandes células B (MALT) com presença de bactérias Helicobacter pylori. Sobre esse caso, avalie as assertivas abaixo:
I. O linfoma MALT apresenta-se endoscopicamente, em cerca de 95% dos casos, como úlceras rasas e mal delimitadas.
II. A ecoendoscopia é útil no estadiamento dos linfomas MALT, pois permite avaliar a profundidade da invasão na parede gástrica e o comprometimento de gânglios locorregionais.
III. Pacientes com linfoma MALT do tipo linfoma difuso de grandes células B atingem a cura após a erradicação do Helicobacter pylori, não necessitando de tratamentos adjuvantes.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as assertivas.
Somente a assertiva III.
Somente as assertivas I e II.
Somente a assertiva II.
Somente as assertivas II e III.
Paciente de 69 anos procurou pronto-socorro devido à melena iniciada no dia anterior. Admite uso de diclofenaco sódico há 5 dias, devido à lombalgia. Nega instabilidade hemodinâmica ou hematêmese. O paciente foi submetido à endoscopia digestiva alta, que detectou a presença de uma úlcera de aspecto péptico, em parede anterior de antrogástrico, oval, com cerca de 5 mm, com sangramento em babação. Com relação a esse caso, avalie as assertivas abaixo:
I. Pela classificação de Forrest, essa úlcera péptica deve ser classificada como IIA.
II. Entre as formas de obtenção de hemostasia por via endoscópica, há a eletrocoagulação monopolar, a coagulação com plasma de argônio e a colocação de hemoclipes.
III. Esse paciente deve ser internado e tratado com omeprazol 20 mg de 12/12 horas.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas I e II.
Somente as assertivas II e III.
Somente a assertiva I.
Somente a assertiva III.
Somente a assertiva II.
Paciente de 88 anos, institucionalizada, realizou tratamento para broncopneumonia há 2 semanas com ceftriaxona associada à azitromicina. Há 4 dias evoluiu com diarreia aquosa, com muco, tenesmo e febre baixa. Realizou-se investigação que acusou colite pseudomembranosa (diarreia causada por Clostridium difficile).
Qual das alternativas abaixo possui os antibióticos recomendados para o tratamento dessa enfermidade?
Imipenem ou ertapenem.
Sulfametoxazol-trimetropim ou ampicilina.
Clindamicina ou ciprofloxacino.
Gentamicina ou levofloxacino.
Metronidazol ou vancomicina.
Paciente de 64 anos, hipertenso, obeso e dislipidêmico, passou a sentir, há 24 horas, dor mesogástrica, tipo aperto, irradiada para dorso, associada a náuseas e a vômitos alimentares. O paciente procurou o serviço de emergência, sendo internado por pancreatite aguda. Sobre esse caso, avalie as assertivas abaixo:
I. Coledocolitíase, hipertrigliceridemia e hipercalcemia são possíveis causas de pancreatite aguda.
II. Quanto maiores os níveis de amilase e lipase séricas, mais grave é o quadro de pancreatite aguda.
III. Todos os pacientes com pancreatite aguda devem obrigatoriamente realizar exame de tomografia computadorizada de abdome total como parte de sua avaliação diagnóstica.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a assertiva II.
Somente a assertiva I.
Somente a assertiva III.
Somente as assertivas I e II.
Todas as assertivas.
Paciente de 65 anos, portador de cirrose hepática alcoólica, foi levado ao hospital devido à hematêmese. O exame de endoscopia digestiva alta, realizado em novembro de 2011, acusou com três varizes de esôfago de grosso calibre. Os familiares do paciente relatam que o idoso não ingere bebidas alcoólicas há 4 meses; não usa nenhuma medicação e nunca teve episódios de hemorragia digestiva alta (HDA). Seus dados vitais na chegada eram normais e estava lúcido. Em seu exame físico, destacava-se abdome com ascite moderada e ausência de flapping. Diante desse caso clínico, avalie as assertivas abaixo:
I. Carvedilol e o metoprolol são usados como profilaxia primária de HDA varicosa.
II. Pacientes com HDA varicosa devem receber antibioticoterapia profilática e terlipressina.
III. Escleroterapia e ligadura elástica são formas de tratamento endoscópico de HDA varicosa.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as assertivas.
Somente a assertiva II.
Somente a assertiva III.
Somente as assertivas II e III.
Somente as assertivas I e III.
Paciente de 58 anos, portador de hepatite C crônica, genótipo 3, com carga viral de 1.200.000 UI/mL, mas sem outras comorbidades e assintomático, inicia o processo de solicitação das medicações para tratamento de sua doença. O laudo de sua biópsia hepática apresenta: Biópsia hepática: 20 espaços-porta com fibrose grau 3, atividade inflamatória periportal grau 2, atividade inflamatória parenquimatosa grau 1, esteatose grau 2 e siderose grau 0 (classificação da Sociedade Brasileira de Hepatologia).
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Viral C e Coinfecções, publicado pelo Ministério da Saúde em 2011, assinale a alternativa que indica o tratamento recomendado para esse paciente?
Interferon convencional alfa 2a ou alfa 2b associado à ribavirina.
Interferon peguilado alfa 2a ou alfa 2b associado a boceprevir.
Ribavirina, telaprevir e interferon convencional alfa 2a ou alfa 2b.
Interferon peguilado alfa 2a ou alfa 2b em monoterapia.
Interferon peguilado alfa 2a ou alfa 2b associado à ribavirina.
Paciente de 60 anos realizou investigação de anemia ferropriva. Em endoscopia digestiva alta, detectou-se hipotrofia vilositária em segunda porção duodenal. O exame histopatológico dessa região confirmou o diagnóstico de doença celíaca. Com relação a esse caso clínico, avalie as assertivas abaixo:
I. Pacientes com doença celíaca, não aderentes à dieta isenta de glúten, possuem maior risco de linfoma de intestino delgado.
II. A doença celíaca pode associar-se a doenças como psoríase e deficiência de IgA.
III. O exame antigliadina IgG é o exame padrão-ouro para diagnóstico de doença celíaca.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as assertivas.
Somente as assertivas II e III.
Somente as assertivas I e II.
Somente as assertivas I e III.
Somente a assertiva III.
Paciente de 48 anos, portador de doença de Crohn, com acometimento de íleo terminal e cólon esquerdo, com fístulas perianais, está sob medicação de mesalazina 4 g/dia e prednisona 40 mg/dia há 4 meses. O paciente, em consulta, queixa-se de persistência de evacuações diarreicas, com muco e algumas vezes sangue e nenhuma melhora de suas fístulas. Trouxe, nessa consulta, radiografia de tórax normal e PPD não reator. Nega tabagismo, uso de anti-inflamatórios não hormonais e mostra-se aderente ao uso das medicações prescritas. Diante desse caso clínico, assinale a alternativa que corresponde à conduta mais adequada a ser realizada:
Iniciar com budesonida em enema e metronidazol por 4 semanas.
terapia com imunossupressor (exemplo: azatioprina) e indicar terapia com biológicos (exemplo: infliximabe).
Trocar mesalazina por sulfasalazina e aumentar a dose da prednisona para 60 mg/dia.
Iniciar budesonida em enema, trocar mesalazina por sulfasalazina e aumentar a dose da prednisona para 60 mg/dia.
Trocar mesalazina por sulfasalazina e iniciar com ciprofloxacino por 4 semanas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...